Convidados

image

ANA JOHANN

Roteirista e cineasta, Ana Johann tem especialização em documentário pela Universidade de Barcelona e é Mestra em Comunicação e Linguagem pela Universidade Tuiuti do PR. Foi uma das três vencedoras do Concurso de Roteiros do FRAPA – Festival de Roteiros Audiovisuais de Porto Alegre - em 2015, com o projeto “Terrestre”, longa-metragem escrito em parceria com Alana Rodrigues, que será dirigido pelo renomado diretor Sergio Bianchi. No ano passado lançou o livro “A construção do poético no roteiro cinematográfico”. Dirigiu e roteirizou quatro filmes. Um Filme para Dirceu (2012), seu primeiro longa-metragem, foi prêmio especial de júri no 45° Festival de Brasília de Cinema Brasileiro e passou por importantes festivais no exterior e Brasil, entre eles Mostra Internacional de SP, Festival de Tiradentes e DOCsDF no México. O filme Notícias da Rainha (2013) ganhou os prêmios de melhor filme e melhor roteiro no 8° Encontro de Cinema e Vídeo dos Sertões e melhor documentário Ibero-americano no FEMCINE – Festival de Cinema de Mulheres no Chile, e Melhor direção de arte e Designer sonoro no 8° Cine-PE. Seu segundo longa-metragem, “O que nos olha” e seu primeiro curta de ficção “Você ainda não está morta” estão em fase de finalização. Atualmente Ana é professora da faculdade de cinema Unespar, na disciplina de roteiro. É também realizadora, empreendendo seus próprios projetos com a sua produtora, a Capicua Filmes e criações (www.capicua.com.br).

image

DAVID FRANÇA MENDES

Roteirista nascido no Rio de Janeiro, iniciou seu trabalho no cinema roteirizando e dirigindo curtas-metragens, ganhadores de prêmios como o de Melhor Diretor no festival de Gramado e de Melhor Roteiro no festival de Brasília, entre outros. Seu primeiro longa-metragem foi o documentário “2000 Nordestes” (2001). Foi roteirista de longas como “Corações Sujos”, “O caminho das nuvens” (roteiro foi um dos três finalistas do Prêmio NHK-Sundance), e “Um Romance de Geração” – neste último também foi diretor. Escreveu as séries de TV “Quase Anônimos” (Multishow) e assinou os roteiros da segunda temporada de “Copa Hotel” (GNT). Atualmente, David prepara-se para estrear duas séries de TV, “A Garota da Moto” (FOX e SBT) e “Um Belo Dia Resolvi Mudar” (Canal Brasil). Em 2013, ganhou o Prêmio Especial de Cinema da Academia Brasileira de Letras e o Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Roteiro Adaptado (por “Corações Sujos”). É professor de roteiro há dez anos. Desde agosto de 2015, é Diretor de Criação e Roteirista-chefe na Mixer.

image

DOC COMPARATO

Doc Comparato é médico, dramaturgo, roteirista e escritor. Foi fundador da Casa de Criação da Rede Globo. Seus trabalhos abrangem o teatro, o cinema e a televisão tanto no Brasil como no exterior. Sua carreira teve início no ano de 1978. Possui sete prêmios internacionais de roteiro, destacando-se a medalha de ouro do New York Films and Television Festival, e seu trabalho de co-autoria numa minissérie com o prêmio Nobel Gabriel García Márquez. Trabalhou também com outros dois ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura: Mario Vargas Llosa e José Saramago. Doc também assinou as primeiras séries e minisséries da TV brasileira, que se tornaram clássicos. Como didata e teórico em dramaturgia, escreveu o livro Da Criação ao Roteiro, pioneiro desta matéria em vários continentes. Seu último cargo universitário foi em 2004, quando foi professor de Roteiro da Escola de Cinema de Berlim. Atualmente Doc vive no Rio de Janeiro e continua ministrando seminários e conferências pelo mundo.

image

EDUARDO RACCAH

Eduardo Raccah graduou-se na HfK Bremen, Alemanha no curso de Novas Mídias com especialização em Vídeo Arte. De 2005 a 2013 esteve a frente do atelier produtora Kfofo Productions atuando na área de produção e comercialização de obras e produtos audiovisuais. Desde 2013 é assessor internacional da Spcine.

