Em Busca dos Personagens

6 horas (2 módulos) – 30 VAGAS

Quinta 13/11 – 9h-12h e 14h-17h – Sala Noé de Melo Freitas (segundo andar)

Centro Cultural Érico Verissimo

A construção de personagens está permeada de convenções e teorias, muitas delas bem específicas para as suas áreas. Nesta oficina, com seis horas de duração, a ideia é reunir profissionais de diferentes segmentos com o objetivo de trocar ideias sobre a construção de seus personagens: uma escritora, um roteirista, uma atriz, todos em busca de personagens. A troca se dá junto a um público diversificado, que aprende novas teorias e adequa para a sua área. Exercícios práticos e aprofundamentos teóricos serão utilizados para que os presentes saiam do lugar comum, mas retornem com novas experiências.

 

Conteúdo programático

  • A construção do personagem no teatro, com exercícios e conhecimento do corpo.
  • A construção do personagem no cinema, com exercícios e desenvolvimento de texto.
  • A construção do personagem na literatura, com exercícios e observações de ideias.

Workshop gratuito.

 

MINISTRANTES

Marcelo Andrighetti

Formado em Jornalismo, Marcelo Andrighetti estudou roteiro com Robert McKee, Jorge Furtado e outros autores. Escreveu para o Histórias Curtas da RBS TV, foi patrocinado nacionalmente pelo Itaú Cultural no web-doc “Boca de Rua – Vozes de Uma Gente Invisível”, já dirigiu clipes, curtas de ficção, desenvolveu dois longas-metragens e atua também como produtor executivo de projetos que envolvem cinema, dança e poesia visual. É sócio-fundador da Bigode de Gato Produções, coordenador da Escola de Roteiro e gerencia o Núcleo de Roteiros Comerciais.

Natalia Borges Polesso

Natalia Borges Polesso é escritora, professora e tradutora. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela UCS e doutoranda em Teoria da Literatura na PUCRS, é autora de “Recortes para álbum de fotografia sem gente”, obra vencedora do prêmio Açorianos 2013 na categoria contos de literatura.

Larissa Sanguiné

Larissa Sanguiné é atriz, bailarina e coreógrafa. Professora de teatro e dança, formada pelo TEPA – Teatro Escola de Porto Alegre, em 2001. Atualmente, ministra oficinas de teatro na Casa de Teatro de Porto Alegre, e exerce trabalhos de preparação corporal para atores. Entre eles, “Agora Eu Era”, da Vai! Cia. de Teatro, direção de João Madureira. Como atriz, está em “Parada 400: Convém Tirar os Sapatos”, “A Tempestade e os Mistérios da Ilha”, neste também como assistente de direção, e “Hotel Fuck: Num Dia Quente a Maionese Pode te Matar”, texto do dramaturgo Diones Camargo.

 

INSCREVA-SE AGORA:

Inscrições esgotadas!

Workshop em parceria com: Bigode de Gato e Escola de Roteiro.

Realização

Patrocínio

Parceria

Apoio

Apoio Institucional