Convidados

Alex Medeiros

Alex Medeiros

Na TV Globo desde 2001, Alex Medeiros é atualmente responsável pelo desenvolvimento de projetos multiplataforma, com foco principal em internet, TV fechada e cinema. Desde 2010, comanda uma equipe exclusivamente dedicada a transmídia, com a qual já realizou mais de 600 episódios de webséries, inclusive “A Lei de Murphy” (que também dirigiu) e “ATORmentados”, as duas primeiras séries da Globo 100% originais para internet, produzidas para o portal GShow. Anteriormente, cuidava da área de Novos Formatos, desenvolvendo projetos para TV aberta, com foco em seriados, humor, game shows, reality, musical e variedades. Antes da Globo, implantou a programação do Disney Channel Latin America e começou sua carreira na GloboSat, com aquisição de conteúdo.

Alfredo Barros

Alfredo Barros

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor titular da ESPM. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Técnicas de Registro e Processamento de Filmes, atuando principalmente nem cinema, vídeo, longa-metragem, curta-metragem e documentário. É também montador cinematográfico.

Alice Urbim

Alice Urbim

Jornalista, roteirista e produtora executiva, Alice trabalhou para diversos grupos de comunicação, produtoras culturais e agências de publicidade. Lecionou na Faculdade de Comunicação da PUC-RS por oito anos. Na televisão, já passou pela TV Guaíba, TV Pampa, TVCOM e hoje é gerente executiva da área de entretenimento da RBS TV.

Ana Luiza Azevedo

Ana Luiza Azevedo

Formada em Artes Plásticas pela UFRGS em 1986, é integrante da Casa de Cinema de Porto Alegre. Foi assistente de direção de vários filmes de longa-metragem, de diretores como Jorge Furtado, Carlos Gerbase e Carlos Reichenbach. Como roteirista e diretora, realizou curtas-metragens e especiais de televisão, tendo sido premiada em vários festivais nacionais e internacionais. No final de 2007, dirigiu seu primeiro longa-metragem, “Antes que o Mundo Acabe”, baseado no livro de Marcelo Carneiro da Cunha. Entre 2008 e 2009, Ana Luiza dirigiu oito episódios da série “Fantasias de uma Dona de Casa” para a RBS TV. Dirigiu também as séries “Mulher de Fases” (HBO) e “Doce de Mãe” (Globo).

Artur José Pinto

Artur José Pinto

Ator, dramaturgo, roteirista, diretor teatral. Desde que iniciou no teatro amador, são 37 anos envolvido com as artes cênicas. Atuou em filmes como “Menos Que Nada” (2012) e “Ainda Orangotangos” (2007), e na série de TV “Sapore d’Italia”. No teatro, escreveu e dirigiu o espetáculo “Lupi, o musical – Uma vida em estado de paixão”, sobre Lupicínio Rodrigues (1914–1974).

Augusto Canani

Augusto Canani

Estreou como diretor de cinema com o curta-metragem “Intestino Grosso”, premiado pelos principais festivais de cinema do Brasil, incluindo o Festival de Cinema de Recife e o Festival de Cinema Brasileiro de Brasília. Em 2010, seu segundo curta-metragem, “Os Amigos Bizarros do Ricardinho”, estreou no Festival de Novos Diretores no MoMA em Nova York.  Em setembro de 2012, Canani lançou o curta “Amores Passageiros”. Atualmente, Canani está trabalhando em seu primeiro filme, um thriller psicológico que explora os segredos entre as culturas indígenas e urbanização.

Beto Rodrigues

Beto Rodrigues

Sócio-diretor da Panda Filmes. Formado em História pela UFRGS e com pós-graduação em Produção Audiovisual pela Universidade Complutense de Madrid, Beto é professor titular do curso de Realização Audiovisual da Unisinos. Como produtor, realizou diversos filmes, entre eles “Diário de um Novo Mundo”, “Em Teu Nome” e “O Tempo e o Vento”.

