Concurso de Piloto de Série

É com grande alegria que divulgamos os 10 FINALISTAS no Concurso de Roteiro de Piloto de Série do FRAPA 2018, que apresentarão seus pitchings durante o festival. Foram 135 roteiros inscritos na categoria nesta edição.

A equipe do FRAPA parabeniza os FINALISTAS:

“Austero”, roteiro de Bill Labonia e Diego Lara Maceiras (Itajaí/SC)
Quando a vida tirou tudo de Hélio “Austero” dos Santos (Chico Diaz), a única coisa que o manteve seguindo em frente foi o filho Cazé. Até Cazé ser preso por envolvimento com o tráfico e Austero resolver usar o boxe para salvar o filho, treinando-o dentro da prisão para que ele possa disputar o cinturão estadual ao sair. Do lado de fora, Cão – um rapaz que luta pelo carinho e admiração de Austero – decide que vai ser o dono do título mais importante do ano, criando uma disputa entre dois rapazes pelo amor e respeito de um pai. O plano de todos parece sólido, mas acaba colidindo diretamente, quase que por acaso, com os objetivos de Dona Nena, uma líder comunitária que deseja reformar o bairro e, para isso, precisa se desfazer de todas as peças velhas em seu caminho.

“Cães de Guarda”, roteiro de Breno Dallas, Caroline Echer, Felipe Boff, Fernando Menegatti e  Lara Klinger (Porto Alegre/RS)
CÃES DE GUARDA é uma série de 13 episódios, de 45 minutos de duração, sobre as tensões vivenciadas por uma equipe de seguranças de carro-forte que, além do trabalho arriscado, enfrentam dramas pessoais. A trama se passa em uma grande cidade brasileira, onde funciona a transportadora de valores BRANT. Bernardo Ramos, o BR, é segurança em um carro-forte, atormentado por um casamento desfeito, pela falta de afeto do filho e pelo desejo não realizado de se tornar um policial. Sua equipe: o veterano Baltazar, amigo e conselheiro de BR, que, no entanto, não sabe lidar com os próprios problemas familiares; Alex, o motorista, que não consegue se livrar do vício em álcool; e Greice, uma novata misteriosa, que enfrenta o machismo dos colegas e acaba se envolvendo com BR. A vida deles se torna ainda mais complicada quando intrigas internas e o assédio de criminosos começam a corromper a BRANT, comandada pelo rígido Adammo e por seu filho, Mikael, playboy drogado e com ligações perigosas.

“Caravelle 114”, roteiro de Valdelis Gubiã Antunes e William Biagioli (Curitiba/PR)
No dia 1 de janeiro de 1970, uma jovem de 24 anos chamada Marília sequestrou o voô 114 da companhia Cruzeiro do Sul que iria de Montevidéu para o Rio de Janeiro. Marília fazia parte da VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares) e, contrariando o combinado, acabou tomando a frente da ação invertendo as funções e comandou o mais longo sequestro de uma aeronave durante a ditadura militar brasileira. Seus dois filhos, de 3 e 4 anos de idade, estavam a bordo junto consigo. A série, dividida em 6 episódios, contará a heróica jornada que levou Marília, seus dois filhos, os sequestradores e todos os tripulantes do avião até a cidade de Havana em Cuba, 4 dias depois. Passando pelos aeroportos de Argentina, Chile, Peru, Panamá e finalmente Cuba, Caravelle 114 pretende contar a história política da América Latina na virada dos anos 60 e 70 sem praticamente sair de dentro de um avião sequestrado.

“Extremo Sul”, roteiro de Carol Garcia, Barbara Harrington, Célio Porto e Gustavo Fernandez (Rio de Janeiro/RJ)
DIEGO FALCÃO, um respeitado detetive da Delegacia de Homicídios de Porto Alegre, é enviado a Rio Grande, sua cidade natal, para solucionar um macabro assassinato: uma jovem vestida de noiva é encontrada enforcada em um farol abandonado, às margens da Lagoa dos Patos, no extremo sul do Brasil. Todos os indícios apontam para VALQUÍRIA, o amor de juventude de FALCÃO, cuja vida ele arruinou trinta anos antes em um acidente de carro em que ela perdeu a perna direita e teve sua promissora carreira de bailarina profissional interrompida. Destruído pelo remorso, FALCÃO deixou Rio Grande para nunca mais voltar. Agora, o detetive será obrigado a encarar de frente sua culpa e investigar VALQUÍRIA, sem saber se nesse processo a estará destruindo pela segunda vez ou sendo manipulado por uma psicopata. Das tensões entre o tempo presente e o passado emerge uma trama há muito enterrada nas paisagens inóspitas do Extremo Sul, desafiando o detetive, a polícia e a memória daqueles que não esqueceram.

