FRAPA http://frapa.art.br/2016 Mon, 11 Jul 2016 16:50:27 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.5.15 SAIBA QUEM FORAM OS VENCEDORES DO FRAPA 2016 http://frapa.art.br/2016/saiba-quem-foram-os-vencedores-do-frapa-2016/ http://frapa.art.br/2016/saiba-quem-foram-os-vencedores-do-frapa-2016/#respond Mon, 11 Jul 2016 16:50:27 +0000 http://frapa.art.br/?p=490 PREMIADOS NO CONCURSO DE ROTEIRO DE LONGA FRAPA 2016

Tivemos 116 roteiros de longa-metragem inscritos nesta. Foram selecionados 20 semifinalistas e logos 10 finalistas, dos quais 9 apresentaram Pitchings durante o FRAPA.

Agradecemos a todos que participaram, e ficamos bem felizes ao receber muitos feedbacks positivos com relação aos pareceres enviados.

Premiados do Concurso:

Melhor Roteiro: “Fim de Semana no Paraíso Selvagem”, de Pedro Severien, Juliana Soares e Luiz Otávio Pereira (Recife/PE)

2º colocado: “Passageiro”, de Giselle de Almeida (Rio de Janeiro/RJ)

3º colocado: “A Marca do Grilhão” – de Ulisses da Motta (São Leopoldo/RS)

A comissão de júri foi formada por: Jonatan Schutz, Leonardo Ribeiro e Luís Campos.

 

Premiados do Pitching:

Melhor Pitching: “Porto Príncipe”, de Marcelo Esteves (Florianópolis/SC)

Menções honrosas:
“Passageiro”, de Giselle de Almeida (Rio de Janeiro/RJ)

“A Mesma Parte de um Homem”, de Ana Johann e Alana Rodrigues (Curitiba/PR)

A Banca do Pitching de Longas foi formada por Doc Comparato,
Inés Bortagaray, Marina Pompeu (Canal Brasil) e Simone Oliveira (Globo Filmes.

 

PREMIADOS NO CONCURSO DE ROTEIRO DE PILOTO DE SÉRIE DO FRAPA 2016

Tivemos 73 roteiros inscritos nesta categoria e 10 finalistas.

Parabéns aos vencedores!

Premiados do Concurso:

Melhor roteiro: “Un Héroe Auténtico” – roteirista: Jayán Flores Ramos – Costa Rica

2º Lugar: “The Institute” – roteirista: Marília Rezende – (São Paulo/SP)

3º Lugar: “Super PC” – roteirista: Celso Garcia (Rio de Janeiro/RJ)

Menção honrosa: “Lana & Carol” – roteiristas: Natália Maia, Samuel Brasileiro, Daniel Filipe e Marina Morais (Fortaleza/ CE)

A comissão de júri foi formada por: Cláudia Tajes, Gabriel Faccini e Leonardo Edde

 

Premiados do Pitching:

Melhor Pitching: “Terra Brasilis” – roteirista: Marcelo Cortez (Porto Alegre/RS)

Menção honrosa: “Astronomeba” – roteiristas: Mabel Lopes e Pedro Aguilera – (São Paulo/SP)

A Banca do Pitching foi formada por Luciana Tomasi, Newton Cannito e Ramiro Azevedo.

 

PREMIADOS DA MOSTRA INTERNACIONAL DE CURTAS DO FRAPA 2016

Neste ano, tivemos 107 filmes inscritos de 23 países e foram selecionados e exibidas 13 produções durante o FRAPA.

Parabenizamos todos os vencedores:

Melhor Final: “GRAFFITI” (Espanha) – roteirista: Javier Gullón
Melhor Título: “EXTERIOR WASH” (Irã) – roteirista: @Pourya Kakavand
Melhor Personagem: Debra, de “DOG BOWL” (Estados Unidos) – roteirista: Gordy Hoffman
Melhor Diálogo – o diálogo pichado no pôster em “GRAFFITI” (Espanha) – roteirista: Javier Guilón
Melhor Cena – o personagem que assiste a um filme pornô com bundas e óleos, enquanto discute com a esposa sobre qual dos dois vai ver o barulho no “QUINTAL” (Brasil) – roteirista: André Novais Oliveira
Melhor Roteiro Segundo o Público – “GRAFFITI” (Espanha) – roteirista: Javier Guilón
Melhor Roteiro – “EXTERIOR WASH” (Irã) – roteirista: Pourya Kakavand

O júri foi composto por: Augusto Canani, Liliana Sulzbach, Renée Castello Branco e Rodrigo Grota.

