Convidados

image

ALEKSEI ABIB

Roteirista, script doctor e diretor, assinou os roteiros de “A Via Láctea” (46ª. Semaine Internationale de la Critique, Festival de Cinema de Cannes); do documentário “O Último Kwarup Branco” (Menção Honrosa no DOCSDF – Festival Internacional de Documentários da Cidade do México); e da novela “Água na Boca”, da Band. Em anos recentes, tornou-se um dos consultores de roteiro mais requisitados do Brasil, onde contam, entre outros, o script doctoring de “Elena” (Pré–indicado ao Oscar); “De Menor” (Melhor Filme, Festival do Rio; “Cine Construcción; Festival de San Sebastian e Biarritz); “O Último Cine Drive-In" (Prêmio da Crítica, Festival de Gramado) e o blockbuster “Mais Forte que o Mundo”. Foi consultor nas edições de 2009 a 2013 do Laboratório de Roteiros do Sesc, analista de projetos no Programa Ibermedia, em Madrid, e instrutor de roteiros para a Rede Globo no programa “Profissão Repórter”, do jornalista Caco Barcellos. É um dos autores do livro “Profissão Repórter”. Atualmente é coordenador do NETLAB e professor convidado de roteiro da EICTV, em Cuba.

image

ANDRÉ NOVAIS OLIVEIRA

Formado em História pela PUC-Minas e em Cinema pela Escola Livre de Cinema. Dirigiu e escreveu os curtas "Uma Homenagem a Aluízio Netto", "Fantasmas", "Pouco Mais de um Mês" e "Quintal", além dos longas "Ela Volta na Quinta" e "Temporada" (em fase de finalização). Seus filmes foram exibidos e premiados em diversos festivais e mostras como a Quinzena dos Realizadores em Cannes, Rotterdam, Fid Marseille, Indie Lisboa, Janela Internacional de Cinema de Recife, Gramado, Brasília e Mostra Tiradentes. No momento faz parte dos Núcleos Criativos (FSA) Família (da produtora mineira Filmes de Plástico e liderado pelo produtor Thiago Macêdo Correia) e Chapa Libre (da produtora paulista África Filmes, liderado pela diretora e roteirista Anna Muylaert). Seu último roteiro, "E os Meus Olhos Ficam Sorrindo", ganhou o segundo lugar na última edição do prêmio Guiões e está em fase de captação de recursos. Junto com Gabriel Martins, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia faz parte da produtora Filmes de Plástico (www.facebook.com/filmesdeplastico).

image

BRÁULIO MANTOVANI

Formado em Língua e Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-graduado em Roteiro Cinematográfico pela Universidade Autônoma de Madri, começou sua carreira em grupos de teatro, passando a escrever roteiros profissionalmente em 1987. Naquele ano, escreveu, com Maria Bacellar, "Carlota/Amorosidade". No início da década de 1990, trabalhou em Nova Iorque como assistente de câmera e assistente de direção do polonês Zbig Rybczynski nos telefilmes "The Orchestra" (1990), "Manhattan" (1991) e "Washington" (1991). De volta ao Brasil, escreveu o roteiro do curta-metragem "Palace II", em 2001, dirigido por Fernando Meirelles. A parceria se repetiu no longa "Cidade de Deus" (2002), um dos maiores sucessos de público e crítica do cinema brasileiro, indicado a quatro prêmios Oscar em 2004, incluindo roteiro. Também escreveu "Tropa de Elite" (2007), "Tropa de Elite 2" (2010), "Linha de Passe" (2008), "Última parada – 174" (2008) e "Albatroz" (2017). Na TV Globo, roteirizou seriados como “A Teia” (2014) e “Supermax” (2016).

image

CAROLINA KOTSCHO

Roteirista, formada em Artes Visuais, escreveu ao lado de Patrícia Andrade o roteiro de "Dois Filhos de Francisco" (2005), de Breno Silveira, uma das maiores bilheterias do cinema brasileiro da retomada, com mais de 5 milhões de espectadores. Depois disso, trabalhou no roteiro do longa "Paraísos Artificiais", de Marcos Prado, e escreveu o quadro "Te quiero América", série de 11 episódios exibidos no "Fantástico" (Globo), protagonizados por Denise Fraga e João Miguel e dirigidos por Luiz Villaça. Em 2009, escreveu o roteiro de "Flores Raras", longa de Bruno Barreto com Glória Pires. Também roteirizou o documentário "Quebrando o Tabu" (2011), de Fernando Gronstein; "Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho" (2013), de Daniel Augusto, e a série "A Teia" (2014) da TV Globo. Como produtora executiva, participou dos filmes "Albatroz" (2017) e "Não Pare na Pista".

image

DANIEL DODE

Colorista e supervisor de pós-produção. Em mais de uma década atuando na Inglaterra junto a alguns dos mais importantes broadcasters do mundo, bem como vários estúdios de pós-produção, especializou-se em narrativas de longo formato e acumulou larga experiência servindo clientes como BBC, Walt Disney Company, Discovery Channel, Channel 4 e MTV. Na Europa, foi responsável pela finalização da série "Wonders of the Universe" da BBC, indicada a dois prêmios BAFTA em 2012, além de assinar a montagem e a supervisão de pós-produção no longa-metragem "Il Cielo Sopra di Me", do premiado diretor Italiano Gian-Vittorio Baldi. No Brasil desde 2014, sua lista de créditos já inclui mais de uma dezena de filmes de longa metragem, além de diversas séries de TV. É sócio-diretor da POST FRONTIER, estúdio de pós-produção integrada, com sede em Porto Alegre.

