Convidados

image

ALY MURITIBA

Aly Muritiba é formado em História pela USP e especialista em Comunicação e Cultura pela UTFPR. Roteirista, produtor e diretor, Aly Muritiba já dirigiu 9 curta metragens, um longa documentário, dois longas de ficção, com os quais já conquistou mais de 150 prêmios em festivais de cinema. Suas principais realizações são os curtas “A Fábrica” (vencedor de mais 60 prêmios em festivais nacionais e internacionais, nominado ao OSCAR 2013), “Pátio” (vencedor do É Tudo Verdade e selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes), “A Gente” (longa vencedor do DOK Leipzig, 2013) e “Tarântula” (curta selecionado no Festival de Veneza, 2015). Seu longa “Para minha amada morta” ganhou o Global Filmmaking Award do Sundance Institut e diversos prêmios no Festival de Brasília, incluindo o de melhor diretor, além de ter estado em festivais internacionais como San Sebastian, Amiens e Havana. “Ferrugem”, seu segundo longa de ficção está em fase de pós produção. O roteiro de “Barba Ensopada de Sangue”, de sua autoria, participou do Torino Film Lab e deve ser filmado em setembro de 2017. Em 2016, Aly dirigiu as séries de ficção "O Hipnotizador" – S2 (HBO) e "Nóis por Nóis" (TV Brasil). Atualmente, ele escreve a 2ª temporada de “Carcereiros” (Globo) e é professor de Roteiro na UNESPAR. Além de realizador, Aly Muritiba é diretor e produtor do Olhar de Cinema, Festival Internacional de Curitiba.

image

ANA CRISTINA PAIXÃO

Graduada (cum laude) em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Pós- Graduação em Marketing (IAG- Master) da PUC/Rio e MBA em Marketing pela ESPM. Começou na área profissional como redatora de promoções da Globosat trabalhando conceito e branding para o canal Sportv desde o seu lançamento, tendo recebido vários prêmios internacionais, incluindo Promax BDA e New York Festivals. Ana Cristina Paixão é atualmente a gerente de Conteúdo da NBCUniversal International Networks Brasil, responsável pela produção de conteúdo original e de chamadas.

image

ANA LUIZA AZEVEDO

Formada em Artes Plásticas pela UFRGS, é diretora, roteirista, produtora e fundadora da Casa de Cinema de Porto Alegre, tendo vasta experiência em cinema e televisão. Foi assistente de direção de vários filmes de longa-metragem de diretores como Carlos Reichenbach (“Bens Confiscados”), Carlos Gerbase (“Sal de Prata”) e Jorge Furtado (“O Homem Que Copiava”, “Meu Tio Matou Um Cara” e “Ilha das Flores”), com quem tem uma sólida parceria tendo codirigido “Barbosa” e “Quem É Primavera das Neves” e produzido “Houve Uma Vez Dois Verões”. Dirigiu o longa “Antes Que O Mundo Acabe” (Prêmio da crítica e o de melhor direção no II Festival Paulínia de Cinema), os curtas “Dona Cristina Perdeu A Memória” (Prêmio de melhor direção no 6º Festival de Recife.), “Três Minutos” (Seleção oficial do Festival de Cannes de 2000) e “Ventre Livre”, além do especial para a TV “Dia de Visita” (Globo) e das séries “Fantasias De Uma Dona de Casa” (RBS TV), “Mulher de Fases” (HBO) e “Doce de Mãe” (Globo), ganhadora do Prêmio Emmy Internacional de Melhor Série de Comédia.

image

CAROLINA RAPP

Carolina possui 10 anos de experiência no mercado audiovisual. É analista de desenvolvimento de conteúdo na Globo Filmes onde faz a análise crítica de projetos de documentário e ficção. Com passagem pelas produtoras Conspiração Filmes e Urca Filmes, acumulou cargos no departamento de produção executiva nas áreas de cinema, TV e Multiplataforma. Formada em Publicidade pela PUC-Rio, concluiu MBA em Gestão de Projetos no IBMEC e Pós-graduação em Film and TV Business na FGV.

image

CLAUDIA DALLA VERDE

Claudia Dalla Verde é roteirista graduada em Teatro na ECA/USP. Foi professora da Faculdade de Belas Artes e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente é professora de roteiro na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. No final dos anos 1980, passou a atuar como roteirista de televisão, tendo escrito muitos dos principais programas infantis da TV Cultura de São Paulo, dentre os quais se destacam "Rá-Tim-Bum", "Castelo Rá-Tim-Bum", "Mundo da Lua", "Glub Glub", "Xtudo", "Cocoricó". Depois, atuou como roteirista para o "Disney Club" e "Disney CRUJ", no SBT. Escreveu ainda Telecurso 2000 (FRM), "Turma do Gueto" (Record) e "Turma da Bolsa" (BOVESPA). Foi roteirista-chefe da série infantil "Fabulosas Coleções do Seu Gonçalo", lançada no ano passado pela TV Escola e indicada aos prêmios TAL TV como Melhor Programa Infantil e finalista do Festival Telas, 2016. Foi Líder do Núcleo Criativo da Asacine de Brasília, produtora com quem atualmente desenvolve o projeto de ficção jovem "Babilônia" (título de trabalho) para a TV Brasil.