image

GABRIEL FACCINI

Produtor, diretor e roteirista, Gabriel Faccini é formado em Realização Audiovisual pela Unisinos. Depois de um início de carreira focado na realização de documentários, voltou sua pesquisa para a narrativa seriada. É um dos criadores, roteirista e diretor da série "Werner e os Mortos", que levou o prêmio de melhor piloto de ficção no Festival Internacional de Televisão de 2013 e tem sua primeira temporada em processo finalização, com data de estréia para o segundo semestre de 2016, no Canal Brasil. É também co-criador e roteirista da minissérie "Horizonte B" (TVE), das séries "O Complexo" (Cine Brasil TV), "Avestruz de Férias" (contemplado no PRODAV/04, 2013) e roteirista das séries "Alce & Alice" e "Necrópoles" (Prime Box Brazil). Gabriel é sócio fundador da Verte Filmes.

image

HILTON LACERDA

Nascido na cidade do Recife, Hilton Lacerda iniciou sua carreira escrevendo o roteiro do filme “Baile Perfumado” (1996, Dir. Paulo Caldas e Lírio Ferreira, com quem Hilton divide o roteiro). Também se destacou pelos roteiros dos filmes dirigidos por Cláudio Assis: “Amarelo Manga” (2002), “Baixio das Bestas” (2006), “Febre do Rato” (2011) e “Big Jato” (2014). Roteirizou, ainda, “Árido Movie” (2005, Dir. Lírio Ferreira), “A Festa da Menina Morta” (2008, Dir. Matheus Nachtergaele) e “FilmeFobia” (2009, Dir. Kiko Goifman), entre outras produções. Todos exibidos com destaque em festivais nacionais e internacionais de prestígio como Cannes, Berlim, Locarno, Roterdã, Havana, Bafici, Cannes, Brasília, Gramado, Festival do Rio e Mostra Internacional de São Paulo. Dirigiu o documentário “Cartola – Música Para os Olhos” (2007, parceria com Lírio Ferreira). Estreou na direção de longa de ficção com “Tatuagem” (2013), filme que também escreveu, grande vencedor do Festival de Gramado de 2013. Atualmente lidera o Moedor, núcleo criativo de séries para a televisão

image

INÉS BORTAGARAY

Inés Bortagaray (Uruguai, 1975) é co-roteirista dos longa-metragens “Una novia errante” e “Mi amiga del parque” (Ana Katz, 2006 e 2015). Com o roteiro deste último, ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance de 2016. É também co-roteirista de “La vida útil” (Federico Veiroj, 2010) e “Mujer conejo” (Verónica Chen, 2011). Participou da redação do roteiro de “Alivio de luto” (junto a Guillermo Casanova, baseado no livro de Mario Delgado Aparaín) e junto com Adrián Biniez escreveu os treze capítulos da série de televisão “El fin del mundo”, cuja idea original compartilha com Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll. É autora dos livros “Ahora tendré que matarte” (2001) e “Prontos, listos, ya” (2010). Crônicas e relatos seus integram os volumes “Pequeñas resistencias 3”, “Esto no es una antologia”, “El futuro no es nuestro”, “22 mujeres”, “Antología de cuento político latinoamericano: Región”, “Bogotá contada (projeto Libro al Viento)”, “Exposiciones múltiples”, além de publicações nacionais e estrangeiras como a revista “Zoetrope: All Story”. (Créditos Foto: Magela Ferrero)