image

DAVI DE OLIVEIRA PINHEIRO

Criado por lobos, Davi de Oliveira Pinheiro passou os primeiros anos de sua vida sem se comunicar com a humanidade. Seu primeiro grunhido conhecido foi o hermético "Porto dos Mortos", uma estranha incursão por diversos gêneros cinematográficos, incluindo o road movie e o horror. O longa fantástico ganhou o mundo, participando de 80 festivais internacionais, acumulando 18 prêmios, e sendo um dos primeiros filmes gaúchos a entrar no Netflix. Como roteirista, ele tem sido ao mesmo tempo um autor e um contratado - a segunda opção lhe agrada porque ajuda a entender a diferença entre a humanidade e os lobos e lhe faz pensar num regresso à natureza. Atualmente, produz o longa-metragem "Raia 4", dirigido por seu sócio Emiliano Cunha, mais sortudo e muito mais bonito que ele. Seu último trabalho conhecido foi "Another Empty Space", selecionado para 60 festivais e co-roteirizado com Leo Garcia. No momento, prepara-se para dirigir a série "A Bênção", para o Canal Brasil. Também desenvolve seu segundo longa-metragem "Grito", um dos finalistas do Guiões 2018, selecionado para o 8º Brasil Cinemundi e o X Bolívia Lab. Em 2014, Davi participou do Berlinale Talents.

image

ESMIR FILHO

Seu primeiro longa "Os Famosos e os Duendes da Morte" – distribuído pela Warner Bros – foi o vencedor do Festival do Rio 2009, além de ter sido selecionado para os festivais de Berlim e Locarno. Estreou nos cinemas do Brasil, França, Japão e Portugal. Seu curta "Alguma Coisa Assim" ganhou prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes 2006, enquanto "Saliva" (que também estreou em Cannes) foi escolhido para representar o Brasil na corrida para o Oscar 2008. É co-autor do hit "Tapa na Pantera", com mais de 10 milhões de acessos no YouTube. No comando da produtora Saliva Shots desde 2011, recebeu o prêmio de cinema da Academia de Letras em júri presidido por Nelson Pereira dos Santos. Em 2018, lança o longa "Alguma Coisa Assim", coprodução Brasil-Alemanha, continuação do curta homônimo premiado em Cannes. Seu terceiro longa "Verlust", co-produzido pela Globo Filmes e Casa de Cinema de Porto Alegre, com Andrea Beltrão e Marina Lima no elenco, encontra-se em fase de pós produção.

image

FILIPE MATZEMBACHER

Nascido em Porto Alegre em 1988, formado em Produção Audiovisual pela PUCRS. É um dos sócios-fundadores da produtora Avante Filmes, sediada em Porto Alegre. Em 2015, Matzembacher e Marcio Reolon lançaram seu primeiro longa-metragem "Beira-Mar", que estreou na Berlinale - Forum e foi premiado como Melhor Filme na mostra Novos Rumos do Festival do Rio. "O Ninho", série roteirizada e dirigida também pelos dois realizadores, foi lançada em 2016 em festivais, assim como distribuída no Brasil, França e Alemanha. Em 2018, Reolon e Matzembacher lançam seu segundo longa, "Tinta Bruta". O filme estreou na mostra Panorama do Festival de Berlim de 2018, onde ganhou dois prêmios de melhor filme - o Teddy Award e o CICAE art cinema Award. Desde então, o filme tem percorrido uma extensa carreira de festivais e tem seu lançamento comercial programado em diversos países para 2018 e 2019.

image

GERMANO DE OLIVEIRA

Montador e diretor graduado em Realização Audiovisual pela Unisinos, e mestre em Comunicação Social pela PUCRS. Sócio da Avante Filmes. Assinou a montagem de mais de vinte curtas-metragens e de oito longas-metragens, entre eles "Tinta Bruta" (Teddy Award no 68ª Berlinale) e "Beira-mar" (65ª Berlinale, Melhor Filme Novos Rumos no Festival do Rio), "Cidades Fantasmas" (Melhor Filme Brasileiro no 22º É Tudo Verdade), além da série "O Ninho" (exibida na programação do Berlinale Talents). Roteirizou e montou o longa-metragem "Música para Quando as Luzes se Apagam", de Ismael Caneppele (Prêmio do Júri no 50º Festival de Brasília, e de filme mais inovador no 49º Visions du Réel) e do curta "Sempre Partir" (25º FID Marseille). Dirigiu e escreveu os curtas-metragens "Um Conto à Deriva" e "Objetos". Em 2015, foi selecionado para o Talents Buenos Aires, e, em 2016, para o Berlinale Talents. Atualmente, monta os longas-metragens "Zona Árida", de Fernanda Pessoa, e "Verlust," de Esmir Filho, além de trabalhar no roteiro de seu primeiro longa-metragem como diretor, "Barões Detrás do Morro".

image

GIBA ASSIS BRASIL

Montador, roteirista e diretor, é um dos fundadores da Casa de Cinema de Porto Alegre e professor de Realização Audiovisual da Unisinos. Diretor do longa "Verdes Anos" (1984) e do longa em super-8 "Deu pra Ti Anos 70" (1981). Roteirista dos longas "Me Beija" (1984), "O Mentiroso" (1988) e "Super Colosso" (1995), das minisséries de TV "Agosto" (1993) e "Luna Caliente" (1998), e de curtas como "O Dia em que Dorival Encarou a Guarda" (1986) e "Barbosa" (1988). Montador dos longas "Real Beleza" (2015), "Tolerância" (2000), "Houve uma Vez Dois Verões" (2002), "O Homem que Copiava" (2003), "Meu Tio Matou um Cara" (2005), "Sal de Prata" (2005), "Saneamento Básico, O Filme" (2007), "Ó Pai Ó" (2007), "3 Efes"(2007), "Gigante, Como o Inter Conquistou o Mundo" (2007), "Nada Vai nos Separar" (2009), "Quase um Tango" (2009) e "Antes que o Mundo Acabe" (2009); montador de mais de 30 curtas, entre eles "Ilha das Flores" (1989). Na TV, trabalhou recentemente na montagem de séries como "Doce de Mãe" (TV Globo), vencedora do Emmy Internacional de Melhor Comédia em 2015.