image

CLAUDIA TAJES

Claudia Tajes é roteirista e escritora. Ela tem 13 livros publicados, como “Dez (Quase) Amores”, “A Vida Sexual da Mulher Feia”, “Por Isso Eu Sou Vingativa”, “Só as mulheres e as baratas sobreviverão” e “Sangue Quente”. Claudia já teve obras publicadas na França, Croácia, Itália, Sérvia e Portugal. Ela escreve uma coluna semanal para o jornal Zero Hora. Em 2011 teve seu livro Louca por homem adaptado para uma série no canal HBO chamada “Mulher de Fases”. Também roteirizou as séries “Antônia” e “Mandrake”. Atualmente Claudia é contratada da TV Globo e já constam diversos trabalhos para o canal, incluindo os quadros “A História do Amor” e “A Mulher da Sua Vida”, do Fantástico, e as séries “As Cariocas” e “Chapa Quente”. Também foi uma das roteiristas da novela “Êta Mundo Bom!”.

image

DAVI PRETTO

Graduado em Cinema pela PUCRS em 2008, seus curtas-metragens foram exibidos em festivais como Stockholm, Huelva, Tiradentes, Semana dos Realizadores, Montevideo, Kinoforum São Paulo e canais de televisão como Sportv, TV Brasil, TVE-RS, entre outros. Seu primeiro longa metragem CASTANHA teve sua estréia mundial na 64ª Berlinale – Forum e foi selecionado para festivais como Bafici (FEISAL – Menção Especial), Rio de Janeiro (Melhor Filme – Novos Rumos), Edinburgh, Hong Kong, Paulínia (Melhor Som), Las Palmas (Melhor Ator), Havana, Art of the Real (Film Society Lincoln Center), Genebra, entre outros. Seu segundo longa RIFLE teve sua estreia internacional na 67ª Berlinale – Forum e foi exibido em festivais como Brasília (Melhor Filme – Júri da Crítica, Melhor Roteiro e Melhor Desenho de Som), Jeonju (Grand Prize), FID Marseille, Salvador (Melhor Filme), Cine Esquema Novo (Prêmio Destaque), Semana dos Realizadores, entre outros. Em 2015, foi selecionado pelo Berlinale Talents. Também é produtor e programador da SESSÃO PLATAFORMA e diretor da PLATAFORMA:LAB, laboratório de filmes brasileiros em desenvolvimento, que teve sua 2ª edição em 2016.

image

DIONES CAMARGO

Dramaturgo e roteirista, graduado em Teatro pelo DAD/UFRGS, é autor de "Andy/Edie" (Prêmio Funarte de Dramaturgia 2005), "Último Andar" (Prêmio Funarte de Estímulo à Dramaturgia 2007), "Parque de Diversões" (Prêmio Açorianos de Teatro 2016 - Melhor Dramaturgia), "Teresa e o Aquário" (VIII Prêmio PalcoHabitasul - Melhor Roteiro), "9 Mentiras Sobre a Verdade", a trilogia "Hotel Fuck", "Os Plagiários" (Prêmio Açorianos de Teatro 2012 - Melhor Dramaturgia), "F.R.A.M.E.S." e "Fassbinder – o Pior Tirano é o Amor", entre outros. Seus textos já foram encenados por algumas das mais importantes companhias de teatro do RS e quatro deles também publicados e encenados no exterior. Paralelamente às atividades de escrita, o autor participa de projetos ligados à pesquisa em dramaturgia e sua relação com as multilinguagens, tais como o coletivo S E I S dramaturgos (formado por autores de seis capitais brasileiras) e o IDEOz coletivo. No cinema, é corroteirista do curta "O Último Dia Antes de Zanzibar", de Filipe Matzembacher e Márcio Reolon, e roteirista do longa-metragem "A Colmeia", baseado em sua peça homônima, com direção de Gilson Vargas.

image

EREZ MILGROM

Formado em publicidade pela ESPM e em cinema pela AIC (SP), Erez Milgrom teve breves passagens nas áreas de direção, produção e assistência de direção, atualmente dedicando-se à função de roteirista e analista de projetos, que desempenha no departamento de Cinema e TV da O2 Filmes. Pela produtora, participou do desenvolvimento de séries como “Lili, a Ex” (GNT), “Destino: Salvador” (HBO), “Felizes para Sempre?” (Globo) e das ainda inéditas “Rua Augusta” (TNT) e “Amigo de Aluguel” (Universal); e longas como “A Noite da Virada” (Dir. Fabio Mendonça), “Zoom” (Dir. Pedro Morelli) e os ainda inéditos “Malasartes e o Duelo contra a Morte” (Dir. Paulo Morelli), “Mulheres Alteradas” (Dir. Luis Pinheiro) e “Marighella” (Dir. Wagner Moura). É um dos roteiristas de “Carrossel, o Filme” (Paris Filmes).