Boca Migotto

Boca Migotto

Diretor, roteirista, produtor executivo e sócio da empresa Epifania Filmes. Também é professor no curso de Realização Audiovisual da UNISINOS. Dirigiu as séries “Bocheiros” e “Sapore d’Italia”, além de documentários como “Dormentes no Tempo”, “Filme Sobre Um Bomfim” e “Vila Fitarelli”, ainda em pré-produção. Outros trabalhos do diretor são “Vale da Fé”, “Homem dos Raios”, “Frente a Frente”, “Tcheco” e “Memórias em Sal de Prata”.

Bráulio Mantovani

Bráulio Mantovani

Graduado em Língua Portuguesa e Literatura pela PUC – SP, iniciou sua carreira no teatro em 1987. No início dos anos 90 vai para Nova York onde trabalha como operador de câmera e assistente de direção. De volta ao Brasil, escreve o roteiro de ‘Palace II’, dirigido por Fernando Meirelles em 2001 e a parceria se estende para ‘Cidade de Deus’, pelo qual foi indicado ao Oscar como melhor roteiro adaptado. Foi também autor roteirista de ‘Cidade dos Homens’ (série de tv, TV Globo – O2), ‘O ano que meus pais saíram de férias’ de Cao Hamburguer, ‘Tropa de Elite 1 e 2’ de José Padilha e ‘Linha de Passe’ de Walter Salles. Na Tv Globo participou de ‘Brava Gente Brasileira’, ‘A Teia’ e atualmente desenvolve a segunda temporada e participa dos Grupos de Criação da Casa.

Camila Gonzatto

Camila Gonzatto

É roteirista, diretora e produtora de cinema e televisão. Graduada em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, é mestre em Escrita Criativa pela PUCRS e doutoranda em Teoria da Literatura, pela PUCRS e pela Freie Universität Berlin. É sócia da Produtora Armazém de Imagens e atualmente está desenvolvendo o projeto de Alice, seu primeiro longa-metragem como diretora.

Carla Faour

Carla Faour

É autora de duas adaptações literárias para o Teatro: ‘A Força do Destino’ (2006) – baseado no romance homônimo de Nélida Piñon, e ‘Nenê Bonet’ (2008) – adaptação do único romance de Janete Clair. Seu primeiro texto encenado foi ‘A Arte de Escutar’ e, foi traduzido para o inglês com o título The Art of Listening e montado em Toronto, Canadá além de publicado pela Ediouro. Em seguida vieram: ‘Açaí e Dedos’ e ‘Obsessão’, em 2010 e 2012. Carla foi por todos seus textos indicada a importantes prêmios de dramaturgia como, por exemplo, o prêmio Shell. Como roteirista, escreveu episódios da primeira temporada da sitcom “Vai que Cola” do Multishow, e da série “Amor Veríssimo” do GNT. Participou como autora do projeto “Contos no Rádio” realização do Núcleo de Radiodramaturgia EBC. Na Tv Globo estreou como colaboradora na novela ‘Além do Horizonte’ e atualmente está nos Grupos de Criação da casa e na série ‘Tapas e Beijos’.

Carlos Gerbase

Carlos Gerbase

Diretor e roteirista da geração de cineastas gaúchos surgida nos anos 80. Em 1987, foi um dos fundadores da Casa de Cinema de Porto Alegre com outros sócios até fundar a própria produtora, a Prana Filmes, em 2011, em sociedade com Luciana Tomasi. Dirigiu e escreveu Verdes Anos, Sal de Prata e 3 Efes, entre outros longa-metragens, séries e curta-metragens. É também professor no curso de Produção Audiovisual da PUCRS.