]]>
http://frapa.art.br/2016/saiba-quem-foram-os-vencedores-do-frapa-2016/feed/ 0
ASSISTA A VINHETA DO FRAPA 2016 http://frapa.art.br/2016/assista-a-vinheta-do-frapa-2016/ http://frapa.art.br/2016/assista-a-vinheta-do-frapa-2016/#respond Wed, 29 Jun 2016 02:21:18 +0000 http://frapa.art.br/?p=481 É com orgulho que lançamos nossa vinheta do IV FRAPA!

Uma produção em parceria com a Cinematográfica Sustentável e com a Gogó Conteúdo Sonoro.

Elenco: Bru Valentini
Direção e Roteiro: Pedro Gusmao e Gil Tuchtenhagen
Consultoria de Roteiro: Pedro Montenegro Barbosa
Direção de Produção: Martina Zanetello
Fotografia: Gil Tuchtenhagen e Pedro Gusmão
Direção de Arte: Rafaela Medeiros
Maquiagem: Bibis Giacomet
Som Direto: Fabio Duarte
Edição e Finalização de Som: Gogó Conteúdo Sonoro
Agradecimentos:
Estúdio HALUZ
Locall POA

]]>
http://frapa.art.br/2016/assista-a-vinheta-do-frapa-2016/feed/ 0
AGENTE DE ROTEIROS MATT LEIPZIG RECEBE PROJETOS http://frapa.art.br/2016/agente-de-roteiros-matt-leipzig-recebe-projetos/ http://frapa.art.br/2016/agente-de-roteiros-matt-leipzig-recebe-projetos/#respond Wed, 29 Jun 2016 01:36:06 +0000 http://frapa.art.br/?p=473 Todos inscritos no FRAPA poderão mandar sinopses até 1º de julho

O FRAPA luta pela valorização dos roteiristas no Brasil. Acreditamos que com melhores condições e oportunidades de trabalho, teremos roteiros cada vez melhores, e consequentemente produtos audiovisuais de maior qualidade. Por isso, realizamos um grande esforço e, em parceria com a SPCine, vamos trazer um convidado muito especial: MATT LEIPZIG, renomado Agente de Roteiros norte-americano, sócio da Original Artists. Matt era o Vice-Presidente responsável pela produção da série “My Girl”, responsável por comprar o roteiro, contratar o diretor e o elenco, supervisionar a reescrita e esteve no set na maior parte da produção. Já na série “Bates Motel”, Matt representou Anthony Cipriano e arranjou o acordo para converter o filme de Hitchcock nas bases para um piloto e fechou o negócio para o roteiro do piloto, que fez com que o projeto recebesse a luz verde para acontecer.

Matt fará a palestra de encerramento do FRAPA 2016, no dia 8 de julho, às 18h (com tradução consecutiva), contando um pouco de sua trajetória e de como funciona todo este processo lá nos EUA. Esperamos que seja a semente para, a médio prazo, termos alguns agentes de roteiro no Brasil auxiliando a vida de todos nós roteiristas – e por tabela de toda indústria audiovisual brasileira.

 

RODADA COM MATT LEIPIZIG

Além disso, também estaremos recebendo de todas as pessoas que estão inscritas no FRAPA, até as 18h do dia 1º de julho, sinopses de projetos, com no máximo 1000 caracteres. O Matt vai escolher alguns desses projetos para conversar em uma Rodada de Negócios exclusiva. Basta mandar um email para frapa@frapa.art.br com o título “RODADA MATT” e com o nome do autor, do projeto, formato (se é longa ou série) e com a sinopse em INGLÊS. Cada inscrito no FRAPA pode enviar até dois projetos. Caso a sinopse tenha mais de 1000 caracteres, não será enviada para o Matt. Avisaremos os selecionados na véspera do FRAPA, por email. É imprescindível que os selecionados para a rodada saibam falar inglês.