image

FREDERICO PINTO

Frederico Pinto – Diretor e roteirista. Desde 2002 tem voltado grande parte de seu trabalho para o público infantojuvenil, realizando diversas obras em animação, documentário e ficção para esse segmento. De 2006 à 2009, foi professor de roteiro e direção do curso de Produção Audiovisual da Universidade Luterana do Brasil. Em 2014, lançou o longa As Aventuras do Avião Vermelho, uma adaptação do livro infantil de Erico Verissimo para desenho animado. Em 2015, foi supervisor de história da primeira temporada de Dino Aventuras, série infantil exibida no Brasil pela Disney Jr. e comercializada para diversos países da Europa e América Latina. Atualmente é supervisor de roteiro da série Tainá (Nick Jr.), consultor de roteiro da série Pedrinho e a Chuteira da Sorte (Globo Nordeste) e co-gestor do Laboratório de longas de animação PRODAV 04/2014 (Klaxon/Ancine).

image

GABRIEL GALLINDO

Em 2011 fundou a Storyland, boutique de roteiros. Diretor e roteirista de dois curtas premiados, um deles pelo Claro Curtas. Escreveu mais de 500 peças corporativas/publicitárias. Finalista do Edital de Desenv. da Prefeitura de SP 2013 e finalista de duas edições do Edital de Núcleo de Desenv. do FSA 2014 e 2015 com as séries ficcionais "Faculdade de Medicina" e "Positivo". Roteirista da série ficcional "Repulsão" do Núcleo Operahaus, vencedor do Edital de Núcleo de Desenv. do FSA 2015. Co-roteirista e co-diretor do longa ficcional “Com Quantos Caracteres Se Escreve Amor” com produção prevista 2018. Diretor e co-roteirista vencedor do Festival de Curtas TNT 2016 produzido pela Movie&Art. Roteirista da série ficcional "Matches" criada por Marcelo Andrade e Carol Castro adquirida pela Migdal Filmes com produção prevista para 2017. Parecerista do longa ficcional “Carlinhos & Carlão” da Migdal Filmes. Headwriter da série ficcional "Nanquim Descartável", contemplada pela Linha de Desenv. Prodav 04 do FSA pela Abaquar Produções em 2017. Diretor e Headwriter do "Canal 5 Minutos" da atriz e youtuber Kéfera Buchmann​.

image

GRAZIELA MORGADE

Jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO) e com cursos de extensão de roteiro para séries de TV pela Escola Internacional de Cinema, Estruturas Narrativas pela Roteiraria, Marketing Digital pela ESPM e Anatomy of Story de John Truby, a profissional acumula mais de dez anos de experiência nas áreas de produção e desenvolvimento de projetos para TV e Publicidade. Trabalhou como Supervisora da área de Entretenimento Multiplataforma da TV Globo onde fazia a supervisão artística de projetos para a TV Fechada e Web desde a fase de desenvolvimento dos roteiros até a produção. Atualmente é a Coordenadora da área de Conteúdo dos canais Universal, Studio Universal e Syfy, que é responsável pelos projetos para a TV, desde o desenvolvimento dos roteiros à produção, pela produção das promos para o ar e vídeos internos.

image

IANA COSSOY PARO

Iana Cossoy Paro é roteirista, mestre em meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP com a dissertação Escrever o som: busca pelo espaço do sonoro em roteiros audiovisuais. Formada em Cinema pela EICTV-Cuba com especialização na ESCAC - Espanha. Assistente do escritor, roteirista e consultor cubano Eliseo Altunaga desde 2009. Foi aluna na oficina “Como se cuenta un cuento”, ministrada por Gabriel García Márquez (2007). Assina com o diretor Marcelo Muller o longa Eu te Levo (Academia de Filmes, lançado em 2017). Foi professora de roteiro na ELCV- Santo André (2013 e 2014) e dá aulas no Ateliê Bucareste, no Espaço Itaú de Cinema, e aulas e assessorias de roteiro desde 2012 na EICTV . É membro do Coletivo Vermelha, grupo de realizadoras que estuda e promove ações relacionadas a participação e representação das mulheres no audiovisual, fundado em 2014.

image

JAMES V. HART

JAMES V. HART é um roteirista norte-americano e escreveu filmes que foram grandes sucessos de público nos Estados Unidos e no mercado internacional, dentre os quais se destacam: “Hook – A Volta do Capitão Gancho”, dirigido por Steven Spielberg e baseado em uma ideia do filho de James, Jake, então com apenas 6 anos; “Drácula de Bram Stocker”, dirigido por Francis Ford Coppola; “Os Muppets na Ilha do Tesouro”, dirigido por Brian Henson; e “Contato”, dirigido por Robert Zemeckis. Hart escreveu também “Vivendo na Eternidade”, “Frankenstein de Mary Shelley”, “Lara Croft: Tomb Raider”, “O Som do Coração”, “Reino Escondido”, a série “Crossbones”, entre outros. Em 2015, no Festival de Cinema de Austin, Hart lançou o Hart Chart (https://hartchart.com/), um software para análise de roteiros que ajuda a visualizar as emoções dos personagens em suas jornadas. Além disso, ele é um dos fundadores do Peter Pan Children’s Fund, organização filantrópica que apoia hospitais infantis, e é também um dos fundadores do conselho do Writer’s Guild Initiative  (https://www.writersguildinitiative.org/).