Carlos Gregório

Carlos Gregório

Ator, diretor, roteirista, tem atuado no teatro, cinema e televisão desde os anos 80, quando começou a criar histórias para o cinema. Desde 1995 é roteirista da TV Globo, onde escreveu os seriados ‘A Vida Como Ela É’, ‘A Justiceira’, ‘Linha Direta’ e ‘Tudo Novo de Novo’, e a novela ‘A Vida da Gente’, ‘Além do Horizonte’. Tem atuado também como professor de análise de texto e personagem, em oficinas e workshops, além de trabalhar como Pesquisador de Recursos Artísticos e presta consultoria para instituições como o Minc, Ancine, SAV e empresas apoiadoras de projetos. Seu primeiro curta-metragem, como diretor e roteirista, ‘Amar…’, de 1997, recebeu nove prêmios em festivais nacionais, em diversas categorias. Em 2002, escreveu e dirigiu também o curta ‘Loop’, prêmio de melhor roteiro no Gramado CineVídeo e no Festival de Curitiba. Em 2006, escreveu e dirigiu a série documental ‘JK.Doc’, uma parceria TV Globo / GNT. Carlos é também autor da história e roteiro originais do filme ‘Se Eu Fosse Você’, dirigido por Daniel Filho. Em setembro de 2005, lançou seu primeiro romance: ‘Ruídos e Pequenos Movimentos’.

Carolina Kotscho

Carolina Kotscho

Roteirista, formada em Artes Visuais, escreveu ao lado de Patrícia Andrade o roteiro de ‘Dois filhos de Francisco’ (2005), de Breno Silveira, uma das maiores bilheterias do cinema brasileiro da retomada, com mais de 5 milhões de espectadores. Depois disso, trabalhou no roteiro do longa ‘Paraísos artificiais’, de Marcos Prado, e escreveu o quadro ‘Te quiero América’, série de 11 episódios exibidos no Fantástico – Tv Globo, protagonizados por Denise Fraga e João Miguel e dirigidos por Luiz Villaça. Em 2009, escreveu o roteiro de ‘Flores Raras’, longa de Bruno Barreto com Glória Pires, em 2011 ‘Quebrando o Tabu’ de Fernando Gronstein, em 2013 ‘Não Pare na Pista’ de Daniel Augusto. Na Tv Globo foi roteirista também da série ‘A Teia’ onde prepara a 2ª temporada.

Cris Reque

Cris Reque

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, desde 1997 trabalha com cinema, vídeos e produções. Iniciou sua trajetória na montagem de curtas gaúchos em película, fez assistência de direção para programas de TV e foi produtora de diversos outros trabalhos nas áreas de ficção, política, documentário e comerciais. Em 2003 dirigiu e roteirizou o curta Mãe Monstro, premiado na mostra gaúcha do Festival de Gramado em cinco categorias. Desde 2006, é sócia da Modus Produtora de Imagens. Escreveu e dirigiu o curta-metragem Três Vezes por Semana, exibido em diversos festivais, entres eles o Festival de Brasília.

Daniela Escobar

Daniela Escobar

Atriz gaúcha, foi apresentadora do Programa Super bonita, do canal GNT, e já atuou em diversas novelas e séries da Rede Globo, como A Casa das Sete Mulheres, O Clone, Chiquinha Gonzaga e América. No cinema, participou dos filmes 400 Contra 1- Uma História do Crime Organizado, Diário de um Novo Mundo, O Dono do Mar, entre outros.

David França Mendes

David França Mendes

Roteirista nascido no Rio de Janeiro, iniciou seu trabalho no cinema roteirizando e dirigindo curtas-metragens, como “Vaidade” (1990) e “O curinga” (1993), além de documentários para a TV. Seu primeiro longa-metragem foi o documentário “2000 Nordestes” (2001). Foi roteirista de longas metragens como “Corações Sujos”. “O caminho das nuvens”, “Irmãos de Fé” e “Um romance de geração” – neste último também foi diretor. Escreveu as séries de TV “Quase Anônimos” (Multishow) e assinou os roteiros da segunda temporada de “Copa Hotel” (GNT). Atualmente, prepara-se para estrear duas séries de TV, “A Garota da Moto” e “Um Belo Dia Resolvi Mudar”, além da peça de teatro “Amor é Química”. Em 2013, ganhou o Prêmio Especial de Cinema da Academia Brasileira de Letras e o Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Roteiro Adaptado (por “Corações Sujos”).