“Friburgo, 2009”, roteiro de Filippo de Faria Cordeiro (Rio de Janeiro/RJ)
Ilhados em uma mansão em Friburgo, no centro da tempestade responsável pela maior tragédia climática da história do país, 14 jovens precisam tentar conviver e se organizar após a aparente morte acidental de um deles. Ocorre que, Sabina, uma estudante de medicina viciada em antidepressivos, que mal conhece as pessoas com quem divide a casa, descobre que o rapaz morto foi envenenado. Acuada, privada de seus remédios e atormentada pela recente morte de seu namorado, ela precisa lutar para sobreviver enquanto tenta desvendar quem é o assassino na casa. A série é dividida em 3 linhas temporais e 4 tramas: No presente acompanhamos os acontecimentos na casa e como os jovens lidam com a morte. Seis meses antes, em flashbacks, vemos a relação de Sabina e seu namorado, morto em um acidente de carro. No futuro, dois policiais buscam pistas na casa para entender o que ocorreu. Também no futuro, descobrimos qual a verdadeira relação entre parte dos casais, no que parecem ser flashbacks.

“Júnior”, roteiro de Henrique dos Santos (Curitiba/PR)
A ser contada em temporadas de dez episódios com cerca de 45 minutos cada, a série dramática que flerta com a comédia irá contar a saga de Juliana, mulher trans e ex-detenta que luta pra dar novos rumos a sua vida e a dos seus, fugindo das estatísticas de reincidência no crime, tentando ser bem-sucedida no ramo um tanto inusitado da venda e fabricação de bombons eróticos, os chamados “Júniors”.

“Os Passageiros”, roteiro de Lucas Abrahão (Campinas/SP)
Marco é um taxista que trabalha durante a madrugada em Campinas. Leva uma vida mansa e sem surpresas até que seu irmão Jair o convence a participar de atividades criminosas. O plano é simples: Jair assalta o táxi de Marco quando ele leva o último passageiro da noite; Marco, então, é incumbido de convencer o passageiro a não chamar a polícia. Cometem o crime uma vez, com sucesso. Na segunda, o passageiro é Daniel, contador de uma empreiteira investigada pelo ministério público, e as coisas não se dão conforme o esperado. Após uma briga, Daniel mata Jair. E Marco, para não se comprometer, é obrigado a ajudar o passageiro a esconder o corpo do irmão. Agora Marco é obrigado a jogar para dois lados: por um, sua família começa a buscar Jair, e ele os ajuda; por outro, ele precisa manter a farsa com Daniel, que o vê como um cúmplice. Nesse redemoinho, Marco é retirado de sua existência banal para tomar decisões que podem alterar ou destruir sua vida para sempre.

“Parallelo”, roteiro de Bill Labonia (Recife/PE)
Quando segredos são desenterrados, três jovens de diferentes segmentos da sociedade mineira terão que descobrir a verdade por trás dos eventos sobrenaturais que assolam o estado antes que suas próprias vidas sejam destruídas pelos misteriosos Homens de Preto. Leo desobre que sua família esconde um terrível segredo que pode virar sua vida pelo avesso. Mairã investiga de dentro da Escola de Sargentos como o Exército também esconde segredos sobre o desaparecimento do seu parceiro, o Aluno Peregrini. Ruth é uma jornalista que sempre perseguiu histórias com cunho sobrenatural, só que agora, tudo o que ela perseguiu a carreira toda está perseguindo ela e ela precisa sobreviver tempo o suficiente para apurar todos os mistérios que assolam o interior de Minas Gerais antes que misteriosos Homens de Preto abafem todos os casos e queimem todos os arquivos.

