Mostra de Curtas

Uma mostra internacional competitiva de curtas-metragens, com foco principal em seus roteiros.

Neste ano, foram 107 filmes inscritos de 23 países (Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Croácia, Espanha, Estados Unidos, França, Geórgia, Japão, Índia, Inglaterra, Irã, Israel, Itália, Macedônia, Paquistão, Polônia, Portugal, Suécia e Turquia) e foram selecionados 13 produções.

As sessões acontecerão nos dias 6 e 7 de julho na Cinemateca Sala Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana.

Os filmes selecionados estarão concorrendo aos seguintes prêmios: “melhor roteiro”, “melhor personagem”, “melhor diálogo”, “melhor cena”, “melhor final”, “melhor título” e “melhor roteiro segundo júri popular”. O “melhor roteiro” ganhará um software Final Draft 9 (no valor de 250 dólares).

 

O FRAPA parabeniza os selecionados para a Mostra 2016:

 

 32 DENTES, roteiro de Alexandre Sivolella, Alvaro Furloni Davi Kolb e Lígia Diogo (Rio de Janeiro/RJ, Brasil) – 19min // Download do Roteiro PDF

32 dentesA felicidade também é inevitável.               

 

 

 

 

ADAPTATION, roteiro de Bartosz Kruhlik (Polônia) – 24min

Adaptationadaptação:

  1. Evolução estrutural ou funcional de um organismo para uma maior capacidade de sobrevivência.
  2. Processo de um indivíduo se tornar mais adequado ao meio ambiente e mais resistente ao stress externo.
  3. A capacidade de visão para conseguir ver no escuro.

 

DOG BOWL, roteiro de Gordy Hoffman (Estados Unidos) – 19min // Download do Roteiro PDF

Photo 1 Dog_Bowl_Still_A_Marci_MillerUma menina de coração partido se depara com a verdadeira natureza de sua existência depois de roubar o colete de um cão de serviço.

 

 

 

 

EXTERIOR WASH, roteiro de Pourya Kakavand (Irã) – 11min

 Exterior WashZohreh com sua mãe, trouxe sua amiga Mahtab de pônei no dia do funeral de seu pai em um Car Wash.

 

 

 

 

GRAFFITI, roteiro de Javier  Gullon (Espanha) – 30min // Download do Roteiro PDF

183-frame3_Graffiti

Edgar aprendeu a sobreviver sozinho, à procura de comida nos escombros e evitando áreas contaminadas pelo “incidente” que acabou com a vida como a conhecemos.

 

 

 

KAMAKSHI, roteiro de Satindar Singh Bedi (Índia) – 24min // Download do Roteiro PDF

Kamakshi

Kamakshi, uma vendedora de água de 80 anos de idade água-seller em um distópico deserto, escava um poço com seu cavalo-Kafka e boi-Huuri. O Oceano reside em um barco perto dela. Como ela vai mais e mais fundo, a água entra em erupção tornando o Deserto Verde.

 

 

 

O DEUS NEON, roteiro de Taísa Ennes Marques e Rafael Duarte (Canoas/RS, Brasil) – 14min // Download do Roteiro PDF

O Deus NeonA voz da internet dá origem a um deus à sua imagem e semelhança.

 

 

 

 

 

 

PA FUERA, roteiro de Vica Zagreba (França) – 17min // Download do Roteiro PDF

 

Pa Fuera

Stella e suas três filhas vivem em isolamento na vila, na localidade de Corto. Eles farão qualquer coisa por um momento de liberdade.

 

 

 

 

 

QUINTAL, roteiro de André Novais (Belo Horizonte/MG, Brasil) – 20min // Download do Roteiro PDF

Quintal2Mais um dia na vida de um casal de idosos da periferia.

 

 

 

 

THE BUS TRIP, roteiro de Sarah Gampel (Suécia) – 13min // Download do Roteiro PDF

Photo 1 The_Bus_Trip_01

Sarah é convidado para mostrar seu filme em Israel como parte de uma viagem de ônibus a um festival de cinema.

Ela está esperando por discussões políticas e amizade, entretanto a conversa para cada vez que ela traz a ocupação da Palestina como tema. Então, ao invés, Sarah fala com seu pai morto por uma linha telefônica barulhenta.

 

 

THE GROUND IS BREATHING, roteiro de Ali Por Issa (Irã) – 15min

ground

Fereshteh é uma mulher perturbada que abortou um feto de quatro meses – que foi enterrado secretamente. Ela encontra seu filho enterrado e revela o segredo.