Edinho Costa

Edinho Costa

Sócio da Corja Filmes, foi diretor e produtor executivo dos documentários Truque, Avessa, Paralelas, Construção, Enamorado e Darling. Estudou Produção e Política Cultural na Universidade Federal do Pampa, integrou a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo na Prefeitura de Jaguarão-RS no cargo de Diretor de Patrimônio e Turismo.

Eduardo Wannmacher

Eduardo Wannmacher

Formado em Publicidade e Propaganda, mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor da PUCRS, onde ministra as disciplinas voltadas para a produção audiovisual. Também desenvolve atividades como produtor e diretor de televisão, vídeo e cinema. Seu filme mais recente, “24 horas com Carolina”, foi para Cuba e recebeu um convite para concorrer no Festival Mix Brasil, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Entre os filmes que dirigiu também estão os curtas “Volto Logo” e “Um Dia Como Hoje”.

Elena Soárez

Elena Soárez

Nascida no Rio de Janeiro, surgiu na cena cinematográfica com o roteiro do longa-metragem “Eu tu eles” (2000). Também roteirizou o filme “Gêmeas” (1999) e “Casa de Areia” (2005). Foi co-roteirista dos filmes ”Redentor” (2003), “Vida de menina” (2004), “Desafinados” (2006), “Nome Próprio” (2007) e das séries “Filhos do Carnaval” (HBO) e “Cidade dos Homens” e “Antônia” (Globo). Outros trabalhos como roteirista para o cinema são nos longas “A busca” (2012) e “Xingu” (2012).

Emiliano Cunha

Emiliano Cunha

Formado em Cinema pela PUCRS, é mestre em Comunicação com estudo sobre o Cinema de Fluxo Brasileiro. Dirigiu os curtas O Cão e Lobos (com Abel Roland), Fonemas, Tomou Café e Esperou e o longa-metragem Cinco Maneiras de Fechar os Olhos (direçao Coletiva).

Felipe Diniz

Felipe Diniz

Formado em publicidade, estudou cinema na Espanha, passou pela Prefeitura de Porto Alegre, Canal Futura, Fundação Roberto Marinho e desde de 2003 produz, dirige e roteiriza os projetos da Modus, produtora a qual é sócio. Dirigiu os documentários “Histórias de Esquina”, “Arquivos da Cidade” e “Por Onde Passeiam Tempos Mortos”, entre outros.  Sua obra multimídia “Os Filhos Deste Solo: Olhares Sobre o Povo Brasileiro” está em exibição em São Paulo. Pesquisador na área de cinema e audiovisualidades, é mestre em comunicação pela UFRGS.

Fernando Bonassi

Fernando Bonassi

Roteirista, dramaturgo, cineasta e escritor de diversos livros. Assina os roteiros de filmes e programas de TV como Os Matadores, Através da janela, Castelo Rá Tim Bum, Carandiru, Cazuza e Lula-O Filho do Brasil. Tem diversos prêmios como roteirista no Brasil e no exterior, além de obras literárias adaptadas para o cinema e textos em antologias na França, Estados Unidos e Alemanha. Assinou duas colunas no jornal Folha de S. Paulo.

Gibran Dipp

Gibran Dipp

Nasceu em Porto Alegre e é roteirista profissional desde 2003, quando venceu o Prêmio Santander Cultural/Prefeitura de Porto Alegre para desenvolvimento de projeto e o Prêmio Petrobras Cultural como co-roteirista de “O Homem que Roubou o Mundo”. É co-roteirista de “Ainda Orangotangos” (2007), que participou de mais de 15 festivais nacionais e internacionais, recebendo o prêmio de melhor filme em Milão. Em 2012, foi vencedor do Edital nº 04 da SAV/MINC com o argumento de longa-metragem infantil “Mar das Árvores”.