“Refúgio”, roteiro de Felipe Eduardo Amaral (Nova Odessa/SP)
Aysha e sua filha Khadija se refugiram no Brasil após tentarem sobreviver por alguns anos durante a guerra na Síria. No caos da guerra, seu marido e filho se separaram delas. Aysha tenta sobreviver num país que pareceu acolhedor, vendendo doces que ela mesmo faz a partir de receitas da família. As duas vivem em um condomínio que já teve dias melhores, mas hoje é um local onde parte dos moradores vivem com medo sob as regras de um síndico que faz de tudo para se manter no poder. .Após bater de frente com o síndico, Aysha tornou-se vítima de ataques xenofóbicos, porém ela resolve lutar pelo seu novo lar quando descobre que o síndico é o responsável por desvio de verbas do condomínio. Agora ela conseguiu que eleições sejam realizadas, sendo ela uma das candidatas para assumir o posto. Enquanto isso, ela descobre o paradeiro de seu marido e filho e fará de tudo para trazê-los para o Brasil.

“Terra Selvagem”, roteiro de Pedro Eler de Carvalho Eiras (Petrópolis/RJ)
No início do século XVIII, em uma nação dominada por mineradores gananciosos, senhores de engenhos cruéis e bandeirantes impiedosos, três escravos precisam lutar contra tudo e todos para reconquistar a liberdade que lhes foi roubada e redescobrir laços perdidos do passado. Simão, um jovem de dezoito anos, é capturado no reino do Congo e, ao chegar ao Brasil, é comprado pelos monges do Mosteiro de São Bento, e, depois, vendido para ir trabalhar em Villa Rica na violenta extração de ouro. Matadi é um escravo fugido que há duas décadas vive entre os índios caiapós. Entre os nativos, ele encontrou paz, se casou e teve dois filhos. Mas tudo isso muda quando sua tribo é atacada e dizimada por bandeirantes paulistas. Zilá é uma jovem de dezesseis anos que passou sua vida como escrava num grande engenho de açúcar. Quando seu amigo de infância, e filho do senhor do engenho, se torna violento e tenta estuprá-la, a vida de Zilá muda para sempre.

*

Parabéns também aos SEMIFINALISTAS:

“A.N.C.A. (Agência Nacional de Coincidências e Acasos)”, roteiro de Bruna de Vasconcellos Torres (São Paulo/SP)
O ano é 2038. O estagiário Zaki é efetivado no departamento de execução da Agência Nacional de Coincidências e Acasos, órgão governamental secreto responsável por controlar as eventualidades que regem a vida das pessoas comuns. Ao receber uma “Ordem de Fatalidade”, Zaki entende a verdadeira natureza da repartição: a ANCA tem controle não somente sobre a vida, mas também sobre a morte dos cidadãos brasileiros. Revoltado com a Agência, o jovem inicia uma investigação clandestina e descobre que poderosos interesses privados comandam a instituição. Passa a sabotar a execução dos protocolos que recebe ao mesmo tempo que busca provas para desmascarar o esquema de corrupção que se instaurou. Quando acredita ter impedido um desastre aéreo ordenado por seus superiores, Zaki se vê cara a cara com o perverso criador da ANCA, que lhe revela não ser nada nova a imoralidade na Agência. Impotente, Zaki assiste às vítimas que tentou salvar embarcarem num segundo avião que, este sim, explode no ar.

“Gênesis”, roteiro de Pedro Eler de Carvalho Eiras (Petrópolis/RJ)
Todos os bebês são gerados em um complexo militar e científico conhecido como A Incubadora, e toda reprodução é controlada por uma ditadura, o Projeto Gênesis. Quando Gabriel é considerado Inapto, sua vida vira de cabeça pra baixo e um segredo sombrio e esquecido de sua infância ressurge. É então que ele conhece Fernanda, uma hacker misteriosa que se aproxima dele com um objetivo: conseguir um encontro com Norma, a entrevistadora do Projeto responsável por rejeitar Gabriel. Há anos que Fernanda investiga as práticas cruéis operadas na Incubadora, e ela precisa de Norma para descobrir a localização do complexo e expor a verdade. Quando Fernanda descobre a localização da Incubadora, ela e Gabriel iniciam uma jornada pela mata atlântica rumo ao complexo. Mas eventos inesperados e descobertas alarmantes mudam tudo e podem arruinar o plano deles de expor a verdade sórdida sobre o Projeto e derrubar a ditadura que controla o país.