image

JANAÍNA FISCHER

Janaina Fischer é roteirista de tv e cinema. Bacharel em Publicidade (UFRGS), tem Especialização em Cinema (UNISINOS) e Mestrado em Comunicação (na PUCRS). Já atuou como Diretora de Produção e Continuísta em diversas séries e programas de televisão, mas sua principal função, antes de começar como Roteirista e Diretora, foi como 1ª Assistente de Direção de diversos filmes e séries, como: “Saneamento Básico, o filme”, “O Mercado de Notícias” e “Real Beleza” (todos com direção de Jorge Furtado); “Antes que o Mundo Acabe” (Ana Luiza Azevedo), “Ainda Orangotangos” (Gustavo Spolidoro) e “Os Famosos e os Duendes da Morte (Esmir Filho). Desde 2012 passou a trabalhar como Roteirista e Diretora. Escreveu séries como “Doce de Mãe” (2013, Rede Globo – vencedora do Emmy Internacional de Melhor série cômica 2015), “Vida de República” (2012, Canal Futura) e “Fora de Quadro” (2015, Canal Brasil) e nestas duas últimas também exerceu a função de Diretora. Atualmente desenvolve novos roteiros de séries no Núcleo de Roteiros da Casa de Cinema de Porto Alegre e em outras produtoras independentes.

image

JEANINE MEERAPFEL

Jeanine Meerapfel é uma diretora e roteirista alemã-argentina. Nascida em Buenos Aires em 1943, filha de pais judeus alemães refugiados durante o Terceiro Reich, radicou-se na Alemanha em 1964. Durante sua exitosa carreira, ela já dirigiu 17 filmes de ficção e documentário e constantemente se engajou em temas envolvendo identidade, política e imigração. Seu primeiro longa-metragem, “Malou” (1981) venceu o prêmio FIPRESCI no Festival de Cannes e foi laureado também no Festival de San Sebastian. Em 1984, Jeanine fez parte do júri do 34º Festival Internacional de Cinema de Berlim. Entre seus filmes destacam-se “A Amiga” (1988), “Desembarcos – quando a memória fala” (1989) “Amigomio” (1995), “O Verão de Ana” (2001), “Mosconi – Ou a quem pertence o Mundo” (2007) e “Meu Amigo Alemão” (2012). Desde 2015, Jeanine é presidente da Academia de Artes de Berlim.

image

JORGE FURTADO

Jorge Furtado é roteirista e diretor e um dos principais nomes do audiovisual no Brasil atualmente. Começou a carreira profissional no início dos anos 80 na TVE-RS, onde foi repórter, apresentador, editor, roteirista e produtor. Um dos fundadores da Casa de Cinema de Porto Alegre também nos anos 80, alcançou grande sucesso de público e crítica com os curtas “O dia em que Dorival encarou a guarda” (1986), “Barbosa” (1988) e, principalmente, “Ilha das Flores” (1989), com os quais recebeu centenas de prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Urso de Prata no Festival de Berlim de 1989. A partir dos anos 90 começou a trabalhar como roteirista para a TV Globo, em geral associado ao núcleo de Guel Arraes, com o qual escreveu e eventualmente dirigiu minisséries e dezenas de especiais, como “Agosto” (1993), “Decamerão – A Comédia do Sexo” (2009), “Luna Caliente” (1999) e mais recentemente “Mister Brau”. Como roteirista participou dos filmes Lisbela e o prisioneiro (2003) e Caramuru: a invenção do Brasil (2001), ambos de Guel Arraes, Benjamim (2004), de Monique Gardenberg, entre outros. Roteirizou e dirigiu os longas “Houve uma vez dois verões” (2002), “O homem que copiava” (2003), “Saneamento Básico, o Filme” (2007), “Homens de Bem” (2011, telefilme), “O Mercado de Notícias” (2014) e Real Beleza (2015).

image

LISANDRO ALONSO

Dos cineastas surgidos durante a primeira década do século XXI, o argentino Lisandro Alonso ocupa um lugar de destaque. Com cinco longas-metragens, ele conseguiu construir uma das experiências cinematográficas mais poderosas do cinema contemporâneo. Assume, na maioria de seus filmes, a responsabilidade pela direção, roteiro, produção e montagem. Seu primeiro longa “La Libertad” (2001) foi selecionado para a seção Un Certain Regard, do Festival de Cannes. Os filmes seguintes “Los Muertos” (2004) e “Liverpool” (2008) foram selecionados para o Festival de Toronto, sendo que este último também recebeu o prêmio Principado de Astúrias como melhor filme do Festival de Gijón. Em 2006, roteirizou e dirigiu o longa “Fantasma” e em 2014 veio “Jauja”. Com este filme, Lisandro retornou ao Festival de Cannes, mais uma vez na prestigiada seção Un Certain Regard, onde recebeu o Prêmio FIPRESCI. Ainda em 2014, ele participou de uma residência na Film Society of Lincoln Center, em Nova York.