Gílson Vargas

Gílson Vargas

No final de 1998, abandonou a carreira publicitária para se dedicar ao seu primeiro filme, o média-metragem “Até”. Em 2004, foi co-criador da produtora Clube Silêncio. Dirigiu o filme “Dromedário do Asfalto” (2012) e foi produtor associado dos longas “Ainda Orangotangos” (2007) e “A Última Estrada da Praia” (2010). Sua série “Longe de Casa” foi exibida em 115 países pela Globo Internacional. No teatro, dirigiu o espetáculo “9 mentiras sobre a verdade”. Atualmente, é professor do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos.

Gustavo Gontijo

Gustavo Gontijo

Iniciou seus trabalhos na Rede Globo em 2000 como roteirista do “Video Show”, onde no decorrer desses 14 anos passou algumas vezes. Também foi da equipe da “TV Globinho” e “Roberto Carlos”, além de ser um dos criadores do “Estação Globo” com Ivete Sangalo. Com Alex Medeiros, comandou a primeira incursão planejada de grande porte da empresa na transmídia durante a temporada de 2009 da “Malhação”, coordenando, a partir daí, todas as ações transmídia em novelas, séries e variedades até 2013.  Atualmente é Supervisor de Fomento à Criação e desenvolvimento de séries e programas de variedades da casa, função que desempenha desde 2008.

Gustavo Nogueira

Entrou na Tv Globo em 2001 quando ainda cursava Comunicação Social na PUC – RJ. Passou por diversas produções, sendo as de ficção ‘Páginas da Vida’ e ‘Viver a Vida’, ambas de Manoel Carlos. Seu foco sempre esteve mais voltado para variedades, onde atuou como roteirista em: ‘Domingão do Faustão’, ‘Tv Xuxa’, ‘Criança esperança’, ‘Nosso querido Trapalhão’ (homenagem aos 50 anos de carreira do Renato Aragão), ‘Fantástico’ e ‘Esquenta!’ onde está hoje. Fora da Tv Globo, teve trabalhos no canal Multishow e no Canal Futura. Atualmente também faz parte do Fórum de Variedades, dentro da Tv Globo.

João Ximenes Braga

João Ximenes Braga

É jornalista e escritor, atualmente escreve com Gilberto Braga a próxima novela das 21h, ‘Babilônia’. Foi correspondente do jornal ‘O Globo’ em Nova York onde escrevia uma coluna semanal de crônicas sobre a cidade e, em seu retorno continuou a escrever sobre cultura e comportamento. Na Tv Globo escreveu a novela ‘Lado a lado’, e foi colaborador de ‘Insensato Coração’ e ‘Paraíso Tropical’. João tem três livros publicados, sendo os romances ‘Juizo’ e ‘Porra’ em 2005 e o livro de contos ‘A mulher que transou com cavalo e outras histórias’ em 2009.

José Maia

José Maia

Diretor, produtor e animador. Entre seus principais trabalhos na área cinematográfica estão os curta-metragens “Treiler – A última tentativa”, “O Reino Azul” e “Docinhos”; e os longa-metragens “Wood & Stock – sexo, orégano e rock’n’roll”, em que foi diretor de animação, e “As Aventuras do Avião Vermelho”, codirigido com Frederico Pinto.

Juan Zapata

Juan Zapata

Diretor, roteirista e produtor, é sócio fundador da Zapata Filmes . Após estudar Cinema na Universidade Jorge Tadeo Lozano, em Bogotá, e na EICTV, em Cuba, Juan Zapata foi professor de Cinema em universidades da Colômbia entre 2002 e 2004. Vivendo no Brasil desde 2004, ele deu aulas na Universidade Luterana do Brasil. Após dirigir os documentários Fidelidad, A Dança da Vida, Em Branco e Ato de Vida, estreou como diretor de longa-metragens de ficção com Simone.