Perguntado sobre que tipo de projeto está buscando no Brasil, Matt respondeu:

“Como você já deve ter ouvido, entretenimento é um negócio em que é preciso saber reconhecer as oportunidades. Eu nunca quero limitar o tipo de material que eu leio baseado no gênero porque eu nunca sei quando alguma coisa incrível vai chegar de um lugar inesperado.

Dito isto, ideias para televisão geralmente para grade de uma hora estão no meu radar e costumam ser mais vendáveis.

Para longas, eu procuro histórias que eu sinto que possuem uma audiência. Isto não significa que tenha que ser um blockbuster, mas deve existir uma razão clara para que a audiência possa se conectar com o filme e uma razão clara para que está audiência deva assisti-lo. Um roteirista tem que ser capaz de articular esse raciocínio, sem soar como um executivo de publicidade: ele tem que ser autêntico.”

 

MATT LEIPZIG

unnamedMatt Leipzig é sócio da Original Artists, uma das principais agências literárias da indústria audiovisual norte-americana, responsável pela representação de roteiristas e criadores de conteúdo de TV e cinema. Os clientes da Original Artists trabalham com diversos canais, distribuidores e estúdios, tanto os grandes quanto os independentes, criando conteúdos para todas as plataformas. Além disso, a Original Artists desenvolve e prepara projetos internacionais para cinema e televisão, contando com parcerias com produtoras no Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha e Turquia. No momento, seus clientes estão envolvidos na criação de dezenas de projetos, incluindo os filmes TOY STORY IV, RAMPAGE (estrelado por Dwayne Johnson), THE COMMUTER (estrelado por Liam Neeson) e GIFTED (dirigido por Mark Webb, de SPIDERMAN, e estrelado por Chris Evans), e séries de televisão como PATRIOT (Amazon), BATES MOTEL (A&E) e MADOFF (ABC). A empresa também representa autores, bibliotecas, filmes independentes e produtores.

Leipzig iniciou sua carreira como assistente do famoso produtor norte-americano de filmes de gênero, Roger Corman. Antes de ingressar na Original Artists, foi presidente da Jerry Weintraub Productions (sediada na Warner Brothers) e vice-presidente de produção da Sony Pictures.

Em seus anos de formação, frequentou as universidades de Yale e Stanford, onde gradou-se summa cum laude como membro da Phi Beta Kappa. Posteriormente, foi premiado com a bolsa de estudos Regents Fellowship da Universidade da Califórnia. Atualmente, é membro da Stanford Entertainment Network, e consultor de estratégias de carreira na indústria do entretenimento junto à pró-reitoria de Artes na Universidade de Yale.

Matt Leipzig participa de painéis e seminários em instituições como USC, UCLA, NYU, o Instituto de Arte de São Francisco e o Festival de Cannes.

 

 

 

]]>
http://frapa.art.br/2016/agente-de-roteiros-matt-leipzig-recebe-projetos/feed/ 0
SAIBA O QUE OS CANAIS E PRODUTORAS ESTÃO BUSCANDO NA RODADA DE NEGÓCIOS! http://frapa.art.br/2016/saiba-o-que-os-canais-e-produtoras-estao-buscando-na-rodada-de-negocios/ http://frapa.art.br/2016/saiba-o-que-os-canais-e-produtoras-estao-buscando-na-rodada-de-negocios/#respond Tue, 10 May 2016 22:32:38 +0000 http://frapa.art.br/?p=358 As inscrições para a Rodada de Negócios do FRAPA vão até o dia 15 de maio. Quem adquiriu o PACOTE COMPLETO, pode inscrever até 03 projetos (curtas, médias, longas, séries e webséries) na Rodada. CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER.

Alguns dos canais e produtoras participantes nos revelaram que tipo de projeto estão buscando:

CANAL BRASIL: “Neste momento, depois de alcançarmos a expressiva marca de 150 longas-metragens coproduzidos, estamos buscando o refinamento do conteúdo: longas ainda mais relevantes com excelentes roteiros, fontes de recursos claras, cronograma de produção e elenco fechados.”

