Convidados

aleteia-selonk

Aletéia Selonk

Londrinense, vivendo há mais de 15 anos em Porto Alegre, Aletéia é diretora e produtora executiva da Okna Produções. Doutora em comunicação social, com passagem pela Sorbonne (França), coordenadora do curso de produção audiovisual da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde também coordena o projeto do TECNA – Centro Tecnológico Audiovisual do RS. É produtora audiovisual desde 1995, tendo realizado dezenas de filmes documentais e de ficção, de longa e curta-metragem.

aly-muritiba

Aly Muritiba

Aly Muritiba é baiano, radicado em Curitiba. Historiador de formação, decidiu prestar vestibular para cinema quando trabalhava como agente penitenciário. Seu trabalho está em destaque desde que o curta-metragem “A Fábrica” foi pré-indicado ao Oscar 2013. Em seu currículo já atuou como roteirista e diretor em projetos variados, dentre eles os curtas “Pátio”, “Circular” e “Com as Próprias Mãos”. Está a frente da Produtora Grafo Audiovisual.

augusto-canani

Augusto Canani

Augusto Canani iniciou a sua vida profissional trabalhando como designer e diretor de criação no ramo da publicidade. Com o filme “Intestino Grosso”, seu curta de estreia, ganhou diversos prêmios em festivais nacionais, dentre eles o Festival de Brasília. Em 2010, com seu segundo curta, “Os Amigos Bizarros de Ricardinho”, Canani recebeu 27 prêmios nacionais e internacionais. Em 2012, finalizou “Amores Passageiros”, premiado como Melhor Filme Estrangeiro no LA Shorts Fest.

cristiane-oliveira

Cristiane Oliveira

Cristiane Oliveira trabalhou como finalizadora e animadora em computação gráfica para TV para a Zeppelin Filmes, a Animaholics Digital Arte e a Otto Desenhos Animados. Dirigiu e roterizou o curta “Messalina” (2004), produziu o longa “Ainda Orangotangos” (2007) e foi assistente de direção em produções para a televisão portuguesa RTP, assim como no longa “Diário de um Novo Mundo” (2004). Como roteirista, está lançando dois longa-metragens, “Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa” e ” Nove Crônicas para um Coração aos Berros”, ambos dirigidos por Gustavo Galvão. Cristiane também foi vencedora do Prêmio Santander Cultural (2009) para desenvolvimento do longa “Mulher do Pai”, que está em fase de preparação numa coprodução Brasil-Alemanha-Uruguai.

di-moretti

Di Moretti

Formado em Rádio e TV pela FAAP e em jornalismo pela PUC, Di Moretti é, além de roteirista e professor, consultor dos Laboratórios de Roteiro Sundance Institute e SESC Rio de Janeiro. Roteirizou vários longas-metragens, entre eles “O Velho – A História de Luiz Carlos Prestes” (1998), “Latitude Zero” (2000), “Cabra-Cega” (2002), “Nossa Vida não Cabe num Opala” (2006), “No Olho da Rua” (2011) e “Tropicália” (2011).

fabiano-de-souza

Fabiano de Souza

Fabiano de Souza é diretor e roteirista de cinema e TV. É editor da Revista Teorema – Crítica de Cinema e professor do curso de Produção Audiovisual da FAMECOS – PUCRS. Rodou sete curtas metragens, como “Um Estrangeiro em Porto Alegre” (1999), “Cinco Naipes” (2004) e “Telefone de Gelo” (2011). Realizou o longa “A Última Estrada da Praia” (2010). Em 2011, lançou o livro “Caio Fernando Abreu e o Cinema: o Eterno Inquilino da Sala Escura”. É sócio da Rainer Cine. Atualmente filma seu segundo longa, “Nós Duas Descendo a Escada”.

fernando-mares

Fernando Marés

Fernando Marés de Souza é roteirista profissional há mais de doze anos, recebendo vários prêmios e indicações, como da Academia Brasileira de Cinema, do Festival de Recife e do Festival de Curitiba. Escreveu diversos longa-metragens, entre eles “Netto Perde Sua Alma”, “Cerro do Jarau” e “Congada da Lapa”. É editor do portal Roteiro de Cinema, a mais importante publicação sobre o tema em língua portuguesa.

gibran-dipp

Gibran Dipp

Gibran Dipp nasceu em Porto Alegre e é roteirista profissional desde 2003, quando venceu o Prêmio Santander Cultural/Prefeitura de Porto Alegra para desenvolvimento de projeto e o Prêmio Petrobras Cultural como co-roteirista de “O Homem que Roubou o Mundo”. É co-roteirista de “Ainda Orangotangos” (2007), que participou de mais de 15 festivais nacionais e internacionais, recebendo o prêmio de melhor filme em Milão. Em 2012, foi vencedor do Edital nº 04 da SAV/MINC com o argumento de longa-metragem infantil “Mar das Árvores”.

ismael-caneppele

Ismael Caneppele

Ismael Caneppele é um nome de peso na literatura brasileira contemporânea e divide o seu tempo escrevendo romances e desenvolvendo argumentos e roteiros para cinema. Já morou na Alemanha e na Croácia, onde atuou como assistente de direção em óperas e como ator de teatro. Seu segundo livro, “Os Famosos e os Duendes da Morte”, foi adaptado por ele mesmo e filmado pelo diretor Esmir Filho, sendo aclamado pela crítica e recebendo diversas premiações.

jasmin-ramadan

Jasmin Ramadan

Jasmin Ramadan vive em Hamburgo (Alemanha). Filha de mãe alemã e pai egípcio, estudou Filosofia Alemã e Filosofia. Em 2006, recebeu o prêmio de incentivo à literatura em Hamburgo. Estreou na literatura em 2009 com “Soul Kitchen”, que precede a história do longa-metragem dirigido por Fatih Akin, seu amigo de infância. Em 2011, publicou Knötchen im Kopf im: Manifest der Vielen, na antologia Deutschland erfindet sich neu, ainda inédito no Brasil. Em 2012, lançou “O porco entre os peixes”.