“Lobo do Homem”, roteiro de Thiago Amendoeira e Lucas Calmon (Rio de Janeiro/RJ)
Quando uma série de assassinatos bárbaros e sem nenhuma ligação aparente acomete a pequena e pacata Águas Novas, o terror logo se espalha pela cidade. O homem por trás das mortes é MIGUEL, um orientador pedagógico acima de qualquer suspeita. Em seu encalço, o investigador JORGE logo enxerga mais do que apenas atos brutais nos crimes. Junto a LAURA, médica do hospital psiquiátrico que foi palco do primeiro crime de Miguel, segue o rastro deixado pelo assassino e descobre que as mortes são um intricado plano de vingança contra ex-funcionários do manicômio. O que ninguém poderia suspeitar é que, por trás da imagem de bom cidadão, Miguel nasceu dentro dos muros do antigo hospício, onde enfrentou abusos, torturas e perdas de proporções catastróficas. Ele agora vai punir todos aqueles que foram responsáveis pelo seu sofrimento. E não poupará ninguém. Uma jornada sem volta e com um alto preço a pagar. Afinal, quanto mal um homem bom pode fazer antes que ele mesmo se torne o verdadeiro mal?

“Pais e Amor”, roteiro de Fidelis Fraga da Costa (Rio de Janeiro/RJ)
PAIS E AMOR é uma comédia de ritmo ágil, com tom afetuoso, permeada por momentos comoventes, como na série “Modern Family”. O protagonista é QUINHO, um homossexual estilo urso, grande e forte, mas extremamente sensível. Quinho adotou Luca, ainda recém-nascido, após ele ter sido abandonado pela mãe biológica, Letícia. Dois amigos heterossexuais, Mateus e Jorge, se uniram a ele na missão de criar o menino e Luca sempre enxergou igualmente os três homens como seus pais. O conflito central se dá na disputa entre Quinho e Letícia pelo amor e pela guarda de Luca. Os personagens principais da série são oriundos de famílias tradicionais problemáticas. Eles estão em busca de uma nova estrutura familiar. De maneira geral, os conflitos que surgem na trama são resultado do desajuste entre o microcosmo dessa família moderna e instituições sociais engessadas. Por outro lado, muitas vezes os próprios personagens introjetam padrões tradicionais que já não funcionam nessa nova estrutura familiar.

“Revés”, roteiro de William de Oliveira (Curitiba/PR)
Ambientada em uma grande cidade sempre quente, úmida e habitada por personagens moralmente duvidosos, REVÉS gira em torno de dois irmãos, estelionatários pés de chinelo, que contam com a ajuda de uma vidente paraplégica, dona de um decadente motel, para aplicar pequenos golpes que, não raramente, só complicam ainda mais suas vidas já tão desgraçadas. Oscilando entre o humor negro e o suspense, REVÉS não dá um momento de sossego a seus três improváveis protagonistas, indivíduos falhos e feridos, cheios de mágoas e arrependimentos, que buscam apenas uma vida melhor ou, quem sabe, alguma chance de redenção.

“Se Avexe Não”, roteiro de Luciana Vieira, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo (Fortaleza/CE)
“Se Avexe Não” é uma série de comédia que acompanha o cotidiano de uma família cearense em plena crise econômica. Ambientada no Morro de Santa Terezinha, em Fortaleza (CE), a série conta a história de Selma, uma mulher de 40 anos que, depois de ser demitida da pousada onde trabalhava, tem a ideia de transformar a casa onde mora em hospedaria. Selma divide o teto com sua mãe, seu irmão e seus sobrinhos, e todos se vêem implicados na mudança de vida. Buscando formas de dar a volta por cima, a família se mete em diversas situações cômicas enquanto precisam lidar com os próprios conflitos familiares, existentes em qualquer lar. “Se avexe não” mescla a comédia cearense com o humor típico da internet, abordando temas atuais como a crise econômica, os novos arranjos familiares, a cultura local e nacional e as dinâmicas sociais da classe média baixa.

