Regulamento

REGULAMENTO OFICIAL – MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS FRAPA

 

1) A primeira edição do FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre acontecerá na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, dos dias 2 a 9 de novembro, no Santander Cultural.

 

2) Os filmes inscritos na Mostra Competitiva deverão obedecer os seguintes critérios:

I) Possuir até 25 minutos de duração, incluindo créditos.

II) Possuir formato digital em FULL HD para exibição.

III) Ter sido finalizado após janeiro de 2012.

 

3) A inscrição se dará mediante preenchimento do formulário online no site do FRAPA, envio do roteiro, e do link do filme (Vimeo, Youtube). Caso o vídeo tenha senha condicionando o acesso, a mesma deverá ser informada no ato da inscrição.

I) Serão aceitos filmes de ficção, documentário ou animação.

II) Quando o filme estiver em outro idioma que não seja o português, deverá obrigatoriamente estar
 legendado em português, inglês ou espanhol.

III) Serão aceitos roteiros apenas em português, inglês ou espanhol.

IV) Os roteiros devem ser enviados em formato PDF.

 

4) As inscrições ficarão abertas até às 23h 59min do dia 12 de outubro de 2013.

 

5) A seleção ficará a cargo de uma curadoria composta por profissionais do meio cinematográfico, convidados pela direção do festival. Este comitê tem liberdade para definir seus próprios critérios de avaliação e seleção, levando em conta que o  foco da seleção será nos roteiros dos filmes.

 

6) A Direção do FRAPA tem autonomia para prorrogar ou não, o prazo de inscrição de acordo com a necessidade do evento.

 

7) Os filmes de curta-metragem selecionados deverão ser entregues à organização do FRAPA, impreterivelmente até a data 30 de outubro, mediante link para download ou HD externo, que será devolvido pela produção após a realização do festival. O arquivo do filme para exibição deverá estar em digital – formato full HD (MOV-H264), som dolby 5.1 ou 2.0 (estéreo).

 

8) No ato da inscrição, o Responsável pela mesma autoriza o FRAPA, através de seus organizadores, de divulgarem a exibição do filme, por meio de fotos, frames e/ou trechos do curta-metragem, bem como os nomes relacionados na ficha técnica.

 

9) Os filmes selecionados para a Mostra Competitiva concorrerão a:

I) melhor roteiro

II) melhor personagem masculino

III) melhor personagem feminino

IV) melhor diálogo

V) melhor cena

VI) melhor final

VII) melhor título

VIII) prêmio surpresa escolhido pelo júri

 

10) Todos os roteiristas dos filmes premiados, além de troféu, irão receber a versão TOP do Story Touch, um software completo de criação e desenvolvimento dramático, elaborado pelo STORY TOUCH, apoiador do FRAPA.

 

11) A escolha dos premiados em todas as categorias citadas acima será feita por um corpo de jurados composto pelos membros das mesas de debate, profissionais renomados da área e convidados pela direção do festival. Os nomes dos Integrantes do Corpo de Jurados será divulgado no ato de premiação.

 

12) O resultado das premiações do júri será divulgado na cerimônia de encerramento e premiação. As Comissões de Seleção e de Premiação são soberanas em suas decisões, não cabendo recursos.

 

13) Os realizadores encarregados das inscrições das obras audiovisuais devem ter a garantia da obtenção e liberação de direitos conexos relativos à inclusão de obras musicais e audiovisuais e imagem e som de voz de indivíduos porventura incluídos na obra inscrita, sendo inteiramente responsáveis por quaisquer ônus decorrentes da ausência de tais liberações.

 

14) Situações excepcionais ou casos omissos a este regulamento serão decididos pela direção do FRAPA.

 

FRAPA – Festival de Roteiro de Porto Alegre

frapa@frapa.art.br

Realização

Apoio

Fantaspoa Produções