Julia Spadaccini

Julia Spadaccini

Formada em Artes Cênicas e Psicologia, e pós-graduada em Arteterapia. É autora de mais de 14 textos teatrais, entre eles “Não Vamos Falar Sobre Isso Agora”, “O Mesmo Sol” e “Um Dia Qualquer”. Colaborou na criação dos programas “Quase Anônimos” e “Básico”, ambos para o canal de TV a cabo Multishow, e “Aprender a Empreender”, do Canal Futura. É roteirista do seriado “Oscar Freire 279″ (Multishow) e do longa-metragem “Qualquer Gato Vira-Lata” e do curta premiado no Festival do Rio “Simpatia do Limão”. Escreveu, durante dois anos, gibis para a Editora Globo e, na Tv Globo Julia é colaboradora na série ‘Tapas e Beijos’ desde 2013, além de participar de Grupos de Criação na casa.

Lisandro Santos

Lisandro Santos

Começou a trabalhar com animação em 1990. Desde então, animou para cinema e internet, participou do primeiro longa-metragem gaúcho em desenho animado, fez vídeos institucionais, além de séries e comerciais pra TV. Em 2002 criou a Cartunaria Desenhos, estúdio de animação onde desenvolve seu trabalho autoral e também atua como ilustrador em campanhas publicitárias. Entre seus principais trabalhos como diretor estão os curtas Cidade Fantasma, X-Coração e O Retorno de Saturno.

Luiz Bolognesi

Luiz Bolognesi

Como diretor, assinou o curta Pedro e o Senhor (1995) e os documentários “Cine Mambembe, O Cinema Descobre o Brasil” (1999) e “A Guerra dos Paulistas” (2002). Como roteirista, escreveu os filmes “Bicho de Sete Cabeças” (2001); “O Mundo em Duas Voltas” (2006) e “Chega de Saudade” (2007). Foi co-roteirista de “Terra Vermelha” (2008), “As Melhores Coisas do Mundo” (2010), e “Lutas, o filme (2010)”, desenho animado do qual é também diretor. Em 1996, ao lado da também cineasta Laís Bodanzky, criou o Cine Mambembe, um cinema itinerante viajou o Brasil em uma Saveiro equipada apenas com um projetor 16mm, uma pequena tela, um gerador e 12 curtas-metragens. Atualmente, o casal coordena o projeto Tela Brasil.

Marcio Reolon

Marcio Reolon

Sócio da Avante Filmes, é diretor, roteirista, produtor e ator. Dirigiu nove curtas-metragens, exibidos em importantes festivais nos cinco continentes, além de séries de TV e videoclipes. É curador dos festivais CLOSE e Diálogo de Cinema, e de exposições audiovisuais. Atualmente, finaliza seu primeiro longa, “Beira-Mar”, e escreve seu segundo, “GarotoNeon”.

Marcio Schoenardie

Marcio Schoenardie

Diretor e roteirista. Assinou os roteiros da série de TV “Doce de Mãe” (Globo) e dos curtas “Dois Andares”, “De 10 a 14 Anos” e “O Poço”. Foi também diretor assistente de filmes como “O Homem Que Copiava”, “Tudo Num Dia Só” e “Contos de Inverno”, série de RBS TV.

Marcius Melhem

Marcius Melhem

É ator, autor e jornalista. Na TV Globo, como roteirista, escreveu “Zorra Total”, “Os Caras de Pau”, “Casos e Acasos”, “SOS Emergência”, entre outros. Mais recentemente criou e é responsável pelo texto do programa “Tá no Ar”, que retorna para a segunda temporada em janeiro. Ao lado do diretor de núcleo Maurício Farias, comanda a reformulação do novo “Zorra Total”, que irá ao ar a partir de abril. É ator e roteirista do filme “Os Caras de Pau” – que estreia 25 de dezembro em 700 salas de cinema do país.

Marcos Bernstein

Marcos Bernstein

Nascido no Rio de Janeiro, Marcos se formou em Direito pela PUC-RJ. Como roteirista, desenvolveu filmes de grande destaque na cinematografia brasileira, entre eles “Central do Brasil” (co-escrito com João Emanuel Carneiro e ganhador do prêmio Sundance/NHK de roteiro e do Urso de Ouro de Melhor Filme), “Terra Estrangeira”, “Zuzu Angel”, “Chico Xavier”, e, mais recentemente, “Faroeste Caboclo” e a telenovela “Além do Horizonte”. Dirigiu “Meu pé de Laranja Lima” e “O outro Lado da rua” (ambos co-escritos com Melanie Dimantas), entre outros.