image

MARCIO SCHOENARDIE

Marcio Schoenardie é roteirista e diretor das séries “Vida de República” (Canal Futura) e “Fora de Quadro” (Canal Brasil). Dirigiu também as séries “Que abuso é esse?” (Canal Futura), “Que Direito é esse?” (Canal Futura), “Mulher de Fases” (HBO). Realizou os curtas premiados “O Sete Trouxas e “De 10 a 14 anos”. É integrante do Núcleo Criativo da Casa de Cinema de Porto Alegre e atualmente prepara seu primeiro longa-metragem "De que arte se ocupam as pessoas mortas" com produção da Verte Filmes. É um dos roteiristas da série "Doce de Mãe", vencedora do Emmy Internacional 2015 como Melhor Série de Comédia.

image

MARISTELA BIZARRO

Maristela Bizarro é Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo e doutoranda em Literatura Brasileira pela USP São Paulo. Cineasta, Co-fundadora da WIFT Brasil (Women In Film & Television) e Professora de Redação nos cursos de Comunicação do Centro Universitário FIAM-FAAM. Desenvolve pesquisas sobre representação da mulher na mídia e estereótipos femininos. Atualmente estuda as personagens femininas no romance brasileiro da década de 30. Em 2011, dirigiu o documentário "Imagem Mulher".

image

MATT LEIPZIG

Matt Leipzig é sócio da Original Artists, uma das principais agências literárias da indústria audiovisual norte-americana, responsável pela representação de roteiristas e criadores de conteúdo de TV e cinema. Os clientes da Original Artists trabalham com diversos canais, distribuidores e estúdios, tanto os grandes quanto os independentes, criando conteúdos para todas as plataformas. Além disso, a Original Artists desenvolve e prepara projetos internacionais para cinema e televisão, contando com parcerias com produtoras no Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha e Turquia. No momento, seus clientes estão envolvidos na criação de dezenas de projetos, incluindo os filmes TOY STORY IV, RAMPAGE (estrelado por Dwayne Johnson), THE COMMUTER (estrelado por Liam Neeson) e GIFTED (dirigido por Mark Webb, de SPIDERMAN, e estrelado por Chris Evans), e séries de televisão como PATRIOT (Amazon), BATES MOTEL (A&E) e MADOFF (ABC). A empresa também representa autores, bibliotecas, filmes independentes e produtores. Leipzig iniciou sua carreira como assistente do famoso produtor norte-americano de filmes de gênero, Roger Corman. Antes de ingressar na Original Artists, foi presidente da Jerry Weintraub Productions (sediada na Warner Brothers) e vice-presidente de produção da Sony Pictures. Em seus anos de formação, frequentou as universidades de Yale e Stanford, onde gradou-se summa cum laude como membro da Phi Beta Kappa. Pos-teriormente, foi premiado com a bolsa de estudos Regents Fellowship da Univer-sidade da Califórnia. Atualmente, é membro da Stanford Entertainment Network, e consultor de estratégias de carreira na indústria do entretenimento junto à pró-reitoria de Artes na Universidade de Yale. Matt Leipzig participa de painéis e seminários em instituições como USC, UCLA, NYU, o Instituto de Arte de São Francisco e o Festival de Cannes.

image

NEWTON CANNITO

Newton Cannito é autor roteirista. Em 2016 lança dois novos trabalhos: a série “Unidade Básica”, no qual é criador e roteirista chefe (Canal Universal); e o longa "Magal e os Formigas", que é roteirista e diretor (Globo Filmes). Escreveu vários longas e séries como: "Reza a Lenda", "Bróder", "9mm: São Paulo” (FOX e prêmio APCA de melhor Teledramaturgia) e "Cidade dos Homens" (TV Globo). É autor de vários livros como "Manual de Roteiro" e "Choque de Tropicalismo". Foi Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura e presidente da Associação de Roteiristas.