image

JANAÍNA FISCHER

Janaína Fischer é roteirista de tv e cinema. Bacharel em Publicidade (UFRGS), tem Especialização em Cinema (UNISINOS) e Mestrado em Comunicação (PUCRS). Escreveu séries como “Doce de Mãe” (2013, Rede Globo – vencedora do Emmy Internacional de Melhor série cômica 2015), “Vida de República” (2012, Canal Futura) e “Fora de Quadro” (2015, Canal Brasil) e nestas duas últimas também exerceu a função de Diretora. Fez parte do Núcleo de Roteiros da Casa de Cinema de Porto Alegre, onde continua desenvolvendo projetos. Atualmente vive e trabalha em São Paulo, onde desenvolve roteiros de longa-metragem na Querosene Filmes, escreve a websérie “Marias” na Dogs Can Fly, além de projetos em outras produtoras independentes.

image

JORGE GONÇALVES

Jorge Gonçalves é graduado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro e mestre em Comunicação Multimídia pela Universidade de Salamanca. Tem também pós-graduação em Gestão e Negócio Audiovisual pela Media Business School e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Começou a sua carreia como produtor transmídia na beActive. Em 2011, rumou a Londres para trabalhar como produtor executivo na Pure Grass Films, uma empresa do grupo Endemol. Em 2012 regressou a São Paulo para trabalhar no Bando Studio/Mosquito Project como gerente de projetos. Em 2013 assumiu a produção executiva e direção financeira do estúdio de animação Split Studio. Em 2015 foi convidado para trabalhar com política pública, tendo se juntado à equipe da Spcine, tendo atuando na empresa paulista como coordenador de desenvolvimento econômico, sendo o responsável pela concepção e gestão dos principais programas de investimento e de formação da empresa no período. Está desde o final de 2016 na Vitrine Filmes onde ocupa o cargo de Diretor de Negócios da distribuidora.

image

JULIA MURAT

Carioca formada em Design Gráfico pela UFRJ e em roteiro pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro, Julia Murat tem uma longa experiência como assistente de direção, assistente de câmera e montagem. Tem no currículo filmes como “Os Dias com Ele”, de Maria Clara Escobar, “Rio Sex Comedy”, de Jonathan Nossiter, “Maré, nossa História de Amor”, de Lucia Murat. Como diretora, realizou o documentário “Dia dos Pais” (2008), que teve estreia mundial no Festival Cinéma du Réel e brasileira na competitiva do É Tudo Verdade. Seu primeiro longa ficcional “Histórias que só existem quando lembradas”, estreou no festival de Veneza e foi selecionado para mais de 80 festivais no mundo, incluindo San Sebastian, Toronto, Rotterdam, New Directors New Films. “Histórias” ganhou 36 prêmios internacionais, e foi ainda vendido para vários países, incluindo EUA e França. “Pendular”, seu último filme, acaba de ser eleito pelo júri da Fipresci (Federação Internacional de Críticos) como o melhor filme da Panorama no Festival de Berlim 2017.

image

JULIANA ROJAS

Roteirista, diretora e montadora formada em Cinema pela Universidade de São Paulo. Escreveu e dirigiu, em parceria com Marco Dutra, os curtas "O LENÇOL BRANCO" (2005; Seleção Oficial Cinéfondation, Cannes 2005); "UM RAMO" (2007; Melhor Curta – Semana da Crítica, Cannes 2007) e "AS SOMBRAS" (2009), e os longas "TRABALHAR CANSA" (2011; Seleção Oficial Un Certain Regard – Cannes 2011) e "AS BOAS MANEIRAS" (Em finalização). Também escreveu e dirigiu os curtas "VESTIDA" (2008), "PRA EU DORMIR TRANQUILO" (2011; Melhor Curta - Toulouse) e "O DUPLO" (2012; Menção Honrosa – Semana da Crítica, Cannes 2012), e o longa “SINFONIA DA NECRÓPOLE” (2014; Prêmio do Júri de Melhor Filme – Gramado 2014 e Prêmio FIPRESCI – Fest. Mar Del Plata, Argentina). Participou da equipe de roteiristas das séries "SUPERMAX" (2016, Rede Globo) e "3%" - 2a temporada (em produção, Netflix). Além de realizar consultorias de roteiro particulares, participou como tutora dos laboratórios de projeto BRLAB (2014, 2015 e 2016), ICUMAN LAB (2013 e 2015) e Laboratório SESC/SENAC Novas Histórias (2015), e na EICTV-Cuba (projetos do 2a ano do curso regular – abril/maio de 2014). Também deu aulas de roteiro no curso regular da Academia Internacional de Cinema de São Paulo e em workshops da Escola Inspiratorium.