*

A CURADORIA do Concurso de Roteiro de Piloto de Série do FRAPA 2018 foi formada por:

GABRIEL GALLINDO

JANAINA FISCHER
É roteirista de TV e cinema. Bacharel em Publicidade (UFRGS), tem Especialização em Cinema (UNISINOS) e mestrado em Comunicação (PUCRS). Antes de começar como Roteirista e Diretora, foi 1ª Assistente de Direção de diversos filmes, como: “Saneamento Básico, o filme”, “O Mercado de Notícias” e “Real Beleza” (Jorge Furtado); “Antes que o Mundo Acabe” (Ana Luiza Azevedo), “Menos que Nada” (Carlos Gerbase), “Ainda Orangotangos” (Gustavo Spolidoro) e “Os Famosos e os Duendes da Morte (Esmir Filho). Desde 2012 trabalha como Roteirista e Diretora. Escreveu séries como “Doce de Mãe” (2013, Rede Globo – vencedora do Emmy Internacional de Melhor série cômica 2015), “Vida de República” (2012, Canal Futura) e “Fora de Quadro” (2015, Canal Brasil) e nestas duas últimas também exerceu a função de Diretora. Desde 2016 vive e trabalha em São Paulo, onde escreveu a websérie “Marias” (Dogs Can Fly), e desenvolveu roteiros na Querosene Filmes. Atualmente é autora na Rede Globo de Televisão e participa do Núcleo de Roteiros da Casa de Cinema de Porto Alegre.

LEANDRO FRANZ
Foi vencedor do primeiro Frapa em 2013 e segundo lugar no Guiões 2014 com o roteiro de longa-metragem “Por Toda Vida, Carolina”. Possui quatro livros publicados, um romance ainda inédito (menção honrosa do Prêmio Cruz e Sousa 2009) e vários prêmios em concursos literários. Escreveu, produziu e dirigiu o longa Incógnita X (ainda em finalização) e diversos curtas. Traduziu do inglês o best-seller Nevando em Bali em 2016 e seu último livro, A Pequena Princesa, foi financiado com sucesso por crowdfunding no fim de 2017.

MARCIO SCHOENARDIE
É gaúcho e já trabalhou como diretor ou roteirista para os canais HBO, REDE GLOBO, CANAL FUTURA, CANAL BRASIL, RBS TV e TV BRASIL. Atualmente, morando em São Paulo, foi co-diretor da série policial Rotas do Ódio, da UNIVERSAL CHANNEL. Integra o núcleo criativo da Casa de Cinema de Porto Alegre e trabalha na pré-produção do seu primeiro longa-metragem, com produção da Verte Filmes. Está finalizando o roteiro de Plauto: Um Sopro Musical, longa metragem documentário sobre a obra de um dos maiores músicos instrumentistas do Rio Grande do Sul.

MARIANA BARDAN
Mariana formou-se em cinema pela FAAP e fez Letras na USP por amor. Roteirizou interstitials e recaps de séries para HBO e Turner. É roteirista e criadora de Tata, série desenvolvida pela TV Pinguim e trabalha com tradução e adaptação de roteiros para as séries Ping & Pong e O Show da Luna (5ª T), da mesma produtora. Escreve conteúdo para inteligência artificial em projeto desenvolvido pelo banco Itaú. Através da Bardan Content, desenvolve bíblias comerciais, projetos audiovisuais pessoais e sob demanda. A Bardan Content tem parceria com a O2 Filmes, Maria Farinha Filmes e Santa Rita Filmes, além da TV Pinguim.

MARIANI FERREIRA
Diretora e roteirista do curta-metragem de ficção “Léo”, exibido em Cuba, no Festival Del Nuevo Cine Latino Americano de La Havana, e no México dentro do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara. Também é produtora executiva e roteirista do documentário “O Caso do Homem Errado”. O filme é primeiro longa dirigido exclusivamente por mulher negra a estrear comercial no Brasil desde 1984. É roteirista da série “Necrópolis”, que estreia no Prime Box Brazil em 2018.