Marina Volpatto

Marina Volpatto

Formada em Jornalismo pela PUC-RS e Especialista em Cinema pela UNISINOS. Trabalhou como Produtora Executiva no longa Nove Crônicas para um Coração aos Berros e Gerente de Produção na 1a e 2a temporadas da série de animação Sítio do Picapau Amarelo. Atuou como Agente de Comercialização do Programa ANIMATV, representando a entidade nos principais mercados de conteúdo infantil do mundo – MipCom, Kidscreen e Banff (Canadá). Produtora de finalização do longa A Ultima Estrada da Praia e do média Um Animal Menor. Em 2007, recebeu o prêmio Histórias Curtas de Melhor Direção de Produção pelo documentário Gaúchos Canarinhos.

Marlise Aude

Marlise Aúde

Natural de Porto Alegre (RS). Formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do RS (Puc-RS). Tem pós-graduação em Marketing pela ESPM Sul e em Produção e Realização Cinematográfica pela Puc-RS. É especialista em realização de documentário pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Banos (Cuba). Atuou nos departamentos de produção e de jornalismo RBS TV e TVCOM. Nas duas últimas emissoras, atuou como editora-chefe de programas e foi coordenadora de produção de núcleo. É diretora de programação da TVE.

Martín Nusynkier

Martín Nusynkier

Jovem diretor e roteirista nascido na Argentina, onde estuda Cinema na Universidad del Cine, em Buenos Aires. Escreveu e dirigiu o curta-metragem “Dos Mimos”, selecionado para o DC Shorts Film Festival. Escreveu o roteiro de “Un Cuento de Globos”, que recebeu menção honrosa no Concurso de Roteiros do FRAPA 2013. Atualmente, escreve seu primeiro longa-metragem.

Maurício Mocelin

Superintendente de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Economista e Mestre em Economia pela UFRGS. Integrante da equipe BRDE/FSA.

Mônica Schmiedt

Mônica Schmiedt

Monica é gaúcha e produz filmes desde os anos 80. Começou a dirigir documentários em 1997 e desde então exerce as duas funções. Estudou arquitetura e história e já produziu teatro e música. Em 1994, abriu a M. Schmiedt Produções, realizadora de filmes para cinema e televisão. Como diretora e produtora, realizou três documentários, entre eles: “Doce Brasil Holandês” (em exibição no canal GNT e na TV Cultura) e “Extremo Sul” (co-dirigido com Sylvestre Campe (10 prêmios em festivais, lançado em cinema e DVD, em exibição no canal OFF). Como produtora executiva e delegada, realizou doze filmes, entre longas e alguns curtas. Seus novos projetos são o longa-metragem “Mãos De Cavalo”, direção de Roberto Gervitz e a série para televisão “Filhos Pródigos”, com direção de Liliana Sulzbach.

Nico Ciganda

Nico Ciganda

Uruguaio nascido em Montevideo, Nicolás é licenciado em Comunicação Social, especialidade Narração Criativa, pela Universidad Católica del Uruguay. Dirigiu e escreveu diversos filmes, entre eles os curta-metragens “Despedida” e “Gol de Morena” (um dos ganhadores do evento “Shoot Goals, Shoot Movies”) e o documentário de média-metragem “Cuareim 1080” (premiado como Melhor Documentário no Festival internacional de Escuelas de Cine, da ECU e da Cinemateca Uruguaia). Além de cinema, Nico também trabalha em produções teatrais e publicitárias. Em 2013, ganhou um incentivo da Ibermedia para apresentar seu projeto de longa-metragem “El corto ganador”.