CASA DE CINEMA DE PORTO ALEGRE: “Neste ano, estamos dando preferência para séries adultas e, de preferência, de roteiristas de Porto Alegre.”

COLATERAL FILMES: “A Colateral Filmes está buscando projetos (curtas e séries para TV – de 08 a 13 episódios) de gênero com preferência para ação/aventura, suspense e terror. Projetos que envolvem música, seja ficção, ou documentário, também são bem-vindos.”

GLOBONEWS: “A GloboNews está aberta às propostas que os documentaristas tenham a apresentar. No entanto, precisamos projetos muito consistentes em temas delicados tais como : Aborto, Samarco – um bom documentário sobre como chegamos a este limite como gancho para tratar do estado de nossas barragens. Estes são temas que até o momento não temos nenhum projeto em andamento que nos satisfaça.”

HYPE.CG: “A hype.cg, produtora do Rio Grande do Sul responsável pela produção do curta-metragem “Ed” e a execução da série “Dino Aventuras” (em exibição pelo Disney Junior), busca obras originais destinadas ao segmento de animação. Precisamos de séries para os targets Toodler (0-3 anos), Pre-School (3-6 anos), Kids (6-10 anos) e Teens (11 – 14), também tendo interesse em roteiros de longa-metragem direcionados para todos os tipos de público.”

MIXER: “no FRAPA, a Mixer busca bons projetos de séries de ficção. Boas histórias, originais, de qualquer gênero”.

O2 FILMES: “séries de ficção (em aberto número de episódios e tempo de cada, assim como gênero); série de documentário (em aberto número de episódios e tempo de cada); programas factuais (moda/culinária/cultural que tenham um formato inovador)

PRIME BOX BRAZIL: “Por sermos uma programadora independente, nosso grande desafio é encontrarmos projetos para séries que sejam criativos e com orçamentos mais enxutos, independente do gênero. Estamos dispostos a arriscar em formatos fora do padrão do mercado, em linguagens, temas e gêneros.”

TV GLOBO: ” A TV Globo estará buscando projetos de séries em todos os formatos e também talentos individuais.”

TVZERO: “normalmente embarcamos nos projetos que nos movem de alguma forma. A TvZero escolhe poucos projetos e se envolve profundamente em todas as fases do processo criativo, do roteiro a finalização e lançamento, mas sempre respeitando a visão do diretor da obra. Nossos trabalhos realizados trazem em comum uma atração pelo não convencional e uma pegada pop. Sendo mais específico, seria bom termos um outro projeto de série de ficção. Vale dar uma entrada lá na nossa página para entender um pouco melhor da pegada dos nossos projetos.”

A Rodada de Negócios do FRAPA tem o diferencial de valorizar o roteirista/criador do projeto e possibilitar esta ponte com produtoras e programadoras de televisão.

Globo Filmes também irá participar do FRAPA. Outros canais e produtoras ainda podem ser confirmados na sequencia.

]]>
http://frapa.art.br/2016/saiba-o-que-os-canais-e-produtoras-estao-buscando-na-rodada-de-negocios/feed/ 0
RECAM DARÁ UMA BOLSA PARA PARTICIPAR DO FRAPA http://frapa.art.br/2016/recam-dara-uma-bolsa-para-participar-do-frapa/ http://frapa.art.br/2016/recam-dara-uma-bolsa-para-participar-do-frapa/#respond Tue, 05 Apr 2016 18:06:49 +0000 http://frapa.art.br/?p=321 Será concedida uma bolsa no valor de 500 dólares a um dos projetos regionais selecionados para o IV Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre

Publico foto

A RECAM (Reunión Especializada de Autoridades Cinematográficas y Audiovisuales del Mercosur) estará mais uma vez apoiando o FRAPA com o objetivo de facilitar a participação de projetos da Região do Mercosul entre pequenas produtoras.

