Concurso de Roteiro

O Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre – FRAPA, em parceria com as produtoras Anti Filmes, Bandits, Black Maria, Cápsula, Guts and Films e Pironauta, realizou um concurso de roteiros de curta-metragens.

Foram inscritos 144 roteiros de curtas de 15 diferentes estados do Brasil.

Uma curadoria do FRAPA selecionou 12 curtas finalistas e depois cada uma das 6 produtoras parceiras escolheram seus roteiros favoritos.

Eis a lista dos vencedoes:

ANTI FILMES: “Rim”, de Leandro Reis – São Paulo/SP

BANDITS: “Grudados”, de Rogério Ferro – São Bernardo do Campo/SP

BLACK MARIA: “Guaraná”, de Kauê Almeida Vieira – Porto Alegre/RS

CÁPSULA: “Briga de Reis”, de Maurício Fulber – Novo Hamburgo/RS

GUTS AND FILMS: “Candice”, de Carla Leoni – São Paulo/SP

PIRONAUTA: “TOC”, de Alana Rodrigues – Curitiba/PR

Parabéns a todos e esperamos ver estes filmes nas telas o quanto antes!

 

Aqui a lista dos 12 finalistas:

– Briga de reis, de Maurício Fulber – Novo Hamburgo/RS

– Candice, de Carla Leoni – São Paulo/SP

– Do Âmago, de Luís Mário Fontoura – Porto Alegre/RS

– Dulcinéia, de María Velilla – São Paulo/SP

– Gosto de ser sozinho, de Rogério Ferro – São Bernardo do Campo/SP

– Grudados, de Rogério Ferro – São Bernardo do Campo/SP

– Guaraná, de Kauê Almeida Vieira – Porto Alegre/RS

– Meu nome é Camille, de Agnes Vilseki – Curitiba/PR

– Rim, de Leandro Reis – São Paulo/SP

– TOC, de Alana Rodrigues – Curitiba/PR

– Um Namorado para Suzana, de Daniel Nolasco – Rio de Janeiro/RJ

– “Viageiros”, de Guilherme Pires – Porto Alegre/RS

 

Agradecemos imensamente a curadoria convidada pelo FRAPA, composta pelos seguintes profissionais: Davi de Oliveira Pinheiro, Gabriel Horn, Gibran Dipp, Matheus Mombelli, Taísa Ennes Marques e Ulisses da Motta Costa.

Davi de Oliveira
Davi de Oliveira Pinheiro

Roteirista, produtor e diretor de “Porto dos Mortos” (2011), filme com 80 seleções para festivais e 14 prêmios internacionais. Em fevereiro de 2014, foi selecionado para o Berlinale Talents e para o Editing Studio, com o curta-metragem “Tudo que Resta”, ambos parte do 64º Festival Internacional de Cinema de Berlim. Em junho, seu projeto sobre as Guerras Napoleônicas na Rússia “A Derrota” (em desenvolvimento) foi selecionado para o 6º Moscow Co-Production Forum, durante o 36º Festival Internacional de Moscou.

 

 

 

Gabriel Horn

Gabriel Horn

Gabriel Horn é publicitário, com pós-graduação em imagem publicitária. Em sua trajetória como diretor, roteirista e montador, realizou diversos vídeos publicitários, institucionais, videoclipes e curtas-metragens ficcionais e documentais. Roteirizou e dirigiu o curta “Entrevista”, premiado no Make it Short International Short Film Festival by Antonio Banderas 2012. Com o roteiro do curta “Tóxic”, foi um dos premiados pelo projeto Histórias Curtas 2014 da RBSTV. Atualmente é diretor de cena na Estação Filmes.

 

 

Gibran Dipp

Gibran Dipp

Gibran Dipp nasceu em 17 de fevereiro de 1975. Em 2006 foi responsável pela adaptação de dois contos do escritor Moacyr Scliar para a série de TV Os Escritores, produzida pela RBS/TV. É co-roteirista de Ainda Orangotangos (2007) dirigido por Gustavo Spolidoro e produzido pela Clube Silêncio. O filme recebeu em Milão o prêmio de melhor filme e em Lima o prêmio de melhor filme de estréia. Entre 2007 e 2011 foi roteirista colaborador da Rede Record. É roteirista do documentário de média-metragem Porto Alegre Precisa de Mais, vencedor do I Pitching de Documentários da TV Câmara, veiculado em novembro de 2012. Corroteirista de Mar das Árvores, vencedor do Edital de Longametragens para Roteiristas Profissionais do MINC, para o público infanto-juvenil, em novembro de 2012.

 

 

Matheus Mombelli

Matheus Mombelli

Bacharel em Rádio, TV e Vídeo / Comunicação Social, estudou pós-graduação em Roteiro Para Cinema (2005/RJ) Escreveu e dirigiu uma série de 5 programas chamada ‘Meu Tesouro’, para o History Channel (2011/2012). Fez roteiro e direção do documentário ‘Os Churrasqueiros de Nova Bréscia’, para a TVE (2013), e seu projeto de webdocumentários biográficos para a internet venceu o prêmio nacional do Movimento HotSpot. . Atualmente é colaborador da Zeppelin Filmes, onde produz, roteiriza e dirige programas para TV e internet, principalmente na linha documentário e vídeo-reportagem.

 

 

Taísa Ennes Marques

Taísa é diretora, roterista e montadora, formada em Realização Audiovisual pela Unisinos. Dirigiu e roteirizou os curtas Noite Um (2012), A Princesa (2013) e Caçador (2014), que receberam prêmios no Fantaspoa (2013), na Mostra Gaúcha de Gramado e no Brafftv do Canadá. Atualmente é sócia fundadora da Machina Filmes, onde roteiriza, dirige, monta e finaliza peças para tv e internet, entre videoclipes, peças publicitárias, curta-metragens e programas.

 

 

Ulisses da Motta Costa

Ulisses da Motta Costa

Diretor, roteirista e preparador de elenco residente em São Leopoldo/RS. Dirigiu os curtas O GRITADOR (2006), NINHO DOS PEQUENOS (2009); KASSANDRA (2013); e LUZ NATURAL (pós-produção), além de documentários, clipes e trabalhos para TV. Prêmio de Melhor Diretor no 3º Festival de Santo Ângelo (2014) pelo curta KASSANDRA. É crítico de cinema do blog Sétima das Artes (Jornal NH) e da revista Like Magazine.

Realização

Patrocínio

Parceria

Apoio

Apoio Institucional