Pedro Harres

Pedro Harres

Diretor, roteirista e artista brasileiro. Nascido em Porto Alegre em 1984, é graduado em Realização Audiovisual pela UNISINOS e Filosofia pela UFRGS. Trabalhou em posições chave em vários projetos incluindo longas animados e participou de oficinas internacionais como BrLab e Generation Campus Moscou. Um Animal Menor, seu primeiro curta, ganhou diversos prêmios nacionalmente. EgoMáquina, sua video instalação interativa já esteve em museus e espaços públicos do Brasil. E Castillo y el Armado é sua estréia na direção em animação, com premiere mundial no 71° Festival de Veneza – Mostra Competitiva Orizzonti.

Rafael Dragaud

Rafael Dragaud

Tem 42 anos e é carioca. Dirigiu junto com Cacá Diegues o filme “Nenhum Motivo Explica a Guerra”. Foi supervisor de roteiro do filme “Cinco Vezes Favela – Agora por eles mesmos”, ganhador do prêmio de melhor roteiro no Festival de Paulínia 2010. Foi co-roteirista do longa-metragem “O Primo Basílio”, de Daniel Filho. É roteirista da TV Globo onde escreveu programas como “Brasil Legal”, “Fantástico”, “Caldeirão”, “Roberto Carlos” e  “Som Brasil”. Criou e supervisou “Amor & Sexo”. Escreveu e dirigiu o “Conexões Urbanas”, no Multishow. Foi diretor artístico da Batalha do Passinho 2013. Escreveu o longa “Minha Mãe é uma Peça – o filme”, maior bilheteria nacional em 2013. Em 2006, dirigiu o show de Ivete Sangalo no Maracanã. Em 2012, dirigiu o Especial “Ivete Gil e Caetano”, ganhador do Latin Grammy de melhor disco de MPB.

Rodrigo Fonseca

Rodrigo Fonseca

Jornalista e produtor editorial, é repórter e crítico de cinema de O GLOBO. Professor da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, escreveu os livros “Como era triste a chinesa de Godard”, “Meu compadre cinema – Sonhos, saudades e sucessos de Nelson Pereira dos Santos” e “Cinco + cinco – Os melhores filmes brasileiros em bilheteria e crítica”, em co-autoria com Carlos Diegues e Luiz Carlos Merten.

Roger Lerina

Roger Lerina

Jornalista formado pela UFRGS, entrou na Zero Hora em 1998 e desde 1999 é editor da coluna Contracapa, publicada diariamente no Segundo Caderno do jornal. Crítico de cinema, também é apresentador do Programa do Roger, na TVCOM, e colunista semanal sobre arte e cultura no programa Gaúcha Entrevista, na Rádio Gaúcha.

Tabajara Ruas

Tabajara Ruas

Jornalista e escritor, estreou na direção de longa-metragem em 2001, levando às telas, ao lado de Beto Souza, um livro de sua autoria, “Netto perde sua alma”. Entre os trabalhos literários estão “Varões assinalados”, “Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez” e “O amor de Pedro por João”. Antes de investir na carreira de diretor, escreveu e dirigiu diversos programas para a televisão, e roteiros e argumentos para curtas e longa-metragens.

Tiago Rezende

Tiago Rezende

Formado em cinema na UNISINOS, é sócio-diretor e fundador da produtora VERTE filmes, em Porto Alegre. Foi roteirista do longa metragem “Mar Inquieto”. Criador e roteirista da série “Werner e os Mortos”, cujo piloto foi vencedor do Festival Internacional de Televisão, RJ, em 2013, como Melhor Piloto de Ficção. Atualmente trabalha como roteirista e produtor executivo da série “Volta Para a Casa”, produção VERTE filmes, contemplada pelo FAC/Histórias Do Sul, que terá sua estreia em 2015 na TVE.

Vera Regina Ferreira Carvalho

Analista de projetos da Superintendência de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, integrante da equipe BRDE/FSA. Doutora em Economia pela UNICAMP. Representante do BRDE no Comitê Gestor do FSA.

Realização

Patrocínio

Parceria

Apoio

Apoio Institucional