 

 

 

 

TEM ALGUÉM FELIZ EM ALGUM LUGAR, roteiro de Alvaro Furloni e Mario Furloni (Rio de Janeiro/RJ, Brasil) – 19min // Download do Roteiro PDF

Tem Alguém

Miguel é um jovem deficiente auditivo. Elisa é uma mulher solitária, que mora no edifício em que Miguel trabalha. Um dia, Miguel encontra uma porta aberta e decide entrar.

 

 

 

THE LEARNING ALLIANCE, roteiro de Muhammad Umar Saeed (Paquistão) – 9min

The Learning

Coleta de lixo para ganhar e pagar os seus honorários para a escola. Três irmãos que estão mudando o seu futuro através do estudo e, ao mesmo tempo, vendendo lixo em Lahore, Paquistão. “The Learning Alliance” é um retrato de crianças com sonhos e sua luta para alcançá-los.

 

 

A curadoria foi formada por Alessandro Engroff, Boca Migotto, Camila Agustini, Lucas Cassales, Pedro Guindani e Pedro Harres.

curadoria curtas

Na foto um dos debates da curadoria: Harres, Guindani, Lucas, Camila (no computador) e Boca.

Alessandro Engroff – Bacharel em Comunicação Social pelo Centro Universitário Estácio de Sá. É semifinalista do Globo Lab, laboratório de ideias de webséries e novos talentos  da Rede Globo. Em 2015, foi finalista do concurso MasterClass do autor Aguinaldo Silva. Trabalhou como jornalista em alguns dos principais jornais do Sul do Brasil. Em São Paulo, atuou em agências de comunicação como redator de mídias digitais para clientes como Warner Bros., Paramount Pictures e Turner. Por dois anos, frequentou os cursos do Programa de Formação de Roteiristas do B_arco. Em 2014 participou do laboratório de criação de séries Alfaiataria Itinerante.

Boca Migotto é formado em Publicidade e Propaganda, Especialização e Mestrado em Cinema, pela Unisinos. É professor e coordenador do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos. É sócio e diretor de cena da produtora Epifania Filmes. Seus mais importantes trabalhos em cinema e televisão incluem a série Sapore d`Italia, primeira série de ficção da RBSTV gravada no exterior, a série de ficção Bocheiros (TVE e Prime Box Brazil), e o longa-metragem documentário “Filme Sobre um Bom Fim”, selecionado para o Festival “É Tudo Verdade” 2015. É diretor de mais de 15 curtas e medias-metragens de ficção e documentários.

Camila Agustini – Roteirista e scriptdoctor formada pela EICTV (Cuba) com passagem pela Concordia University (Canadá). Participou em diversos festivais e mercados internacionais como HotDocs, Havana, Guadalajara, Bafici, VentanaSur, Guiões etc. É roteirista da série “As Aventuras do Senhor Gonçalo” (TV Escola). Atualmente atua no desenvolvimento de projetos transmídia da TV Globo e escreve longas de ficção e séries para os diretores Alex Medeiros, Tomás Portella, Marianna Brenand e Karim Ainouz. Como scriptdoctor já deu consultoria para uma série de projetos no Brasil e no exterior (Canadá, Costa Rica, Cuba, Equador e Espanha). Atua também na formatação de projetos para o FSA.

Lucas Cassales – Graduado em Cinema na PUCRS e Mestre em Comunicação Social pela mesma instituição. Como roteirista e diretor, trabalhou nos curtas-metragens “O Corpo” (Kikito de melhor curta em Gramado 2015), “Sofá Verde” e “Sebo”. Seu primeiro longa, “Disforia”, será filmado em 2017. Como produtor executivo, trabalhou no longa-metragem “Eles vieram e roubaram sua alma”, com estreia prevista pra esse ano, e no curta “Trique-trique”, com exibição na RBS TV e Canal Brasil. Também é criador e curador do Festival Diálogo de Cinema.

Pedro Guindani – Nascido em Porto Alegre em 1985, atua no mercado audiovisual do Rio Grande do Sul como diretor, produtor e roteirista desde 2006. Entre seus principais trabalhos como diretor e roteirista, estão os premiados curtas-metragens “Os Olhos de Capitu” (2007) e “O que ficou pra trás” (2014), nos quais atuou como diretor e roteirista; a minissérie “Bocheiros” e o longa-metragem “Terráqueos: Vestígios de uma Era Digital” (2014), nos quais foi produtor executivo, assim como nas três primeiras edições do FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre.