image

HÉLIO DE LA PEÑA

Ator, roteirista, escritor e produtor, nasceu no Rio de Janeiro e formou-se em Engenharia de Produção pela UFRJ. Fundou o jornal Casseta Popular com Beto Silva e Marcelo Madureira em 1978. Em 1988, tornou-se redator de humor, sendo um dos criadores do "TV Pirata". Também foi um dos criadores, ator e redator do "Casseta & Planeta, Urgente!" (1992 a 2010) e "Casseta & Planeta Vai Fundo (2012). Peña criou e roteirizou a série “Paidecendo No Paraíso” (GNT), com direção de Rosane Svartman, baseada no livro “O Livro do Papai”, de sua autoria. Foi co-criador, autor e redator da série “Procurando Casseta & Planeta”, de Gualter Pupo, que teve a segunda temporada lançada no Multishow em abril de 2018. No cinema, foi ator e co-roteirista de “A Taça Do Mundo É Nossa”, de Lula Buarque (2003), e de “Seus Problemas Acabaram”, de José Lavigne (2006). Atuou em “Muita Calma Nessa Hora 2”, de Felipe Joffily (2014), e “O Amor Dá Trabalho”, de Ale McHaddo (2018). Foi roteirista, produtor e ator de “Correndo Atrás” (a estrear), com direção Jeferson De, adaptação do seu livro “Vai Na Bola, Glanderson” (2006). Nos palcos, está lançando o show "Crise no Show Bizzi", com Mu Chebabi.

image

IULI GERBASE

Mestra em Escrita Criativa e formada em Produção Audiovisual, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Dirigiu e roteirizou seis curtas-metragens, que circularam em festivais do Brasil e do exterior: "Pierre e a Mochila", "Férias", "Folha em Branco", "Tricô e Pitangas", "Só Isso" e "Confissão". É criadora e diretora da série infantil "Turma 5B", que terá sua estreia em 2018 - a série também foi semifinalista do concurso NetLabTV em 2014. Iuli também foi corroteirista da série de animação "X-Coração", lançada pela Disney XD e TV Brasil. Seu roteiro de longa-metragem "Mergulho" venceu em 2015 o primeiro lugar no Festival Internacional de Roteiros Guiões, em Portugal. Em 2016 e 2017, realizou duas edições da Oficina de Escrita Criativa para Mulheres. Fez assistência de direção em filmes como "Bio", de Carlos Gerbase. É uma das roteiristas da série “Todos Morrem no Fim”, em fase de desenvolvimento pela Prana Filmes.

image

JAQUELINE M. SOUZA

Formada em Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná, atua como produtora executiva, oficineira, roteirista e consultora. Produziu e roteirizou materiais para publicidade, web content, videoclipes e curtas-metragens. Contribuiu com textos, curadoria ou mediações para mostras como Trilogia Flamenca, Ciclo Vicent Price, Tati por Inteiro e Mostra de Cinema Contemporâneo realizadas pelo Sesc Paraná. Em 2015, fundou a Tertúlia Narrativa, espaço colaborativo de estudos, criação e aprimoramento de roteiros cinematográficos, do qual é roteirista e editora-chefe. Seus trabalhos mais recentes incluem o roteiro do documentário “A fome não tem Classe” selecionado para a 2º Mostra Sesc de Cinema e o roteiro de longa-metragem "Incubo", um dos contemplados no Edital de Desenvolvimento de Roteiros - Novos Roteiristas (2017) do Ministério da Cultura. Foi membro do comitê de seleção do Cabíria – Prêmio de Roteiro e do Júri Oficial do Concurso de Longa-metragem do FRAPA. Atualmente, trabalha no roteiro adaptado dos quadrinhos "Magra de Ruim", de Sirlanney Nogueira.

image

JORGE FURTADO

Roteirista e diretor, é um dos fundadores da Casa de Cinema de Porto Alegre. Alcançou grande sucesso de público e crítica com os curtas “O Dia em que Dorival Encarou a Guarda” (1986), “Barbosa” (1988) e, principalmente, “Ilha das Flores” (1989), com os quais recebeu centenas de prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Urso de Prata no Festival de Berlim de 1989. A partir dos anos 90 começou a trabalhar como roteirista para a TV Globo, onde escreveu e eventualmente dirigiu minisséries e dezenas de especiais, como “Agosto” (1993), “Decamerão – A Comédia do Sexo” (2009), “Luna Caliente” (1999) e mais recentemente "Sob Pressão", “Mister Brau” e "Doce de Mãe" (2014) - esta última vencedora do Emmy Internacional de Melhor Comédia em 2015. Roteirizou e dirigiu os longas de ficção como “O Homem que Copiava” (2003) e “Saneamento Básico, o Filme” (2007), além de documentários como “O Mercado de Notícias” (2014) e "“Quem é Primavera das Neves” (2017).

image

JULIA PRIOLLI

Formada em Jornalismo pela PUC-SP e roteirista com especialização em Columbia University. Julia atualmente é gerente de conteúdo original da Fox Networks Group e supervisiona a dramaturgia das séries "1 Contra Todos", "Me Chama de Bruna" e "Rio Heroes", além de todos os projetos originais da FOX Brasil que estão em fase de desenvolvimento. Roteirizou séries do canal GNT como "Lili, a Ex", "Tempero Secreto" e "De Perto Ninguém é Normal". É professora de roteiro no Centro Cultural b_arco e também atua como coordenadora e consultora dos Laboratórios do Prodav 4, através da Klaxon Audio Visual. Foi finalista do NETLABTV em 2014 com a comédia política "O Filho da Pátria". Também atua na formação do mercado audiovisual, como idealizadora e organizadora de laboratórios de roteiro com professores de Columbia University e New York University, como Alan Kingsberg, Joe Cacaci e Robin Epstein. Em 2014 produziu os workshops de direção e roteiro de Dan Attias ("Homeland", "Sopranos", "The Wire") e de David Zabel ("ER – Plantão Médico").

