AGENTE DE ROTEIROS MATT LEIPZIG RECEBE PROJETOS

Todos inscritos no FRAPA poderão mandar sinopses até 1º de julho

O FRAPA luta pela valorização dos roteiristas no Brasil. Acreditamos que com melhores condições e oportunidades de trabalho, teremos roteiros cada vez melhores, e consequentemente produtos audiovisuais de maior qualidade. Por isso, realizamos um grande esforço e, em parceria com a SPCine, vamos trazer um convidado muito especial: MATT LEIPZIG, renomado Agente de Roteiros norte-americano, sócio da Original Artists. Matt era o Vice-Presidente responsável pela produção da série “My Girl”, responsável por comprar o roteiro, contratar o diretor e o elenco, supervisionar a reescrita e esteve no set na maior parte da produção. Já na série “Bates Motel”, Matt representou Anthony Cipriano e arranjou o acordo para converter o filme de Hitchcock nas bases para um piloto e fechou o negócio para o roteiro do piloto, que fez com que o projeto recebesse a luz verde para acontecer.

Matt fará a palestra de encerramento do FRAPA 2016, no dia 8 de julho, às 18h (com tradução consecutiva), contando um pouco de sua trajetória e de como funciona todo este processo lá nos EUA. Esperamos que seja a semente para, a médio prazo, termos alguns agentes de roteiro no Brasil auxiliando a vida de todos nós roteiristas – e por tabela de toda indústria audiovisual brasileira.

 

RODADA COM MATT LEIPIZIG

Além disso, também estaremos recebendo de todas as pessoas que estão inscritas no FRAPA, até as 18h do dia 1º de julho, sinopses de projetos, com no máximo 1000 caracteres. O Matt vai escolher alguns desses projetos para conversar em uma Rodada de Negócios exclusiva. Basta mandar um email para frapa@frapa.art.br com o título “RODADA MATT” e com o nome do autor, do projeto, formato (se é longa ou série) e com a sinopse em INGLÊS. Cada inscrito no FRAPA pode enviar até dois projetos. Caso a sinopse tenha mais de 1000 caracteres, não será enviada para o Matt. Avisaremos os selecionados na véspera do FRAPA, por email. É imprescindível que os selecionados para a rodada saibam falar inglês.

Perguntado sobre que tipo de projeto está buscando no Brasil, Matt respondeu:

“Como você já deve ter ouvido, entretenimento é um negócio em que é preciso saber reconhecer as oportunidades. Eu nunca quero limitar o tipo de material que eu leio baseado no gênero porque eu nunca sei quando alguma coisa incrível vai chegar de um lugar inesperado.

Dito isto, ideias para televisão geralmente para grade de uma hora estão no meu radar e costumam ser mais vendáveis.

Para longas, eu procuro histórias que eu sinto que possuem uma audiência. Isto não significa que tenha que ser um blockbuster, mas deve existir uma razão clara para que a audiência possa se conectar com o filme e uma razão clara para que está audiência deva assisti-lo. Um roteirista tem que ser capaz de articular esse raciocínio, sem soar como um executivo de publicidade: ele tem que ser autêntico.”

 

MATT LEIPZIG

unnamedMatt Leipzig é sócio da Original Artists, uma das principais agências literárias da indústria audiovisual norte-americana, responsável pela representação de roteiristas e criadores de conteúdo de TV e cinema. Os clientes da Original Artists trabalham com diversos canais, distribuidores e estúdios, tanto os grandes quanto os independentes, criando conteúdos para todas as plataformas. Além disso, a Original Artists desenvolve e prepara projetos internacionais para cinema e televisão, contando com parcerias com produtoras no Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha e Turquia. No momento, seus clientes estão envolvidos na criação de dezenas de projetos, incluindo os filmes TOY STORY IV, RAMPAGE (estrelado por Dwayne Johnson), THE COMMUTER (estrelado por Liam Neeson) e GIFTED (dirigido por Mark Webb, de SPIDERMAN, e estrelado por Chris Evans), e séries de televisão como PATRIOT (Amazon), BATES MOTEL (A&E) e MADOFF (ABC). A empresa também representa autores, bibliotecas, filmes independentes e produtores.

Leipzig iniciou sua carreira como assistente do famoso produtor norte-americano de filmes de gênero, Roger Corman. Antes de ingressar na Original Artists, foi presidente da Jerry Weintraub Productions (sediada na Warner Brothers) e vice-presidente de produção da Sony Pictures.

Em seus anos de formação, frequentou as universidades de Yale e Stanford, onde gradou-se summa cum laude como membro da Phi Beta Kappa. Posteriormente, foi premiado com a bolsa de estudos Regents Fellowship da Universidade da Califórnia. Atualmente, é membro da Stanford Entertainment Network, e consultor de estratégias de carreira na indústria do entretenimento junto à pró-reitoria de Artes na Universidade de Yale.

Matt Leipzig participa de painéis e seminários em instituições como USC, UCLA, NYU, o Instituto de Arte de São Francisco e o Festival de Cannes.