Pedro Harres é diretor/roteirista de cinema e também faz video instalações interativas. Graduado em Realização Audiovisual pela UNISINOS e Filosofia pela UFRGS. Trabalhou em posições chave em vários projetos incluindo longas animados e colaborou em diversas iniciativas da produtora de roteiros Coelho Voador – também participou de oficinas internacionais como BrLab e Generation Campus Moscou. “Um Animal Menor”, seu primeiro curta, ganhou diversos prêmios e já foi objeto de diversas pesquisas. EgoMáquina, sua video instalação interativa já esteve em museus e espaços públicos do Brasil. “Castillo y el Armado” é sua estreia na direção em animação, com premiere mundial no 71° Festival de Veneza, com 51 prêmios em festivais diversos e qualificação ao Oscar.

REGULAMENTO DA MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS

1) A quarta edição do FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre acontecerá na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, dos dias 5 a 8 de julho de 2016.

2) Os filmes inscritos na Mostra Competitiva deverão obedecer os seguintes critérios:

I) Possuir até 30 minutos de duração, incluindo créditos.

II) Possuir formato digital em FULL HD para exibição.

III) Não ter sido exibido publicamente antes do dia 1º de janeiro de 2015.

IV) Não ter sido inscrito em uma edição anterior do FRAPA.

3) A inscrição se dará mediante preenchimento do formulário online no site do FRAPA, envio do roteiro, e do link do filme (Vimeo, Youtube). Caso o vídeo tenha senha condicionando o acesso, a mesma deverá ser informada no ato da inscrição.

I) Serão aceitos filmes de ficção, documentário ou animação, provenientes de qualquer país ou território.

II) Quando o filme estiver em outro idioma que não seja o português, deverá obrigatoriamente estar
 legendado em português, inglês ou espanhol para a seleção. No caso de o filme ser selecionado, deverá enviar com legenda em português.

III) Serão aceitos roteiros apenas em português, inglês ou espanhol.

IV) Os roteiros devem ser enviados em formato PDF.

4) As inscrições ficarão abertas até as 23h59min, horário de Brasília, do dia 05 de maio de 2016.

5) As inscrições de cada curta-metragem na Mostra Competitiva do FRAPA serão confirmadas mediante a confirmação do pagamento da taxa de R$ 20,00 (vinte reais).

6) A seleção ficará a cargo de uma curadoria composta por profissionais do meio cinematográfico, convidados pela organização do Festival. O foco da seleção será nos roteiros dos filmes, de modo tal que as decisões desta curadoria sejam soberanas e irrecorríveis.

7) A organização do FRAPA tem autonomia para prorrogar, ou não, o prazo de inscrição de acordo com a necessidade do evento.

8) A cópia de exibição dos filmes de curta-metragem selecionados deverão ser entregues à organização do FRAPA, impreterivelmente até a data 20 de junho, mediante envio de link para download. O arquivo do filme para exibição deverá estar em formato digital – full HD (MOV-H264), som dolby 5.1 ou 2.0 (estéreo). As cópias de exibição deverão estar legendadas em português com o texto inserido na imagem, não podendo ser enviado em arquivo separado (ex.: .srt).

9) No ato da inscrição, o Responsável pela mesma autoriza o FRAPA, através de seus organizadores, de divulgarem a exibição do filme, por meio de fotos, frames e/ou trechos do curta-metragem, bem como os nomes relacionados na ficha técnica.

10) Os filmes selecionados para a Mostra Competitiva concorrerão aos prêmios de:

I) melhor roteiro

II) melhor personagem

III) melhor diálogo

IV) melhor cena

V) melhor final

VI) melhor título

VII) melhor roteiro segundo o público

11) A escolha dos premiados em todas as categorias citadas acima será feita por um corpo de jurados que será divulgado no ato de premiação.

12) O resultado das premiações do júri será divulgado no encerramento do Festival. As Comissões de Seleção e de Premiação são soberanas em suas decisões, não cabendo recursos.

13) Os realizadores encarregados das inscrições das obras audiovisuais devem ter a garantia da obtenção e liberação de direitos conexos relativos à inclusão de obras musicais e audiovisuais e imagem e som de voz de indivíduos porventura incluídos na obra inscrita, sendo inteiramente responsáveis por quaisquer ônus decorrentes da ausência de tais liberações.

14) Os responsáveis pelas inscrições das obras audiovisuais autorizam a publicação dos roteiros enviados no ato da inscrição no site do FRAPA, em caso de seleção das respectivas obras audiovisuais. Os roteiros estarão disponíveis para download no site do evento.

15) Situações excepcionais ou casos omissos a este regulamento serão decididos pela organização do FRAPA.

 

AS INSCRIÇÕES ESTÃO ENCERRADAS! ATÉ O DIA 5 DE JUNHO DIVULGAREMOS OS SELECIONADOS. BOA SORTE!