image

KAREN AKERMAN

Atua como montadora, diretora e produtora. É sócia da produtora independente Pela Madrugada. Seu trabalho como diretora, em parceria com Miguel Seabra Lopes, venceu mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Seus filmes foram exibidos em mais de 100 festivais, além de museus e galerias como a Tate Modern e o National Museum of Contemporary Art. Como montadora, colaborou em mais de 50 longas e curtas. Recentemente, montou "O Processo", de Maria Augusta Ramos (premiado na Mostra Panorama do Festival de Berlim, Melhor Filme no Visions du Réel, Prêmio do Público e Melhor Filme Sessão Silvestre IndieLisboa). Venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2010 na categoria Melhor Montagem de Documentário por "Simonal – Ninguém Sabe o Duro que eu Dei", e em 2015 por Melhor Montagem de Ficção por "O Lobo Atrás da Porta". Karen também ministra aulas de montagem e atua como consultora para filmes em fase de montagem. Organizou e curou as mostras Cinema de Montagem I e II. Como produtora, produziu mais de 20 curtas e coproduziu dois longas-metragens.

image

KRISHNA MAHON

Em mais de 20 anos de TV, participou da criação de séries como "Guia Politicamente Incorreto", “History Drink”, “Até Que a Morte Nos Separe”, "Sem Volta" e “Gigantes do Brasil’. Foi uma das criadoras de “O Infiltrado”, indicada ao Emmy Internacional em 2014 e vencedora do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Coproduziu a série “Caos” e a versão brasileira da série “Intervenção” para o A&E, ganhadora do Emmy de melhor série reality. Também trabalhou na Mixer e no Discovery Networks. Em 2008, produziu para o Discovery Channel os programas “Soluções Para o Trânsito” (indicado ao Emmy Internacional) e “Chico Mendes o Preço da Floresta”. Foi produtora executiva do “Chave da Casa”, finalista do festival É Tudo Verdade em 2009. Foi também diretora de conteúdo original do History, A&E, Lifetime e H2.

image

LARISSA FERNANDES

Roteirista e diretora de cinema. Formada em audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), pós-graduada em História e Narrativas Audiovisuais (UFG) e sócia da Panaceia Filmes, onde produziu os filmes “Sem Você”, “Atrás da História (ou no coração do filme)”, “É uma Vez”, “Faltam Duas Quadras” e “Julie, Agosto, Setembro”, que juntos somam mais de 40 prêmios. Produziu ainda cerca de outros oito curtas-metragens, além de escrever e dirigir o curta “Enquanto” e “Uma Carta para Heitor”, que já percorreu diversos festivais no Brasil e na América Latina. Quando assistente de direção trabalhou em mais de 12 curtas, no telefilme "A Estrada para o Oeste" e "Felipa e o Foguete" (co-produzido pela Globo Filmes), e também nos longas “Hotel Mundial”, “Paulistas” e “Bem Pra Lá do Fim do Mundo”. Atualmente está finalizando dois curtas-metragens, desenvolvendo a série de TV “Irene" e o longa-metragem “Solina”, com previsão de produção para 2019.

image

LILIANA SULZBACH

Diretora, produtora e roteirista, tem formação em jornalismo e ciência política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ciência da comunicação pela Universidade Livre de Berlim (Freie Universität Berlin). Foi co-autora de documentários para a Spiegel TV na Alemanha, coordenadora do núcleo de conteúdo da Zeppelin Filmes por doze anos, coordenadora nacional do INPUT (International Public Television) por dois anos e atualmente dirige a sua produtora Tempo Porto Alegre. Além das produções para cinema, seus filmes e séries foram produzidos e licenciados para canais como Spiegel TV, NDR e RTL (Alemanha), RBS TV, Canal Futura, Canal Brasil, TV Cultura, TVE e Netflix. Seu primeiro longa-metragem foi o documentário "O Cárcere e a Rua" (2004), premiado no 32º Festival de Gramado como Melhor Documentário e vencedor de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema Feminino (Femina) de 2005. Entre suas produções, destacam-se ainda "A Invenção da Infância", "Notas de Amor" e o projeto transmídia "A Cidade Inventada". Atualmente, finaliza o longa "O Ofício de Documentar".

image

MARCIO REOLON

Nascido em Porto Alegre em 1984, formado em Produção Audiovisual pela PUCRS. É um dos sócios-fundadores da produtora Avante Filmes, sediada em Porto Alegre. Em 2015, Reolon e Filipe Matzembacher lançaram seu primeiro longa-metragem "Beira-Mar", que estreou na Berlinale - Forum e foi premiado como Melhor Filme na mostra Novos Rumos do Festival do Rio. "O Ninho", série roteirizada e dirigida também pelos dois realizadores, foi lançada em 2016 em festivais, assim como distribuída no Brasil, França e Alemanha. Em 2018, Reolon e Matzembacher lançam seu segundo longa, "Tinta Bruta". O filme estreou na mostra Panorama do Festival de Berlim de 2018, onde ganhou dois prêmios de melhor filme - o Teddy Award e o CICAE art cinema Award. Desde então, o filme tem percorrido uma extensa carreira de festivais e tem seu lançamento comercial programado em diversos países para 2018 e 2019.