image

KIKO FERRAZ

Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-RS e em "Recording Engineering" pelo Musicians Institute, de Hollywood, dirige a Kiko Ferraz Studios, onde realiza a pós-produção sonora de filmes e séries, dublagem de jogos de video-game e produção de trilhas sonoras. É professor da ESPM-Sul desde 2007, em cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Foi supervisor de som das séries “Doce de Mãe” (TV Globo – vencedora do Prêmio Emmy International 2015 de melhor série de comédia), "Mulher de Fases" (HBO) e "Decamerão" (TV Globo), entre outras. Em cinema, assinou a supervisão de som dos longa-metragens "Ponto Zero", de José Pedro Goulart (Kikito de Melhor Som em Longa-Metragem no Festival de Gramado 2015), “Real Beleza” e “O Mercado de Notícias", de Jorge Furtado e "Prova de Coragem", de Roberto Gervitz, entre outros. Produziu ruídos de sala (foley) para mais de 50 longa-metragens, incluindo “Tatuagem”, de Hilton Lacerda, “Heleno”, de José Henrique Fonseca, “O Lobo Atrás da Porta”, de Fernando Coimbra, e "Meu Nome Não é Johnny", de Mauro Lima. Produziu a trilha sonora do longa-metragem "Os Famosos e os Duendes da Morte", de Esmir Filho (composta e executada por Nelo Johann).

image

LEO GARCIA

Leo Garcia é sócio da produtora de roteiros Coelho Voador e Mestre em Roteiro de Ficção para TV e Cinema (UPSA – Salamanca, Espanha). Escreveu e produziu o curta “Ed”, selecionado para mais de 100 festivais em 33 países – vencedor do Grande Prêmio Canal Brasil 2014 e com mais de 1 milhão de views na internet. Roteirizou as séries “Sapore D’Itália” (2011 - RBSTV e Globo Internacional), “Bocheiros” (2014 – TVE e Prime Box Brazil) e “Werner e os Mortos” (2017 – Canal Brasil). Leo venceu o Prêmio Santander Cultural para projetos de longas por duas vezes (2009 e 2011) e foi selecionado para o Berlinale Talents 2014, prestigiado programa do Festival de Berlim. Seu longa “Em 97 Era Assim”, no qual é roteirista e produtor, tem previsão de lançamento no 2º semestre de 2017. Três longas que Leo roteirizou estão em finalização: “Depois de Ser Cinza”, que foi gravado no Brasil e na Croácia; o drama histórico "Legalidade"; e o documentário “A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro”, no qual é diretor, roteirista e produtor. Leo é produtor do longa “Mateína”, coprodução com o Uruguai, com gravações agendadas para março de 2018. Leo é o idealizador e diretor-geral do FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, o maior festival de roteiro da América Latina.

image

LUCAS PARAIZO

Lucas Paraizo é roteirista de cinema e TV. Formado pela PUC-Rio e pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba, pós-graduado em roteiro pela Escola Superior de Cinema da Catalunya e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Autônoma de Barcelona. Na TV Globo, onde é contratado, escreveu as séries "A Teia", "O Caçador", "O Rebu", "Justiça" e "Sob Pressão". É autor do livro "Palavra de Roteirista” e do documentário “O Roteirista”. Atualmente é professor de roteiro nos cursos de cinema da PUC-Rio e da EICTV – em Cuba. No cinema escreveu "Laura", de Fellipe Barbosa, "Divinas Divas", de Leandra Leal, "El Aula Vacía", de Flávia Castro, "Aos Teus Olhos", de Carolina Jabor e "Gabriel e a Montanha", também de Fellipe Barbosa, selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes 2017.

image

LUIZ BOLOGNESI

Luiz Bolognesi é roteirista e diretor de cinema. É o autor dos roteiros dos filmes “Bicho de Sete Cabeças”,“O Mundo em Duas Voltas”, “Chega de Saudade”, “Terra Vermelha”,“As Melhores Coisas do Mundo”e “Amazônia, Planeta Verde”, compondo uma obra que foi premiada e exibida nos mais importantes festivais do mundo (Berlim, Veneza, Toronto, Locarno, Biarritz, Havana, entre outros), vendida para os cinco continentes e vista por mais de 40 milhões de espectadores pelo mundo.
Nos últimos anos desenvolveu também os roteiros dos longas-metragens: “Elis”, “Como Nossos Pais” e “O Rei das Manhãs”. Escreveu e dirigiu o longa-metragem de animação “Uma História de Amor e Fúria”, premiado como melhor filme em Annecy (França), o principal festival de animação do mundo – que lhe garantiu ampla trajetória internacional. Desde 1996, ao lado da também cineasta Laís Bodanzky, Bolognesi coordena os projetos Cine Mambembe, de cinema itinerante, e Cine Tela Brasil, de oficinas audiovisuais, promovendo o encontro entre cinema e educação nas comunidades de baixa renda em todo o Brasil.