O Programa de Capacitação PyMES/RECAM concederá 1 Bolsa de USD 500 (quinhentos dólares) a um dos projetos que participem do FRAPA (seja na Rodada de Negócios, Mostra de Curtas ou Concurso de Roteiro). Poderão solicitar a bolsa aqueles realizadores que forem selecionados pelo Festival e apresentem a documentação que respaldem a sua condição de pequena empresa. A empresa deverá pertencer a alguns dos países do MERCOSUL (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) ou Associados (Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Peru, Guiana e Suriname).

Se você está inscrito no FRAPA e pertence a alguns destes países pode solicitar a bolsa para custear todos os gastos de sua viagem.

Envie um email para frapa@frapa.art com o título “Bolsa RECAM” até o dia 5 de junho de 2016, que enviaremos o formulário de aplicação.

———————————————————————————————————————————————

RECAM BRINDARÁ UNA BECA PARA PARTICIPAR DEL FRAPA

Será otorgada a uno de los proyectos regionales seleccionados para el IV Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre

La RECAM (Reunión Especializada de Autoridades Cinematográficas y Audiovisuales del MERCOSUR) otorgará una beca a una PyME en FRAPA con el objetivo de facilitar la participación de proyectos del MERCOSUR.

El Programa de Capacitación PyMES/RECAM brindará 1 Beca de USD 500 a uno de los proyectos que participen del FRAPA. Podrán aplicar aquellos realizadores que hayan sido seleccionadas por el Festival y presenten documentación respaldatoria de su condición de pequeña empresa. La empresa deberá pertenecer a algunos de los Países Estado del MERCOSUR (Argentina, Brasil, Paraguay, Uruguay y Venezuela) o Asociados (Bolivia, Colombia, Chile, Ecuador, Perú, Guyana y Surinam).

Los seleccionados que deseen aplicar deberán enviar un e-mail a frapa@frapa.ar con el título ‘BECA RECAM’ antes del 5 de junio.

]]>
http://frapa.art.br/2016/recam-dara-uma-bolsa-para-participar-do-frapa/feed/ 0
INSCRIÇÕES ABERTAS! PREÇOS PROMOCIONAIS ATÉ 15/03 http://frapa.art.br/2016/inscricoes-abertas-precos-promocionais-ate-1503-2/ http://frapa.art.br/2016/inscricoes-abertas-precos-promocionais-ate-1503-2/#respond Fri, 19 Feb 2016 18:24:50 +0000 http://frapa.art.br/novo/?p=184 A quarta edição do FRAPA já tem data marcada: de 5 a 8 de julho de 2016. O evento volta a ter 4 dias de duração (de terça a sexta) e acontecerá novamente na Cinemateca Capitólio, no Centro de Porto Alegre. As inscrições já estão abertas e contam com preços promocionais até o dia 15 de março.

O FRAPA é uma realização da Coelho Voador e da Epifania Filmes.

Confira os preços para a edição 2016 e INSCREVA-SE AQUI:

]]>
http://frapa.art.br/2016/inscricoes-abertas-precos-promocionais-ate-1503-2/feed/ 0
CONFIRA QUEM JÁ PASSOU PELAS EDIÇÕES ANTERIORES DO FRAPA http://frapa.art.br/2016/confira-quem-ja-passou-pelas-edicoes-anteriores-do-frapa/ http://frapa.art.br/2016/confira-quem-ja-passou-pelas-edicoes-anteriores-do-frapa/#respond Fri, 19 Feb 2016 02:28:43 +0000 http://frapa.art.br/novo/?p=134 Em três edições, diversos profissionais renomados já passaram pelo FRAPA – nomes como Bráulio Mantovani (Cidade de Deus e Tropa de Elite 1 e 2), Fernando Castets (O Filho da Noiva e Heleno), Marcos Bernstein (Central do Brasil e Faroeste Caboclo), Fernando Bonassi (Carandiru e Cazuza – O Tempo não Para), Elena Soárez (Xingu e Casa de Areia), Pablo Stoll (25 Watts e Whisky), George Moura (O Rebu e Amores Roubados), Renê Belmonte (Se eu Fosse Você 1 e 2 e Assalto ao Banco Central), Carolina Kotscho (Dois Filhos de Francisco e A Teia), Luiz Bolognesi (Bicho de Sete Cabeças e Uma História de Amor e Fúria), João Ximenes Braga (Lado a Lado e Babilônia), Marcius Melhem (Os Caras de Pau e Tá no Ar), Thiago Dottori (VIPs e Psi), Marcelo Starobinas (Jean Charles), Aly Muritiba (Para Minha Amada Morta), José Roberto Torero (FDP e Pequeno Dicionário Amoroso), Max Mallmann (A Grande Família), Jasmin Ramadan (escritora do livro Soul Kitchen) e muitos outros.