image

MARÍA ELENA MORÁN ATENCIO

Nasceu em Maracaibo, Venezuela, em 1985. Formada em Roteiro na EICTV, Cuba, e em Comunicação Social na Venezuela, é mestra e doutoranda em Escrita Criativa, na PUCRS. Autora do livro “Misceláneas del Desamparo”, tem contos publicados em antologias e revistas e atualmente prepara o que será seu romance de estreia. Entre seus curta-metragens como roteirista destacam-se “Honor al Mérito”, “Cebú” e “Estela”, selecionados e premiados em diversos festivais internacionais. É um dos roteiristas da série “Taxitramas”, da produtora Cubo Filmes, que vai estrear no final de 2018 no Prime Box Brazil, e corroteirista do longa-metragem “Livramento”, em desenvolvimento. Desde 2015 ministra oficinas de roteiro: EICTV (Cuba), Laboratório de Audiovisual do Porto Iracema das Artes (Fortaleza/CE), Universidade Positivo (Curitiba/PR), Criativas: oficina de roteiro audiovisual para jovens mulheres e Criativas: laboratório de desenvolvimento de projetos, em Porto Alegre.

image

MARCOS HINKE

Formado em Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná, é diretor, editor e roteirista. Sócio da produtora Usina Audiovisual. Seu curta-metragem de animação “Julieta de Bicicleta” foi selecionado em diversos festivais de cinema nacionais e internacionais como REDCAT International Children's Film Festival e Seattle Children's Film Festival, indicado ao Prêmio Brasil de Cinema Infantil, ao Prix Jeunesse Ibero Americano (ComKids) e ganhador do Prêmio de Público no Festival Divercine, no Uruguai. Em 2012, escreveu o curta para televisão "Abracadabra", dirigido por Fernando Severo e veiculado na RPC TV. Em 2015, fundou a Tertúlia Narrativa, espaço colaborativo de estudos, criação e aprimoramento de roteiros cinematográficos, do qual é roteirista e criador de conteúdo. Co-dirigiu o curta-metragem "Meu Querido Camaleão", lançado em 2017 e selecionado no Spark Animation no Canadá e na mostra competitiva do Anima Mundi 2017. Atualmente, trabalha no roteiro adaptado dos quadrinhos "Magra de Ruim", de Sirlanney Nogueira e contemplado no edital Prodav 05/2016.

image

MARIANI FERREIRA

Mariani Batista da Silva Ferreira iniciou sua vida profissional sendo trabalhadora doméstica. Em 2006, conquistou uma bolsa para estudar Jornalismo. Como jornalista, integrou por três anos a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, até decidir dedicar-se a sua carreira como realizadora. Seu primeiro filme como diretora e roteirista é o curta-metragem de ficção “Léo”, exibido em Cuba, no Festival Del Nuevo Cine Latino Americano de La Havana, e no México dentro do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara. Mariani também é produtora executiva e roteirista do documentário “O Caso do Homem Errado”. O filme é o primeiro longa dirigido exclusivamente por uma mulher negra a estrear no circuito comercial do Brasil desde 1984. Ela também também é roteirista da série “Necrópolis”, que estreia no canal Prime Box Brasil em 2018. É ainda uma das curadoras e organizadoras da Mostra Ela na Tela, que está em sua quarta edição.

image

MARINA POMPEU

Cineasta formada pela Universidade Federal Fluminense e pós-graduada em Realização Audiovisual pela Escola Superior de Audiovisual de Toulouse (França), teve passagem por produtoras brasileiras, produzindo conteúdo para canais como Nat Geo, Canal+, Nine Network e TLC. No campo de curadoria e programação, fez parte do Comitê de Seleção do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro por quatro anos e do Cinélatino Rencontres de Toulouse por dois anos, tendo também trabalhado no Short Film Corner, durante o Festival de Cannes. Em 2013, começa a trabalhar no Canal Brasil avaliando conteúdo nacional. Atualmente integra a equipe de Projetos, sendo responsável pela análise de roteiros, interface com produtoras e distribuidoras, negociação de contratos de coprodução e representação do canal em rodadas de negócios.

image

MARTON OLYMPIO

Diretor e roteirista, foi o autor da última temporada de "Cidade dos Homens​" (2018) e colaborador da série "Rio Negro"​ (2018), ambas para a TV Globo. Também escreveu o roteiro do novo filme de Tata Amaral, "Sequestro Relâmpago​" (2018). Começou sua carreira em dramaturgia para TV em 2010, com a série "Musas" (Canal Brasil). Em 2012, foi um dos contemplados no edital da Rio Filmes para série de TV com o seriado "Paixão Futebol Clube", também escrito e dirigido por ele. Em 2013, foi finalista do Programa Globosat de Roteiristas com o seriado "Perdidos". Roteirizou ainda os seriados "Natália"​ (TV Brasil, hoje exibido pelo Sony Spin), "As Canalhas" (GNT), "Santo Forte" (Moonshot/AXN) e "Jungle Pilots"​ (Giros/FOX). Em 2016, juntamente com Diogo Vilela, foi redator final do seriado "Prata da Casa​" (Canal FOX). Olympio escreveu e dirigiu os curtas "Coração Maneco​" e "Damas". No final de 2018, dirigirá a série "A Dona da Banca​", criada por ele e seu sócio, Rafael Leal​, na Dédalo Produções.