image

MAÍRA BOSI

Mestra em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e formada pelo Curso de Realização da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, Maíra Bosi é produtora e pesquisadora na área de cinema. Dentre seus principais trabalhos, estão a série “Pedro & Bianca” (exibida pela TV Cultura e vencedora do International Emmy Kids Awards 2014 e do Prix Jeunesse 2014) e o longa-metragem “Praia do Futuro” (2014, Karim Aïnouz). Atualmente, atua como gerente de Desenvolvimento e Marketing da produtora paulista Coração da Selva, onde coordena o Laboratório de Desenvolvimento de Longas-Metragens.

image

MARCELO ANDRADE

Marcelo foi integrante convidado do EMIIE Lab, Laboratório de Narrativa Interativa, da SFU, Vancouver. É roteirista de Meus 15 Anos, lançado em junho de 2017, com direção de Caroline Fioratti, produção da Paris Entretenimento e distribuição Paris/Downtown. Seu segundo longa, escrito em parceria com Carolina Castro, com produção da Migdal Filmes e distribuição Paris/Downtown está em pré-produção. Atualmente desenvolve uma série para um canal de TV fechada. Ao longo de 2016, participou de dois núcleos criativos (Operahaus-SP e Dédalo-RJ) onde desenvolveu duas séries e um longa. Também é roteirista do projeto Música de Elevador, do Estúdio Radiográficos.

image

MARCIO REOLON

Marcio Reolon é diretor, roteirista e produtor. Em 2015, lançou seu primeiro longa-metragem, "Beira-Mar", com estreia na mostra Forum do Festival de Berlin, e premiado como melhor filme do Festival do Rio na mostra Novos Rumos. Em 2016 lançou a minissérie "O Ninho", exibida em festivais ao redor do mundo e distribuída na França e Alemanha. Atualmente finaliza seu segundo longa-metragem, GarotoNeon, vencedor do Hubert Bals Fund 2014 para desenvolvimento de roteiro. Também é produtor e curador dos festivais CLOSE e Diálogo de Cinema. Marcio é formado em Produção Audiovisual pela PUCRS, e sócio da produtora Avante Filmes.

image

MARINA MEIRA

Marina Meira é sócia-fundadora do núcleo de roteiristas Maquinário Narrativo, um dos primeiros empreendimentos do Brasil com foco exclusivo na criação e desenvolvimento de roteiros para Cinema e TV. Roteirista das séries “Terminadores” (Band, TNT e NETFLIX) e “A Qualquer Custo” (Wise Entertainment) e do longa-metragem “Ninguém ama ninguém… por mais de dois anos”, (Festival do Rio 2015, 39ª Mostra de SP). Escreveu para as séries infantis “Livros Animados” (Canal Futura – 3ª temp.) e “Ilha Encantada” (Prodav 05/2014). Cocriadora da série de animação “Albert no mundo dos porquês”, contemplada pelo 1º Programa de Desenvolvimento de Projetos da Prefeitura de São Paulo.

image

MARINA POMPEU

Cineasta formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduada em Realização Audiovisual pela École Supérieure d’Audiovisuel (ESAV) de Toulouse (França), teve passagem por produtoras brasileiras, produzindo longas-metragens, documentários e séries televisivas para canais como National Geographic, BBC, ARTE e Canal +. Especializada no campo de curadoria e programação, com foco no cinema brasileiro e latino-americano, fez parte do Comitê de Seleção do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro (Curta Cinema) por quatro anos e do Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse (Cinélatino) por dois anos, tendo também trabalhado no Short Film Corner, durante o Festival de Cannes. Em 2013, começa a trabalhar no Canal Brasil avaliando e negociando conteúdo nacional. Atualmente integra a equipe de Projetos, sendo responsável pela análise de roteiros, interface com produtores terceirizados, negociação de contratos de coprodução e por representar o Canal em rodadas de negócios e festivais de cinema.

image

MARÔ BARBIERI

Marô Barbieri nasceu em Bento Gonçalves (RS) e é formada em Letras, com Licenciatura Plena em Língua e Literatura Portuguesa e Francesa pela PUCRS. Como professora, deu aulas em importantes instituições de ensino de Porto Alegre como Instituto Educacional João XXIII, Colégio Santa Família, Colégio Menino Deus, Colégio Rosário e Colégio Israelita. É escritora e contadora de histórias. Autora de 27 livros, Marô destaca-se pelas obras voltadas ao público infantil mas, a partir de 2013 começa a produzir livros para público infanto-juvenil e adulto. Sua obra recebeu diversos prêmios (da Associação Gaúcha de Escritores e Troféu Palavra Viva do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal, entre outros) e ela foi convidada para participar de diversos eventos internacionais como Encuentro Internacional de Contadores de Histórias e do Maratón de Cuentos (Guadalajara, Espanha), 3º Fórum Mundial de Especialistas em Dramaturgia Infantil e Juvenil (Santiago,Chile), Rencontre Internacionalle de l´Éducadion Nouvelle (Bélgica) etc. Foi também criadora e produtora executiva dos I e II Encontro Interrnacional de Escritores/ Contadores de Histórias - “História é Para Contar” e patrona de 22 Feiras do Livro no Rio Grande do Sul. Além disso, é madrinha de três bibliotecas que tem o seu nome (em Santa Maria do Herval, em Morro Reuter e em Porto Alegre), membro da Academia Riograndense de Letras e membro do corpo de especialistas em leitura da Casa da Leitura (Proler/Fundação da Biblioteca Nacional).