Você pode conferir os sites das nossas edições anteriores para saber o que já foi abordado nas mesas de debate, conferir os roteiros e filmes premiados, bem como fazer o download de roteiros dos curtas selecionados para as duas primeiras edições da Mostra.

2013

2014

2015

 

]]>
http://frapa.art.br/2016/confira-quem-ja-passou-pelas-edicoes-anteriores-do-frapa/feed/ 0
NOVIDADES NO CONCURSO DE ROTEIRO http://frapa.art.br/2016/novidades-no-concurso-de-roteiro/ http://frapa.art.br/2016/novidades-no-concurso-de-roteiro/#respond Fri, 19 Feb 2016 02:15:15 +0000 http://frapa.art.br/novo/?p=131 Cada vez mais o mercado de séries ganha importância no mercado internacional e brasileiro. Pensando nisso, em 2016, além do concurso de roteiro para longas, o FRAPA também abre uma nova categoria: roteiro de pilotos para séries. Os 10 finalistas de cada uma das categorias vão apresentar seus projetos em pitchings abertos durante o FRAPA.

Outra novidade é com relação ao feedback da curadoria: TODOS os roteiros inscritos no Concurso, inclusive os que não forem semifinalistas, irão receber uma breve avaliação de seu roteiro na qual serão ressaltados pontos fortes e fracos.

Os vencedores – tanto dos concursos quanto dos pitchings – receberão prêmios em dinheiro, bem como o software Final Draft 9, no valor de 250 dólares. Outras premiações poderão ser anunciadas na sequência.

Participantes inscritos no Pacote Completo do FRAPA têm direito a inscrever um roteiro no concurso. Outros roteiristas também podem se inscrever somente no concurso, mediante pagamento de taxa de inscrição específica.

Para maiores informações sobre regulamento e inscrições do Concurso CLIQUE AQUI.

IMG_9909

 

]]>
http://frapa.art.br/2016/novidades-no-concurso-de-roteiro/feed/ 0
LANÇADOS CARTAZ OFICIAL 2016 E NOVA LOGOMARCA DO FRAPA http://frapa.art.br/2016/lancados-cartaz-oficial-2016-e-nova-logomarca-do-frapa/ http://frapa.art.br/2016/lancados-cartaz-oficial-2016-e-nova-logomarca-do-frapa/#respond Fri, 19 Feb 2016 02:11:06 +0000 http://frapa.art.br/novo/?p=129 A edição 2016 do FRAPA apresenta a nova comunicação visual do Festival. Com assinatura do artista visual Leo Lage, que já vem trabalhando com o FRAPA desde sua segunda edição, cartaz e logomarca trazem a rotina do roteirista como a marca do Festival.

O cartaz desta edição conta com ilustração de Bruno Arruda, da Segue Produtora, e exibe uma imagem vertiginosa, o próximo passo na corda bamba que atravessa o vazio, buscando o equilíbrio e a precisão. Leo Lage foi o responsável pela direção de arte, concept e finalização do cartaz.

A logomarca do festival apresenta como ícone uma cafeteira italiana, item clássico na vida dos roteiristas. O fato do café ter transbordado traz inúmeras possibilidades de interpretação: as ideias que borbulham, ultrapassam limites e, como Lage comenta, “um roteirista tão concentrado em sua história que colocou o café pra fazer e acabou esquecendo”.

A próxima edição do FRAPA ocorre de 5 a 8 de julho de 2016, na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre. Inscreva-se AQUI.

Id_Frapa

 

]]>
http://frapa.art.br/2016/lancados-cartaz-oficial-2016-e-nova-logomarca-do-frapa/feed/ 0