image

RENATA CORRÊA

Renata Corrêa (Rio de Janeiro, 1982) é roteirista e escritora. Com experiêcia em trabalhos de humor e com foco no público feminino já trabalhou, entre outros projetos, como roteirista na adaptação para o cinema do livro Mãos de Cavalo que se tornou o filme Prova De Coragem, nos programas televisivos 15 Minutos, Furo MTV e Comédia MTV (Prêmio APCA de melhor programa de humor em 2010), na série de ação Vira Lata (TV Globo/ Prodigo Films), no programa de entrevistas Sala de Cinema (TV Sesc), no programa infanto Juvenil Gaby Estrella (Gloob/Chatrone/Panorâmica), indicado ao Emmy Kids Awards em 2014, e na série para o público jovem adulto Perrengue (MTV/Viacom/Leonor Filmes). Atualmente desenvolve a série Na Pele, da Coevos Filmes. Como diretora e roteirista realizou o documentário Clandestinas (Independente, 2014), selecionado para o Festival France Amerique Latine.

image

RICARDO HOFSTETTER

Ricardo Hofstetter é um premiado escritor, dramaturgo e roteirista. Em teatro, teve várias de suas peças montadas, tendo recebido o prêmio Shell de melhor texto em 2004. Tem vários romances publicados, alguns deles finalistas do prêmio Jabuti. É roteirista da TV Globo há mais de 20 anos, trabalhando principalmente com telenovelas. É também o atual presidente da ABRA — Associação Brasileira de Autores Roteiristas — e tem mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-RJ, onde também ministra cursos de roteiro para TV e cinema na graduação e pós-graduação do departamento de Letras.

image

RODRIGO GROTA

Rodrigo Grota (1979) é diretor, Roteirista e Montador. Dirigiu 12 filmes, com destaque para a Trilogia do Esquecimento e o longa "Leste Oeste". Seus filmes conquistaram mais de 50 prêmios e foram exibidos em sessões especiais na França (Cinemateca Francesa), no Reino Unido, nos EUA e no Japão, além de serem analisados em uma publicação da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Fundador da Kinoarte, instituto no qual trabalhou por 10 anos (2003-13) coordenando festivais, oficinas e projetos de exibição. Desde 2013 é sócio da produtora Kinopus, na qual desenvolve projetos para Cinema. Formado em Jornalismo, é Especialista em Filosofia, Mestre e Doutorando em Literatura - cursos realizados na Universidade Estadual de Londrina. Idealizador e editor da Revista Taturana (2007-12), publicação independente especializada em Cinema. No momento filma o seu 2º longa - o doc "Assalto ao Banestado", desenvolve o projeto do western "Sertão de Sangue", e é roteirista da série de TV "Brincando com a Ciência".

image

ROSANE SVARTMAN

Cineasta, roteirista e diretora de TV, Rosane nasceu em 1971, em Memphis, nos Estados Unidos. Veio para o Brasil ainda criança e formou-se em cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Dirigiu curta-metragens, videoclipes, além de vários programas e minisséries para TV. Com seu primeiro longa-metragem, Como ser solteiro (1997), investiu na tradição da comédia carioca de costumes. O filme venceu os prêmios Especial do Júri e melhor ator no Festival de Brasília. Também dirigiu os longas “Mais uma Vez Amor” (2005), “Desenrola” (2010) e “Tainá: A Origem” (2012). Rosane Svartman tem carreira atuante na televisão. Foi roteirista dos programas “Casseta e Planeta” e “Garota do Programa”, na Rede Globo, e “Afinando a Língua”, na TV Cultura; dos seriados “Amor à Primeira Vista”, no Multishow, e “Confissões de Adolescente” na TV Cultura. A série para o canal GNT, “Quando éramos virgens” (2006), posteriormente virou um livro. Escreveu temporadas de Malhação, junto a Paulo Halm. Repetindo a parceria com Paulo, Rosane escreveu a recente novela das sete da Globo, “Totalmente Demais”.