jonatan-schutz

Jonatan Schutz

Licenciado em Comunicação na UNSAM (Universidade Nacional de San Martín) e pós-graduado em Gestão e Política em Cultura e Comunicação (FLACSO). Formado em carreiras técnicas de Direção Cinematográfica (FUC – Fundación Universidad del CIne), Produção Televisiva (TEA), roteiro e criatividade na GUIONARTE e Direção de Fotografia (SICA) e atualmente realiza um Doutorado em Comunicação com sua tese “Metafísica do Personagem”. É sócio-fundador da produtora de conteúdos “Signoseis” e da produtora “TumadreFilmes”. Foi co-autor do livro “Guiones para Ver y Mirar”. Trabalha como escritor no campo do cinema, televisão, teatro e quadrinhos, destacando-se por buscas narrativas e comunicativas originais É roteirista, diretor e professor universitário. Atualmente desenvolve seu primeiro longa, intitulado “Creación”, co-produção Brasil-Argentina.

jose-eduardo-belmonte

José Eduardo Belmonte

Nascido em São Paulo, mudou-se para Brasília ainda criança. Na capital federal formou-se em cinema pela Universidade de Brasília. Realizou diversos curtas e seu longa de estreia foi “Subterrâneos” (2003). Em 2005, lançou o longa “A Concepção”. Em 2007, lançou seu terceiro longa-metragem, “Meu Mundo em Perigo”. Em 2008, seu quarto longa, “Se Nada Mais Der Certo”, levou os prêmios de melhor longa de ficção e de melhor atriz do Festival do Rio daquele ano. Seus filmes mais recentes são “Billi Pig” e “O Gorila”.

jose-roberto-torero

José Roberto Torero

Escritor, cineasta, roteirista, jornalista e colunista de esportes brasileiro. Formado em Letras e Jornalismo pela Universidade de São Paulo, José Roberto Torero é autor de diversos livros, como “O Chalaça”, vencedor do Prêmio Jabuti de 1995. Além disso, escreveu roteiros para cinema e TV como em “Retrato Falado” para Rede Globo. Trabalhou como roteirista em vários longas-metragens, entre eles “Memórias Póstumas”, “Como Fazer um Filme de Amor”, “Pelé Eterno” e “Pequeno Dicionário Amoroso”.

max-malmann

Max Mallmann

Max Mallmann nasceu em Porto Alegre e vive desde 1999 no Rio de Janeiro. Divide seu tempo e suas palavras entre a literatura e a televisão. Desde 2005, integra a equipe de roteiristas do seriado “A Grande Família”, da Rede Globo. É autor dos romances “Confissão do Minotauro”, “Mundo bizarro”, “Síndrome de quimera” e “Zigurate”.

rene-belmonte

Renê Belmonte

Roteirista, estudou publicidade na ESPM (SP) e completou sua formação profissional com um curso de roteiro na City Lit, em Londres, e com a oficina de dramaturgia da Rede Globo. Em seu currículo, há filmes de grande sucesso de público como “Sexo, amor e traição” (2004), “Se eu fosse você” (2006) e “Se eu fosse você 2” (2009). Para a televisão, Renê Belmonte escreveu os seriados Avassaladoras (Rede Record e Canal Fox) e Sob nova direção (Rede Globo), entre outros. São dele, ainda, os roteiros dos longas “Sexo ou Amor?” (2008), “Show de bola” (2008) e “Entre lençóis” (2008).

rubens-rewald

Rubens Rewald

Nasceu e cresceu em São Paulo. Formado na ECA/USP, onde começou a lecionar em 2002 a disciplina de Dramaturgia Audiovisual. Desde então, se dedica ao roteiro cinematográfico, à dramaturgia teatral e à realização de filmes. Em 2002, realizou o curta “Mutante” junto com Rossana Foglia, parceria que repetiu na direção do seu primeiro longa-metragem de ficção, “Corpo”. Em 2009, dirigiu, ao lado de Tales Ab’Sáber, o documentário “Esperando Telê”. Em 2012, também ao lado de Rossana Foglia, dirigiu e roteirizou o filme “Super Nada”.

sean-branney

Sean Branney

Sean Branney cresceu em Englewood, Colorado. Lá conheceu Andrew Leman e Darrell Tutchton e com eles criou, em 1983, “Cthulhu Lives, A Sociedade Histórica de H. P. Lovecraft”. Juntamente com Andrew, trouxe ao mundo “A Shoggoth on the Roof” o mega-musical inspirado em Lovecraft além de participarem de diversos filmes, programas de TV e projetos para internet. Sean adaptou para o cinema duas das principais obras de Lovecraft, “The Call of Cthulhu” e “Um Sussurro nas Trevas” (que também dirigiu). Ele e sua esposa administram uma companhia de Teatro Profissional em Los Angeles, a Theatre Banshee.

thiago-dottori

Thiago Dottori

Nascido em São Paulo, roteirista dos longas de ficção “Vips”, em parceria com Bráulio Mantovani e “Os 3” junto a Nando Olival. Também roteirizou os documentários “Ouvir o Rio” e “13 minutos” e as séries “Destino: SP” (HBO), “Pedro e Bianca” (TV Cultura) e “Trago Comigo” (TV Cultura). Thiago colaborou ainda para o roteiro da série de TV Antônia e criou e dirigiu a série Dicionário de Emília, exibida no Fantástico.

Realização

Apoio

Fantaspoa Produções