image

MATHEUS COLEN

Produtor executivo e roteirista, atua há 10 anos no mercado audiovisual com passagens por BAND, SBT, CNU, Produção Independente (Canal Sony e Multishow) e emissora universitária. Lidera a Agência Origina, empresa que atua com foco no agenciamento de conteúdo audiovisual, representando obras e serviços de autores-roteiristas e produtores. É Diretor de Comunicação da ABRA - Associação Brasileira de Autores Roteiristas - desde 2015 e é sócio-fundador e Diretor de Comunicação da GEDAR - Gestão de Direitos de Autores Roteiristas.

image

OLIVIA RENAULT

Olivia é produtora de conteúdo da GloboNews, onde faz curadoria e acompanhamento de produção dos documentários coproduzidos e licenciados pelo canal. Formada em jornalismo, pelo IESB, e pós graduada em cinema documentário pela New York Film Academy, atua no mercado há 10 anos. Foi repórter de mídia impressa, Atendimento da produtora Cine Group, e produtora de telejornais da TV Globo e dos programas de entretenimento Big Brother e Estrelas.

image

RAMIRO AZEVEDO

Ramiro Azevedo - Coordenação Geral Prime Box Brazil e Fashion TV Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela UFRGS, teve seu primeiro contato com a área do audiovisual no Estúdio de Vídeo da FABICO. Em 2005, entrou no mercado de produção independente para cinema e televisão nas funções de produtor e assistente de direção. A partir de 2006 também passou a atuar em diversos eventos ligados à difusão cultural – mostras no Brasil e no exterior, 8ª Bienal do Mercosul e lançamento de filmes. Participou do Cine Esquema Novo 2006 - Festival de Cinema de Porto Alegre, como assistente de curadoria e, em 2009, passou a ser sócio organizador do evento. Fez parte da diretoria da APTC/ABD-RS no biênio 2009/2011. Em 2012, assumiu a Coordenação de Licenciamento da Box Brazil – programadora de TV por assinatura com sede em Porto Alegre. Hoje atua como Coordenador Geral dos canais Prime Box Brazil e Fashion TV, sendo responsável pela estratégia de programação e promoção dos canais, avaliação e contratação de projetos de produção e conteúdos para licenciamento.

image

RENATA CORRÊA

Renata Corrêa é roteirista e escritora. Com experiência em trabalhos de humor e com foco no público feminino já trabalhou, entre outros projetos, como roteirista na adaptação para o cinema do livro "Mãos de Cavalo" que se tornou o filme "Prova De Coragem", nos programas televisivos "15 Minutos", "Furo MTV" e "Comédia MTV" (Prêmio APCA de melhor programa de humor em 2010), na série de ação "Vira Lata" (TV Globo/ Prodigo Films), no programa de entrevistas "Sala de Cinema" (TV Sesc), no programa infanto-juvenil "Gaby Estrella" (Gloob/Chatrone/Panorâmica), indicado ao Emmy Kids Awards em 2014, e na série "Perrengue" (MTV/Viacom/Leonor Filmes). Como diretora e roteirista realizou o documentário "Clandestinas" (Independente, 2014), selecionado para o Festival France Amerique Latine. Atualmente colabora com o programa "Greg News" (HBO) e é roteirista residente do programa "Adnight" (Tv Globo)

image

SÉRGIO BRANCO

Cofundador e diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio). Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Pesquisador convidado do Centre de Recherche en Droit Publique da Universidade de Montréal. Autor dos livros “Direitos Autorais na Internet e o Uso de Obras Alheias”, “O Domínio Público no Direito Autoral Brasileiro – Uma Obra em Domínio Público” e “O que é Creative Commons – Novos Modelos de Direito Autoral em um Mundo Mais Criativo”. Especialista em propriedade intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Pós-graduado em cinema documentário pela FGV.

image

SILVIA LOURENÇO

Sílvia Lourenço estreou no cinema como atriz em 2004, no longa "Contra Todos", de Roberto Moreira, primeiro filme da Coração da Selva, produtora paulista na qual ela hoje trabalha como roteirista. Começou escrevendo como colaboradora de Luiz Bolognesi nos longas "Uma História De Amor e Fúria" (dirigido por Luiz Bolognesi) e "As Melhores Coisas do Mundo" (dirigido por Laís Bodansky). Também colaborou com Luiz Carvalho no longa "Como Esquecer?" (dirigido por Malu de Martino) e com o cineasta carioca João Jardim na série documental "Família é Família" para o canal GNT. Como roteirista-chefe, assinou o longa "Insubordinados" (dirigido por Edu Felistoque) e a série "Condomínio Jaqueline" (dirigida por Roberto Moreira e Luciano Patrick para a FOX). Atualmente, escreve o longa "O Luto de Joana" em parceria com a diretora gaúcha Cristiane Oliveira, além de integrar o núcleo de desenvolvimento criativo da produtora Coração da Selva.