image

SONIA RODRIGUES

Sonia Rodrigues é escritora, roteirista e doutora em Literatura. Escreve contos, romances, roteiros, teatros e tem vários livros publicados, prêmios de literatura, teatro e vídeo. Sonia publicou o livro “Como Escrever Séries” depois de ter realizado uma engenharia reversa de 64 séries estrangeiras e brasileiras. Atua também como parecerista de roteiros de longa-metragem, desde 2003, com cerca de 1200 roteiros avaliados até hoje, especialmente para a Globo Filmes. Ministra cursos na Escola de séries e na pós-graduação em roteiro das Faculdades Helio Alonso (FACHA) e de gêneros e formatos de séries para TV na Escola de Séries. Sonia é pioneira no desenvolvimento de redes sociais de aprendizagem em torno de jogos aplicados a conteúdos diversos. Com recursos da sua plataforma digital Almanaque da Rede, é responsável pelas pesquisas sobre o pai, Nelson Rodrigues, desde meados de 1999.

image

THIAGO DOTTORI

Thiago Dottori é roteirista, consultor e professor de roteiro. Foi presidente da associação Autores de Cinema e atuou com Ricardo Hofstetter para a criação da ABRA (Associação Brasileira de Autores-Roteiristas) da qual é vice-presidente. Em TV, colaborou com a série "Antônia" (Globo) e escreveu roteiros para as séries "2 Apês" (TV USP), "Desencontros" (Sony), "Destino: São Paulo" (HBO). É criador e roteirista das séries "Pedro e Bianca" (vencedora do Emmy), "Dicionário de Emília" (Fantástico/Globo). Desde 2012 escreve com Contardo Calligaris os roteiros da série "Psi" (indicada ao Emmy como Melhor Drama em 2015), atualmente em produção de sua terceira temporada. No cinema, escreveu os roteiros de "Vips" (Melhor Filme no FestRio 2010), "Os 3" e "Trago Comigo". Seus mais recentes trabalhos são os longas "La Vingança" e a série "Segredos de Justiça", com Glória Pires, baseada nos livros de Andréa Pachá, para o Fantástico (Globo), que deverão ser lançadas ainda esse ano.

image

TIAGO REZENDE

Tiago Rezende trabalha como roteirista, diretor e produtor executivo. Sócio fundador da VERTE filmes. Um dos criadores, além de roteirista e diretor nas séries “Werner e os Mortos” (Canal Brasil) e “O Complexo” (Cine Brasil TV). Roteirista e produtor executivo na série “Horizonte B”(TVE-RS) e no longa metragem “Mar Inquieto”(2016). Roteirista e diretor na série “Alce & Alice”, e diretor e produtor executivo na série “Necrópoles”(Prime Box Brazil). Co-criador do projeto “Avestruz de Férias”, contemplado para desenvolvimento na chamada pública Prodav 04 - 2013. Participou como roteirista em 2015 do núcleo de criação da Casa de Cinema de Porto Alegre.

image

TOMÁS FLECK

Tomás Fleck é sócio da Verte Filmes e atua como roteirista e produtor. É criador e roteirista do seriado Bocheiros (TVE, 2014; Prime Box Brazil 2015). Criador, roteirista e produtor executivo da série Horizonte B (TVE, 2015) - mostra competitiva de ficção TELAS 2015. É criador e roteirista do seriado O Complexo (CineBrasilTV 2018). Foi roteirista do curta-metragem Quanto Mais Suicidas, Menos Suicidas (2014), - mostra gaúcha do Festival de Cinema de Gramado 2015. É roteirista e produtor executivo do longa-metragem De Que Arte Se Ocupam As Pessoas Mortas (2017). Também fez o roteiro do curta-metragem POMBAS!, premiado pela RBSTV como melhor mini-metragem e exibido no De Olho Neles! do ANIMAMUNDI. É criador, roteirista e produtor executivo da série Necrópoles (2017 Prime Box Brazil). Tomás também é um dos roteiristas dos seriados Werner e os Mortos (Canal Brasil – 2016), vencedor do FITV 2013 na categoria de melhor piloto de ficção; Alce & Alice (TVE – 2016); Avestruz de Férias, contemplado pelo PRODAV 04 em 2014; e Cavaleiros da Paz, série documental para o SBT. Ministra o curso de extensão Roteiro para Série de TV – Criação, Desenvolvimento e Venda na PUCRS em 2015.