image

MIGUEL MACHALSKI

Nascido na Argentina, reside hoje em Barcelona e trabalha como roteirista, consultor e tutor de filmes dos mais diversos países. Em sua trajetória, assinou (ou co-assinou) mais de 20 roteiros cinematográficos de variados gêneros. Ministra anualmente entre 20 e 30 master classes e workshops, além de assessorar projetos na Europa, Ásia, África, Oriente Médio e América Latina. Publicou três livros: "Roteiro Cinematográfico: Uma Viagem Imprevisível", “El punto G del guión cinematográfico”, e “Stick To Your Story” (em inglês). Foi analista de roteiro de filmes como "Billy Elliot" (Stephen Daldry), "Femme Fatale" (Brian de Palma), "The Interpreter" (Sydney Pollack), "Saraband" (Ingmar Bergman), "Mar Adentro" (Alejandro Amenábar) e "Menina de Ouro" (Clint Eastwood). Como consultor de roteiro, trabalhou em "O Lobo Atrás da Porta" (Fernando Coimbra), "Divinas Divas" (Leandra Leal), "Joaquim (Marcelo Gomes)", "Pendular" (Júlia Murat), "Abrir puertas y ventanas" (Milagros Mumenthaler), "De jueves a domingo" (Dominga Sotomayor), "La playa D.C." (Juan Andrés Arango), "La tierra y la sombra" (César Acevedo). Mais informações em www.miguel-machalski.com.

image

PATRICIA ORIOLO

Roteirista, trabalha em televisão, publicidade e cinema desde 1991. Já trabalhou nas principais emissoras do Brasil criando conteúdo para programas em diversos formatos. Roteirista da série cômica “Mothern”, do GNT, indicada ao Emmy Internacional de 2007. Roteirista do doc-reality da TV Bandeirantes “A Liga”. Foi roteirista e codiretora do documentário "Caminhoneiros", selecionado para 31º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Roteirista-chefe da série de animação “Vivi Viravento” com direção de Alê Abreu, exibida pelo Discovery Kids. Coordenadora do núcleo de desenvolvimento selecionado pelo PRODAV da produtora Movie & Art de São Paulo, na série de animação “Saga Animal”. Coordenadora de desenvolvimento da série de animação “Senninha na Pista Maluca”, que será exibida pelo Gloobinho em 2019. Professora de roteiro da Academia Internacional de Cinema (AIC). Jurada e consultora nas três edições do concurso nacional NetLabTV. Especialista em escrita criativa pelo Instituto Vera Cruz. É autora do romance "A Balada do Louco" e da peça “A Vida Útil do Fósforo Queimado".

image

PAULA KNUDSEN

Roteirista e jornalista com 10 anos de experiência em televisão e cinema. Foi co-criadora de “Julie e os Fantasmas”, exibida pela TV Bandeirantes e Nickelodeon em 2011. A série ganhou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor programa infantil e foi indicada ao International Kids Emmy. Ela assina o roteiro do documentário “O Assassinato de Jean Charles”, realizado para o Discovery Latin America e indicado ao Emmy Internacional em 2011. Ao longo da carreira, desenvolveu e roteirizou dezenas de projetos de não-ficção para canais internacionais como Discovery Channel, NatGeo, History Channel, Futura e TNT, trabalhando em parceria com as produtoras O2 Filmes e Mixer. Paula concluiu em 2014 seu Mestrado em Roteiro pela University of Southern California como bolsista da Fullbright/CAPES. Atualmente é coordenadora de conteúdo do laboratório de séries de ficção da produtora Klaxon ministrado para os projetos contemplados no edital do PRODAV de desenvolvimento. Além disso, desenvolve projetos com as produtoras Primo Filmes, Panorâmica, Paranoid e Glaz.

image

PEDRO GUINDANI

Roteirista, diretor e produtor, nasceu em Porto Alegre em 1985. Dirigiu e escreveu os curtas "Os Olhos de Capitu" (2007) e "O Que Ficou pra Trás (2014) – pelos quais recebeu prêmios de melhor roteiro em festivais nacionais –, além do longa "Desvios" (2016), exibido no Festival de Gramado e no Bogocine, na Colômbia. Diretor do documentário curta-metragem "O Holandês Misterioso" (2008). Guidani integrou o Núcleo Criativo da Casa de Cinema de Porto Alegre em 2015 como roteirista. Roteirizou também série "Desconectados" (2012), veiculada no portal Terra e no canal Sony, e o documentário "Arena: a Construção de um Sonho" (2012), veiculado no BandSports. Como produtor executivo, realizou as séries "Bocheiros" (2014) e "Necrópolis", em pós-produção; o documentário "Terráqueos – Vestígios de uma Era Digital" (2014); os longas-metragens ficcionais "Depois de Ser Cinza" e "Raia 4", ambos também em pós-produção; e as três primeiras edições do FRAPA. É sócio da produtora Ausgang.

image

PEDRO MARQUES

Pedro de Lima Marques é um artista múltiplo. Diretor, roteirista, produtor, motion designer, compositor de efeitos visuais, diretor técnico e supervisor de pós-produção, tem na bagagem a direção e produção de programas de TV ("Galera de Atitude", "Qued na TV"), séries documentais ("Vida Fluxo", "Teatro de (r)Existe!") e inúmeros projetos comerciais para marcas nacionais e internacionais. Atualmente trabalha pós-produção de sua primeira série em animação, "Jogos de Inventar", e do seu primeiro longa-metragem de ficção científica, "Contos do Amanhã". É um dos roteiristas do projeto de sci-fi "O Fim da História", que envolve outros cinco autores. Como diretor técnico e supervisor de pós-produção, tem no currículo diversos longas, curtas, séries e comerciais de TV. É sócio da Bactéria Filmes e da Forno FX, empresa de pós-produção cinematográfica voltada para efeitos visuais e motion graphics para conteúdo. É membro da Academia Brasileira de Cinema desde 2017.

image

PEDRO PERAZZO

Roteirista baiano, graduado em cinema pela UFF e torcedor do Esporte Clube Bahia. Seu primeiro longa-metragem como roteirista, "Homem Livre" (2017, dir.: Alvaro Furloni) estreou na sexta edição do Olhar de Cinema e foi exibido na 41a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, entre outros festivais. Escreveu e co-dirigiu o curta-metragem “Menino da Gamboa” (2014), que passou por festivais importantes como Havana, Rio, Toronto e Valência. Para TV, escreveu as séries "Os Irmãos Freitas", uma produção da Gullane para o canal Space, com direção de Sérgio Machado e Aly Muritiba, sob supervisão artística de Walter Salles, com estreia prevista para 2019. Em pré-produção encontram-se as séries “Jungle Pilot”, para a produtora Giros e o Universal Channel; e a segunda temporada da série “Ouro Branco”, uma produção Barry Company para o canal Fox Premium e distribuição em toda América Latina. Atualmente, desenvolve seu primeiro longa como diretor, “Receba!”.

image

RAFAEL LEAL

Autor e produtor de cinema e televisão. Criador das séries "A Dona da Banca" (CineBrasilTV) e "Jungle Pilot" (Universal), roteirista do longa-metragem "Cedo Demais (Fox) e da série "As Canalhas" (GNT). Formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre em Artes da Cena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Leal dá consultoria de roteiro para produtoras de todo o Brasil. Sua produtora Dédalo, fundada em 2014 com Marton Olympio, foi contemplada com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (PRODAV) 3/2015 - Núcleos Criativos, que assegurou financiamento para o desenvolvimento de três séries originais e dois longa-metragens até 2018. Além disso, Rafael é professor da PUC-Rio, onde dá aula em disciplinas de Roteiro na Graduação em Letras/Formação de Escritores. Atualmente, desenvolve seu projeto de doutorado sobre Realidade Virtual e é diretor da GEDAR (Gestão de Direitos de Autores Roteiristas), uma sociedade de gestão coletiva de direitos autorais.

image

RAMIRO AZEVEDO

Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela UFRGS, teve seu primeiro contato com a área do audiovisual no Estúdio de Vídeo da FABICO. Em 2005, entrou no mercado de produção independente para cinema e televisão nas funções de produtor e assistente de direção. A partir de 2006 também passou a atuar em diversos eventos ligados à difusão cultural – mostras no Brasil e no exterior, 8ª Bienal do Mercosul e lançamento de filmes. Participou do Cine Esquema Novo 2006 - Festival de Cinema de Porto Alegre, como assistente de curadoria e, em 2009, passou a ser sócio organizador do evento. Fez parte da diretoria da APTC/ABD-RS no biênio 2009/2011. Em 2012, assumiu a Coordenação de Licenciamento da Box Brazil – programadora de TV por assinatura com sede em Porto Alegre. Hoje atua como Coordenador Geral dos canais Prime Box Brazil, Travel Box Brazil e Fashion TV, sendo responsável pela estratégia de programação e promoção dos canais, avaliação e contratação de projetos de produção e conteúdos para licenciamento.

image

SÉRGIO MACHADO

Nascido em Salvador, formou-se em jornalismo e começou a carreira no cinema com a direção de documentários. Foi assistente de direção em "Central do Brasil" (1998), de Walter Salles, e em "O Primeiro Dia" (2000), de Walter Salles e Daniela Thomas, e foi diretor-assistente e corroteirista de "Abril Despedaçado" (2001). Estreou na direção de longas em 2001 com o documentário "Onde a Terra Acaba", melhor documentário no Festival do Rio e nos festivais de Havana, Cuba, e Biarritz, França. Seu primeiro longa de ficção, "Cidade Baixa", foi selecionado para a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes de 2005 e venceu os prêmios de melhor filme e melhor atriz (Alice Braga) no Festival do Rio. Em 2002, codirigiu com Maurício Farias, para a TV Globo, a minissérie "Os Pastores da Noite". Também roteirizou filmes como "Madame Satã" (2002), em parceria com Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, "Tudo que Aprendemos juntos (2015)" e, em parceria com Eli Ramos, "A Luta do Século" (2016), melhor documentário no Festival do Rio 2016.

image

SYLVIA PALMA

Roteirista de cinema, TV e outras mídias, diretora de documentários, editora e jornalista. Mestre em Comunicação, Cultura e Educação, é diretora da Associação Brasileira dos Autores Roteiristas (ABRA) e Secretária Geral da Gestão de Direitos Autorais dos Autores Roteiristas (GEDAR). Sylvia também é docente do curso de pós-graduação em Roteiro de Cinema, TV e Documentário da Faculdade Hélio Alonso, da Academia Internacional de Cinema (AIC) e do Espaço Telezoom. Foi roteirista de seriados como "A Lei e o Crime" (TV Record) e "A Dona da Banca" (Cinebrasil). Assinou ainda o roteiro de documentários como "Caminho das Pedras", "Uruguai", "Vidigal Pop", "Angel Vianna" e "Top Model". Participou da criação da telenovela "O Sétimo Guardião", de Aguinaldo Silva (TV Globo), que estreia em 2019. Autora do musical infantil “Meu Amigãozão" e do espetáculo infanto-juvenil "Resende Evil", Sylvia atualmente escreve o seriado "Pigmaleão do Brejo" (TV Record). É consultora da área de documentários do Canal Futura/Rede Globo desde 2014.

image

TAÍSA ENNES MARQUES

Roteirista, diretora e montadora, formada em Realização Audiovisual pela Unisinos, Taísa é sócia-proprietária da Machina Filmes, produtora especializada em efeitos visuais e pós-produção de Porto Alegre. Trabalhou com montagem para jornalismo em redes de televisão de São Paulo e em estúdios de animação de Porto Alegre para então escrever, montar e co-dirigir com Rafael Duarte cinco curta metragens, entre eles "A Princesa", "Caçador" e "O Deus Neon", que juntos somam seleções em mais de setenta festivais internacionais e quinze prêmios e menções, além de exibições em canais de televisão. Em 2018 lança o curta "Mulher LTDA", que participa também da premiada antologia de terror "Histórias Estranhas". É montadora das séries "Alce & Alice", "Vida Fluxo" e "Necropolis", da Verte Filmes, da qual também é roteirista.

image

TATIANA LEITE

Formada em História da Arte pela Universidade Sorbonne, na França, e em Direito pela PUC-Rio, Tatiana foi coordenadora internacional do Festival do Rio entre 2000 e 2009. Trabalhou como curadora de várias mostras e festivais e foi coordenadora da Rio Film Commission e também assessora internacional da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro entre 2009 e 2013. Em 2012, criou a produtora Bubbles Project e desde então vem produzindo diversos filmes, muitos destes em coprodução com Europa e América Latina como “Pendular” de Julia Murat; “Benzinho”, de Gustavo Pizzi; “Familia Submersa”, de Maria Alché; “Nona”, de Camila Jose Donoso; entre outros, que foram premiados em festivais como Berlim, Sundance, Locarno e Karlovy Vary. Tatiana já foi selecionada para os workshops e encontros de coprodução PUENTES do EAVE, La Fabrique des Cinémas du Monde em Cannes, Paris Coproduction Village, Cinemart - Rotterdam International Film Festival, Berlinale Talent, BoostNL, Brasi, Cinemundi, e participa anualmente dos principais mercados de coprodução audiovisuais.

image

THIAGO DOTTORI

Roteirista desde 1999, escreveu roteiros para as séries “Destino: São Paulo” (HBO), “Entre o Céu e a Terra” (TV Brasil), “Desencontros” (Sony), “Trago Comigo” (TV Cultura), “2 Apês” (TV USP). Com Contardo Calligaris, escreveu todos os 43 episódios da série "Psi" (HBO), indicada ao Emmy Internacional de Melhor Série Dramática e Melhor Ator (Emilio de Mello). Com Cao Hamburger e Teodoro Poppovic criou a série “Pedro & Bianca” (TV Cultura), vencedora do prêmio de Melhor Série Infanto-Juvenil no Emmy Kids Awards (EUA) e Prix Jeneusse (Europa) em 2014. É co-autor da série “Segredos de Justiça”, também com Poppovic, exibida no Fantástico em duas temporadas. No cinema, é roteirista dos longas “Vips”, “Os 3”, “Trago Comigo” e “La Vingança” - e é roteirista de "Laços", primeiro live-action da Turma da Mônica, com previsão de lançamento em 2019. Atualmente é roteirista da TV Globo, onde escreve, com Antônio Prata, Chico Mattoso e Bruna Paixão a série “Pais”, com estreia prevista para novembro.

image

VANIA CATANI

Produtora mineira, iniciou sua carreira no final da década de 80. A partir da segunda metade da década de 90, com a Retomada do Cinema Brasileiro, voltou-se para a produção cinematográfica. Em 2000, fundou a produtora Bananeira Filmes. Reconhecidos no Brasil e internacionalmente, os filmes produzidos pela Bananeira somam 403 exibições em festivais de 48 países, onde receberam mais de 188 prêmios. Entre eles, "Clandestino" (2002), de Patrícia Moran, "A Festa da Menina Morta" (2008), de Matheus Nachtergaele, e os longas do ator e diretor Selton Mello: "Feliz Natal" (2008), "O Palhaço" (2011) e "O Filme da Minha Vida" (2017). Vania também fez a produção de diversos longas latino-americanos como "La Playa" (2012), de Juan Andres Arango Garcia; "El Ardor" (2014), de Pablo Fendrik; "Jauja" (2014), de Lisandro Alonso; e "Zama" (2018), de Lucrécia Martel. Neste ano, foi um dos nomes brasileiros convidados a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, entidade responsável por indicar e escolher os vencedores do Oscar.

image

VERA EGITO

Nascida em São Paulo, é formada pelo Curso Superior do Audiovisual da ECA-USP. Estreou seu primeiro curta-metragem, "Espalhadas pelo Ar", no Festival de Brasília de 2007, e seu segundo curta-metragem, "Elo", na Semana da Crítica do Festival de Cannes de 2009. Em ambos foi roteirista e diretora. Vera trabalhou nos roteiros dos longa-metragens "À Deriva" (2010), "Serra Pelada" (2014), ambos de Heitor Dhalia, e "Elis" (2016), de Hugo Prata. Em 2016 lançou seu primeiro longa-metragem como roteirista e diretora, "Amores Urbanos". O filme estreou no Festival Internacional de Miami e foi exibido nas salas comerciais do país. Vera também escreveu e dirigiu videoclipes para diversos artistas brasileiros como Céu, Arnaldo Antunes, Thiago Pethit e Tiê. Seu último clipe lançado foi "Lalá", de Karol Conká. Atualmente, Vera se dedica ao desenvolvimento de sua primeira série de ficção como diretora e roteirista geral em uma produção da HBO Originals.

image

WILLIAM BIAGIOLI

Produtor, roteirista e diretor, mora em Curitiba (PR). Tem graduação em Publicidade com ênfase em criação pelo Mackenzie-SP e especialização em cinema pela FAP-PR. Fez a produção e a curadoria das retrospectivas de Stanley Kubrick, Jacques Tati e de Luiz Sergio Person no festival Olhar de Cinema, além das curadorias da mostra Olhares Clássicos nos dois primeiros anos do evento. Realizou também a retrospectiva do cineasta francês Jean-Pierre Melville em 2017 com o apoio do Institut Française. Além disso, roteirizou e dirigiu os curtas-metragens "Curitiba: a Maior e Melhor Cidade do Mundo" (vencedor dos prêmios de Melhor Roteiro do Júri Oficial e do Júri Popular na Mostra de Curtas do FRAPA 2015) e "O Estacionamento", premiado nos festivais do Rio e no Curta Cinema de 2016. Seus filmes foram exibidos em festivais como Entreveus Belfort, Cartagena, Shorts Mexico, Curta Brasília, Mumbai Shorts, Kinoforum e Cinemateca Francesa.