image

TATIANA NEQUETE

Mestre em Cinema e Audiovisual Contemporâneos pela UPF (Barcelona), Tatiana Nequete trabalha há mais de dez anos como diretora, roteirista e editora de filmes e séries. Seu primeiro trabalho As Férias de Lord Lucas participou dos mais importantes festivais de audiovisual infantojuvenil ao redor do mundo, tendo ganhado importantes prêmios em alguns dos principais festivais infantojuvenis do mundo, como o Prix Jeunesse, na Alemanha e em sua versão Iberoamericana, na Mostra de Cinema infantojuvenil de Florianópolis, no FICI, e no festivalzinho de Vitória. Sua tese de mestrado estuda a criança em frente às câmeras, analisando técnicas de direção de atores mirins e o impacto psicológico do trabalho infantil no audiovisual. Dois dos capítulos de sua tese foram apresentados em congressos de psicanálise Winnicottiana, sendo que um deles foi publicado no livro Interlocuções na Fronteira entre a Psicanálise e a Arte. Além disso, participou como palestrante do Encontros de Cinema e do Festival Comkids, em 2015. Assinou os roteiros da vigésima primeira temporada da série Pandorga, em 2013 e da série Turma 5B (TVE-RS). Atualmente trabalha como consultora de roteiro da segunda temporada da série infantil uruguaia Los Paleodetectives.

image

TIAGO BELLO

Graduado em cinema com especialização em som e montagem pela Unisinos, trabalhou em curtas, longas, documentários e instalações sonoras nos últimos dez anos. Alguns de seus filmes como sound designer e mixador (Castanha, Beira-Mar, El Auge Del Humano, Rifle) estrearam em festivais como Berlim, Veneza e Locarno. Tiago recebeu os prêmios de Melhor Som de Longa Metragem no 6º Festival de Paulínia e no 49º Festival de Brasília. Também os kikitos de Melhor Som de Curta Metragem no Festival de Gramado nos anos de 2013 e 2015. Participou dos laboratórios do Berlinale Talents e Buenos Aires Talents, selecionado para o sound studio em ambos. Atualmente faz parte do coletivo sonoro Gogó, com base em Porto Alegre, sul do Brasil.

image

TIAGO REZENDE

Tiago Rezende trabalha como roteirista, diretor e produtor executivo. Sócio-fundador da VERTE filmes. Um dos criadores, além de roteirista e diretor nas séries “Werner e os Mortos” (Canal Brasil) e “O Complexo” (Cine Brasil TV). Roteirista e produtor executivo na série “Horizonte B” (Netflix / TVE) e no longa-metragem “Mar Inquieto” (2016). Roteirista e diretor na série “Alce & Alice”, e diretor e produtor executivo na série “Necrópoles” (Prime Box Brazil). Co-criador do projeto “Avestruz de Férias”, contemplado para desenvolvimento na chamada pública Prodav 04 – 2013. Participa como roteirista do núcleo de criação da Casa de Cinema de Porto Alegre.

image

VICTOR LOPES

Victor Lopes é diretor, roteirista, e produtor de cinema e TV. Dirigiu o curta-metragem “Bala Perdida” e os longas “Língua”, “Eliezer Batista”, “Agamenon”, “Serra Pelada, a Lenda da Montanha de Ouro” e “Betinho, A Esperança Equilibrista”, vencedores de 34 prêmios nacionais e internacionais. Na televisão, dirigiu séries e programas para Canal Plus, History Channel, Arte-France, GNT, Multishow, Futura e Rede Globo. Lopes atua também como professor e consultor tendo participado de eventos de formação em instituições como Fundação Roberto Marinho, SESC, Instituto Camões, Universidade de Lagos (Portugal), Universidade de Roveretto (Itália), UERJ, Instituto de Artes do Pará, Universidade da Amazônia, entre outros. Foi professor titular da cadeira de Desenvolvimento de Projetos e Técnicas de Pitching do curso de MBA de Cinema da Fundação Getúlio Vargas e da Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Coordena as sessões de Pitching do RioContent Market desde a primeira edição, em 2011. Em paralelo, participa de laboratórios de projetos em vários estados do Brasil, em parcerias com diversas instituições públicas e privadas, além de canais de Televisão, como no caso dos projetos Globolab e Netlab. Em 2016 funda a Faro Formatos, produtora de conteúdo para o mercado audiovisual.

image

YASMIN THAYNÁ

Yasmin Thayná é cineasta e diretora formada pela Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu. Dirigiu "Kbela, o filme”, uma experiência sobre ser mulher e tornar-se negra, filme que passou em diversos festivais por todo o Brasil e lhe garantiu a participação na Sessão Black Rebels na última edição do Festival de Roterdã e no FESPACO. Além disso, dirigiu "“Batalhas”, filme sobre o primeiro espetáculo de funk no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e a série "Afrotranscendence", sobre artistas negros brasileiros. Curadora de diversos festivais e eventos pelo Brasil, Yasmin Thayná é fundadora do Afroflix, plataforma de distribuição de conteúdos audiovisuais produzidos por profissinais negros e é também pesquisadora de audiovisual no ITS Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro).